Alguém se lembra de fazer couve refogada para acompanhar o que quer que seja?
Hehehehe, não é tão comum eu sei, mas cada vez que faço eu fico agradavelmente surpreendido, é simples, é rápido, é nutritivo e é delicioso, a couve assim bem refogada é como quando cozemos uma bela couve e regamos com uns litros de azeite, são os mesmos aromas apenas mais rápido e intensificados.
Eu acabo por fazer até regularmente, normalmente são restos de couve mais aqueles talos mais duros, vai tudo para um refogado rápido, de vez em quando pico a couve, de vez em quando corto em pedaços maiores, é um pouco ao meu gosto no momento, normalmente para acompanhar ou substituir uma salada, mesmo catita :D Vamos então a ela!
Como Fazer Couve Refogada Tenra e Cremosa
Como Fazer Couve Refogada Tenra e Cremosa

Nada como um belo refogado de couve para acompanhar qualquer prato! Uma daquelas receitas que são boas a qualquer altura do ano! ;D
Ingredientes
- Couve Coração – 1/2
- Cebola – 1 Pequena
- Alho – 3 Dentes
- Azeite – Uns Fios
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Pica em juliana tanto a cebola como o alho, põe estes numa frigideira larga com um fio de azeite e uma pitada de sal e pimenta, deixa refogar num lume médio.
- Enquanto a cebola carameliza, vais picar a couve, as folhas corta em tiras largas e os taules pica numa juliana para estes cozinharem completamente.
- Quando a cebola estiver caramelizada, adiciona a couve e tempera com mais um fio de azeite e mais uma pitada de sal e pimenta, vai mexendo e cozinhando até a couve libertar a maioria da sua água, depois tapa e deixa cozinhar em lume baixo, mexendo de tempos em tempos.
- Quando a couve tiver toda cozinhada, prova e retifica de sal e pimenta e já está, pronto a servir!


Notas: Corta a couve em tiras finas e uniformes, assim cozinha de forma mais homogénea e fica tudo tenro ao mesmo tempo, evitando aquelas folhas que ainda estão rígidas enquanto outras já desfizeram, não é ;D
Não tenhas pressa no refogado inicial, deixa o alho e a cebola caramelizarem antes de adicionar a couve, isto faz toda a diferença no sabor final do prato, porque couve sozinha não tem grande aroma.
Eu usei couve coração, mas podes usar qualquer couve ao teu gosto, nota apenas que quanto mais rija for a couve mais tempo vais precisar para cozinhar, logo para couves mais rijas eu sugiro picares bem a couve!
Também podes ajustar o refogado ao teu gosto, podes adicionar mais especiarias, molho inglês ou molho de soja, para aumentar o umami da receita, não tem de ser sempre esta versão mais simples.
Esta receita de Couve Refogada Tenra e Cremosa foi criada inicialmente no Iguaria.com.
