in

Produção de Arroz em Portugal

arroz-longo

Arroz é algo omnipresente na culinária portuguesa, serve para praticamente tudo, só falta mesmo dar mais uso a farinha de arroz (que só usamos para alguns doces específicos como os deliciosos bolos de arroz) e vinho de arroz, se não contarmos estes o nosso uso é universal, tanto mais que dentro da Europa somos os maiores consumidores per capita com por volta de 15 quilos por ano, sendo a média europeia por volta dos 5 quilos.

Mesmo não sendo grandes produtores de arroz algum arroz é produzido em Portugal, devido a necessidade de água esta tem de ser feita regadio a volta dos rios Mondego, Sorraia, Mira, Sado e Tejo, mais acima a produção de arroz já não é tão viável.

arroz-com-ervilhas

As duas culturas principais produzidas em Portugal são o arroz Agulha e Carolino, o Arroz Agulha é um arroz de grão comprido e seco, ideal para acompanhamentos ou para ser cozido no forno para empadões ou arroz de pato. O segundo é o arroz Carolino (tipo Aríete e Euro), um arroz de grão curto com bastante goma, similar a outros como o uruchimai (arroz de sushi) ou o arbóreo (arroz italiano), ideal para pratos cremosos como arroz de tomate, arroz de marisco ou uma multiplicidade de doces como o arroz doce.

arroz-doce

Algumas dos melhores marcas portuguesas são o Bom Sucesso, Novarroz, Caçarola, Cigala, Pato Real ou Sorraia, no entanto vejam sempre no rótulo se foi produzido em Portugal, visto que marcas podem sempre importar, a Cigala vende arroz Basmati, claro que este não é produzido em Portugal.

Este artigo é só para dar uma nota de tomarem atenção de algo que é verdadeiramente nosso e que se não consumirmos o que é nosso podemos vir a perder algo que adoramos, assim da próxima vez que forem comprar arroz, comprem Agulha e Carolino feito em Portugal, sabe sempre melhor ;)

Ah ficaram com apetite? Podem procurar receitas com arroz no Iguaria usando o ingrediente arroz :)

Deixa o teu comentário :)

Pão com Queijo e Chouriço

Açorda Rápida