Fazer massas perfeitamente é tanto uma questão de seguir os passos como um pouco de experiência para saberes quando tirar a massa da água, que molhos é que vão combinar melhor, por isso aqui vão uns bons truques e dicas para melhorar o teu conhecimento!
- Nunca uses um tacho demasiado pequeno para cozinhar massas, porque tu queres espaço para a massa cozinhar e suficiente agua para não ficar demasiado amido da massa na agua e tornar a massa peganhenta.
- Adiciona sempre sal na agua da massa, a massa nunca vai absorver todo o sal, mas o sal também ajuda a secar o exterior e impedir a massa de ficar peganhenta.
- Deixa a agua ferver antes de adicionar a massa, isso ajuda a agua não arrefecer quando adicionas a massa e logo impedes esta de colar com mais facilidade.
- Mexe a pasta ao cozinhar, para teres a certeza que esta não vai colar, com arroz mexer ao mínimo com massa mexe a vontade!
- Depois de cozinha deita a pasta num molho ou tempera, não passes a massa por agua, isso só tira o sal e o amido que vai tornar a massa deliciosa, o melhor e por a massa num escoador e agitar um pouco so para tirar o excesso de agua.
- Adiciona óleo ou azeite a agua de cozer a massa só quando fores servir o esparguete simples como acompanhamento, se fores adicionar a massa a um molho não uses um óleo este vai cobrir a massa e impedir esta de absorver o molho.
- Se fores por a massa num molho cozinha esta 1 minuto antes de estar pronta assim ela pode acabar de cozinhar no molho e ficar no ponto.
- Usa as direções no pacote de massa como guia, mas prova a massa e escolhe o ponto certo tanto para os temperos como para o nível de cozedura que preferes.
- A diferença entre massa seca e massa fresca é que massa seca é constituída em 100% de cereais e a massa fresca é feita de uma massa de cereais e ovo, logo a massa fresca é muito mais sensível e por isso precisa de menos tempo para cozinhar, uns 2 a 3 minutos que massa similar seca.
Partilhem estas dicas no facebook e twitter com os vossos amigos!