in

Sobre Alimentação Vegan, Carne e Exploração Animal

Hey hey, estava aqui a ver um post no reddit sobre alimentação e dietas veganas/vegetarianas e como é comum nesse género de forums (em que toda a gente acha que tem razão), a discussão inevitavelmente degenerou para acusações, distorções e todo o género de fantasias sobre alimentação, exploração animal e os benefícios desta e aquela dieta, e eu estava prestes a comentar quando pensei… não, desta vez o melhor é pensar no assunto e fazer um artigo aqui no Iguaria, porque eu tenho alguma coisa a dizer sobre o assunto (e porque acho que muitas vezes a minha opinião é desvalorizada e desperdiçada no Reddit hehehe ;D).

Para tornar este artigo mais claro e simples de seguir, vou basicamente falar de cada um dos pontos/comentários que eu achei mais pertinentes da discussão e a minha opinião sobre cada um, quero notar que é só a minha opinião, eu não sou nenhum modelo de sabedoria e não tenho nenhum problema quando alguém tem outra opinião, estão a vontade para dizer o que pensam nos comentários, aliás se vossa opinião fôr bem fundamentada ainda melhor, posso mudar a minha e aprender coisas novas, não é? Vamos às questões!

As dietas Vegana e/ou Vegetariana são melhores nutricionalmente que uma dieta mais tradicional.

Falso! Uma dieta ser ou não completa nutricionalmente tem menos a ver com o tipo de dieta mas sim com os ingredientes, quantidades, nutrição e equilíbrio, logo uma dieta vegana pode ser fantástica nutricionalmente, tal como uma dieta mais tradicional, açúcar não refinado (porque alguns tipos de açúcar refinados levam produtos animais) é 100% vegano e em quantidade faz mal a saúde, também algumas dietas mais restritas como dieta da banana ou dieta paleo não são pela sua estrutura nutricionalmente completas e como tal não devem ser seguidas ou só devem ser seguidas por um periodo curto de tempo.

As dietas Vegana e/ou Vegetariana são melhores para o Ambiente?

Meia Verdade! A produção intensiva animal não só não é boa para o ambiente como muitas vezes não é boa para os animais, no entanto a produção intensiva de plantas também têm consequências graves para o ambiente, desflorestação, pesticidas, etc. Logo trocar uma por outra não é necessariamente melhor para o ambiente. Mas também é importante notar que em média para produzir 1 kilo de carne é preciso muitos mais recursos (terreno, água, alimentação) do que 1 kilo de cereais ou fruta.

A exploração animal é um processo cruel e ineficiente de produção de alimentos!

Meia Verdade! Sim é um processo razoavelmente ineficiente de produção de alimentos, porque é produzida em quantidades acima do necessário para a alimentação humana com normalmente um uso maior de recursos que produção vegetal, no entanto a carne em si é um alimento particularmente único e completo nutricionalmente sem nenhum par, mesmo que uma combinação de vários ingredientes (veganos ou não) pode providenciar uma nutrição igual ou semelhante.

Em relação a exploração animal ser cruel, muitas vezes é, mas nem sempre, depende da situação e percepção, galinhas em gaiolas, não é o mesmo que ovelhas a pastar ou peixes a serem apanhados no mar. Também desflorestar uma floresta que era casa para animais e plantas para trocar por uma plantação intensiva de soja ou de palmeiras para óleo de palma, pode também ser considerado um processo cruel e ineficiente de produção de alimentos, depende muito da perspectiva, sendo ambos clararemente maus!

Eu sou vegan á 10 anos e nunca me senti melhor na minha vida e existem muitos atletas olímpicos vegetarianos!

Ainda bem, mas lá porque uma dieta é perfeita para ti, não quer dizer que seja boa para toda a gente, muita gente tem alergias, é intolerante a lactose, não gosta de comer isto ou aquilo, aliás uma das coisas que gosto de dizer aqui pelo Iguaria é que deves sempre tentar ter uma dieta variada e equilibrada, mas também ver como te sentes, quando é que deves comer, o que comer, eu antes comia nem sei bem o que hehehe tipo pão e leite ou cereais para o pequeno almoço e sentia-me sempre cheio e pesado mesmo não comendo muito, mas uns anos para cá comecei a comer flocos de aveia com frutas para o pequeno almoço e a diferença é quase noite e dia, sinto-me muito menos cheio e com mais energia todos os dias, por isso experimentem e construam a vossa dieta para ser nutricional e eficiente para ti e não tanto a dieta que este ou aquele disse para seguires.

Também no seguimento disso algumas dietas são mais caras ou complicadas que outras, aqui na Europa ter uma dieta nutricionalmente equilibrada vegana é fácil, todos os supermercados vendem tudo o que precisas e mais, mas se fores para outros paises com menos recursos e disponibilidade, dizer que devem seguir uma dieta vegana talvez não seja uma proposta razoável, porque qualquer pessoa vai ter dificuldades em ter uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

Ao comer animais e produtos de exploração animal estás a compactuar com a crueldade do sistema! e Quem gosta de animais não coloca dinheiro numa indústria que os tortura.

