Ui esta receita já tem uns anos, super simples, saudável e deliciosa, eu tinha uns restos de uma salada de couve que ia usar numa sandwich, mas deu-me vontade de comer peixe, por isso foi um lombo de salmão frito (nas fotos ele parece bem estorricado, mas isso é mais porque eu temperei com pimenta e molho de soja o que caramelizou bem o salmão) com um refogado de cebola.
A salada de couve só mostra a sua versatilidade, podia comer crú, mas à última decidi passar pela frigideira por isso é mais couve refogada, o que também é delicioso hehehe e sim eu sei eu fiz dois refogados separadamente, mais valia fazer só um refogado grande, sim sim se quiserem podem juntar tudo e fazer tudo junto sem problemas, da mesma forma eu mudei a receita ligeiramente para ser uma receita que podes seguir, vamos a receita!
Receita de Salmão Frito com Refogado de Couve
Salmão Frito com Refogado de Couve
Receita bem simples e leve com uma posta de salmão com um belo toque de molho de soja acompanhado de um refogado de cebola e couve, bem catita.
Ingredientes
- Salmão – 1 Lombo
- Cebola – 1 Grande
- Alho – 3 Dentes
- Couve – 3 Folhas Grandes (Acho que era Couve Branca)
- Molho de Soja – 1 Colher de Sopa
- Vinagre – 1 Colher de Sopa
- Azeite – Uns Fios
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Tempera o lombo de salmão com o uma colher de sopa de molho de soja e uma pitada de pimenta, deixa de parte.
- Lava a couve e corta esta numa juliana grossa (ou podes picar ou juliana fina, neste caso como vais cozinhar é apenas como preferes a textura), pica dois dentes de alho e tempera tudo com uns fios de azeite, vinagre, sal e pimenta, mistura e deixa de parte.
- Numa frigideira com um fio de azeite num lume médio começa um refogado com a cebola picada e um dente de alho picado, deixa cozinhar só até a cebola alourar um pouco.
- Empurra então o refogado de cebola um pouco para o lado da frigideira para abrir espaço para o salmão, junta o salmão e cozinha ambos os lados até ficar ao teu gosto, algumas pessoas como eu gostam dele bem frito mas ainda bem rosado (não crú) no interior, outras gostam mais crú ou mais mal passado.
- Quando salmão estiver bom e dourado, o refogado também deve estar bem tenro, prova e retifica de temperos e retira para um prato.
- Por fim na mesma frigideira adiciona a couve (ela já tem azeite, não é preciso mais) e vai refogando até a couve ficar tenra, se fôr couve coração ou outra com folhas mais tenras são só uns 5 minutos, couve lombarda ou portuguesa tens de cozinhar um pouco mais.
- Por fim quando tiver tenra, prova e retifica de temperos e já está, serve com o salmão e o refogado de cebola, bom apetite!
Notas: Como disse em cima podes fazer o prato em cima começando o refogado de cebola e quando este estiver quase pronto juntas a couve temperada e cozinhas até tudo ficar tenro.
Esta receita de Salmão Frito com Refogado de Couve foi criada inicialmente no Iguaria.com.