Pois aqui estamos a falar da ética da situação, eu diria primeiro que não devemos aceitar ou exultar extremos, fazes isto então és aquilo, isso não só nem sempre é verdade como não é muito humano, de certeza que o Stalin gostava da mãe dele, bem se calhar não hehehe não sei, mas percebem o meu ponto, mesmo quando alguém tem razão, impor valores nunca corre bem, por exemplo gostas de animais, mas então insectos? Podemos matar? E se fôr um urso ou jaguar esfomeado, vais aceitar o desfecho? Ou um cavalo que já não pode andar? Ou simplesmente alimentar um tigre em cativeiro, quando este só come carne? Onde está o limite? É um assunto de nuances, não é preto e branco.

Logo claramente comer animais não é compactuar com a crueldade do sistema, aliás o sistema de produção animal tem melhorado bastante, não é ideal, longe disso, mas têm melhorado, dando progressivamente melhores condições aos animais, porque choque dos choques, um animal bem tratado e alimentado vai ser mais delicioso e nutrivo, quem diria.

E também no seguimento da questão eu sempre disse que deve-se comer carne com moderação, comer bifes todos os dias não é saudável, e trocar umas quantas refeições para mais leves ou mais vegetarianas todas as semanas, não só é algo saudável como pode expandir a tua experiencia para novos sabores, logo no meu ponto de vista alguém que goste de animais e queira uma melhor indústria alimentar pode e deve ter uma alimentação mais variada que não inclua tantos produtos animais.

A única forma de seres Vegan com saúde é com suplementos alimentares?

Meia Verdade! Podes ter uma dieta vegana sem suplementos, o problema é que mesmo que  vegetais, frutas e plantas têm uma nutrição variada, esta não é tão completa e densa nutricionalmente como carne, logo tens de comer de uma forma mais pensada e estudada para ter uma alimentação equilibrada, o que por vezes pode implicar comer muitas vezes os mesmos ingredientes ou em quantidades que não são agradáveis, e é aqui que entram os suplementos, que podem ajudar a complementar os desequilíbrios de uma dieta vegana com mais facilidade, logo não são algo mau, são algo até positivo mas não diria que são 100% necessários.

Crianças não podem ter uma dieta vegan/vegetariana?

Meia Verdade! A diferença é que uma criança tem necessidades nutricionais diferentes de um adulto e como tal tem que se ter outros cuidados, se os pais não têm essa informação e querem que a criança coma o que eles comem então podem não estar a providenciar a nutrição que a criança precisa, daí uma criança provavelmente precisa de suplementação alimentar para seguir uma dieta vegan ou seguir uma dieta vegan menos restricta.

Não só isso mas com crianças entramos no mundo ético outra vez, porque neste caso como as crianças como não têm escolha sobre o assunto, elas estão a receber uma dieta que pode ou não ser um detrimento para elas, é um pouco como pôr uma criança numa religião quando são pequenas, pode ou não fazer mal a criança, se calhar o ideal era deixar esta experimentar um pouco de tudo até tipo os 18 anos e aí esta pode escolher a sua religião ou dieta, se calhar essa devia ser a escolha mais sensata dos pais em relação a dieta de uma criança.

Qualquer pessoa pode seguir uma dieta Vegana!

Falso! Ao contrário de uma dieta mais tradicional, para seguires uma dieta vegana tens de ter mais conhecimento sobre os ingredientes, simplesmente porque estás a seguir uma dieta mais restrita e logo tens de saber o que deves comer e em que quantidades, o que pode em retrospectiva ser algo benéfico para a aprender mais sobre nutrição, eu pessoalmente fui vegetariano por uns 6 anos e tenho que admitir que aprendi muito e tive diversas dificuldades em especial férias quando não existia nenhum restaurante que servisse pratos vegetarianos, era sopa e pão e isso claramente não são refeições equilibradas.

Também como disse em cima depende também um pouco de onde uma pessoa vive e de quais os seus recursos, em certos paises, religiões e lugares pode ser complicado seguir uma dieta vegana equilibrada.

Uma dieta Vegana e/ou Vegetariana é muito mais cara que uma tradicional?

Verdadeiro! Simplesmente devido ao tamanho do mercado e especialmente para produtos industriais como soja, tofu, hambúrgueres de grão-de-bico e outros géneros de produtos, são menos pessoas a consumir esses produtos logo o mercado é mais pequeno e os preços são maiores, também um pouco como produtos sem glúten por vezes os produtos também são mais complexos de produzir o que aumenta o seu custo, claro que para os vegetais e frutas o preço é igual para toda a gente ;D

Alguns animais precisam de carne para sobreviver (tanto animais para comida, como animais de estimação), então produzir animais para alimentar outros animais também não é ético?

Eu falei um pouco disso em cima, do extremismo de opiniões, a verdade é que muitas rações para peixe são feitas com peixe e muitas rações para animais são feitas com outros animais, nós humanos somos omnivoros, alguns animais são herbívoros mas outros são carnívoros e logo para os alimentar são por vezes usados outros animais, voltando ao ponto que carne não deixa de ser um ingrediente completo e denso nutricionalmente, por vezes essas rações são criadas como eficiências do sistema, isto é são usados restos de carne que seriam deitados fora para criar a ração, mas outras vezes são mesmo animais inteiros.

Claro que a pergunta era mais no contexto de algumas das hipocrisias do movimento vegano, em que dizem que não devemos comer carne se gostas de animais, mas depois essa pessoa tem um cão e tem de alimentar este com uma ração que leva animais, mas isso de certo modo também é um extremismo, porque existem rações vegan para cães, mas eu sou da opinião que deves dar ao cão um pouco de tudo, tal como um humano, um pouco de ração com uma base animal e uma ração com base vegetal e de vez em quando uns docinhos, ossinhos e talvez um pedaço de carne, variedade e nutrição é que vai tornar o cão saudável e feliz.

E essa é a minha opinião em relação a exploração animal e dietas á base de vegetais, que uma dieta variada com carne e peixe umas vezes por semana, com muita fruta e legumes e um pouco de outras coisinhas boas é o mais saudável para qualquer humano e seguir uma dieta desse género vai ter sempre efeitos positivos na exploração animal, porque não vais consumir tanto e logo não vai existir tanta pressão para produzir mais quantidades, não esquecer que comer em demasia bifes é como comer demasiado açúcar, não é bom para a saúde.

E para Finalizar :)

E num aparte, não quero que vejam o meu artigo como algo contra veganismo ou vegetarianismo, longe disso, este é mais um artigo a favor de contenção, aceitação de posições e evitar extremismos, com pés e cabeça, como disse em cima fui vegetariano por largos anos e lembro-me bem de algumas atitudes que apanhava em Portugal, bocas a perguntar se “eu estava em dieta e precisava de perder peso”, “sabes que vegetariano não é saudável”, “viraste coelho”, “és português e não comes carne” hummmm eu sei, a cultura gastronómica portuguesa é boa e recomenda-se e sim esta tem muita carne e enchidos, e eu compreendo as pessoas acham que essas bocas de certo modo protegem a cultura e acham que por eu ter feito essa escolha que agora estou contra, mas não, eu nunca estive contra nada eu não preciso de comer um chouriço para saber que é delicioso! ;D

Logo aqui entre nós eu dispensava essas bocas de quem têm uma opinião menos boa e de certa forma estereotípica de veganos e vegetarianos da mesma forma que espero sempre que um vegan não leve aos extremos e tente impor as suas ideias, tão simples quanto isso, a liberdade de cada um acaba na liberdade da outra pessoa, por isso deve-se respeitar e tentar ver cada lado da moeda e fazer as escolhas que cada um de nós acha melhor para si, para os seus e para o planeta inteiro, e para isso não é preciso bocas ou extremismos.

E para acabar, quero também notar que eu estou a generalizar muito, e estou a ver isto mais no contexto da discussão que estava a ler sobre alimentação vegana e exploração animal e logo tentei focar mais nesses detalhes e não sair muito deste tópico, porque só por exemplo a exploração animal por si é um problema muito mais complexo que se calhar merece outro artigo hehehe, e que eu só falei de um ou outro ponto muito por alto, por exemplo o tipo de animal é muito relevante e a forma como este é alimentado, uma vaca alimentada de pasto produz muito menos gases de estufa do que uma vaca alimentada de ração, ou que a produção de café (um produto vegano) produz o triplo de gases de estufa que a produção de galinhas, ou que arroz e ovos produzem mais ou menos a mesma quantidade de gases de estufa.

Ou que a raça específica do animal tem relevância no impacto que a produção deste tem no ambiente, que como disse em cima alguns animais são alimentados com vegetais mas outros são com carne, ou que mesmo para humanos existem alguns alimentos vegetais que são mais difíceis digerir do que carne, sim mesmo que esses vegetais tenham 10gr de proteina esta pode ter uma biodisponibilidade (a capacidade de absorver esses nutrientes) muito menor e por aí fora, não é só a parte do bem estar dos animais é o bem estar de todo um ecossistema, o qual todos nós fazemos parte.

E já está, espero que o artigo tenha sido útil de alguma forma e não muito confuso eu tenho tendência a escrever e escrever e escrever e espero que tenha feito algum sentido no fim hehehe, claro se quiseres partilhar a tua opinião, é para isso que servem os comentários, força nisso e até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Arroz Frito com Ovos Mexidos

Refogado Cremoso de Salmão com Arroz