in

Molho Tártaro Cremoso e Caseiro

Ena para hoje temos um molho :D O molho tártaro, caso não conheçam é basicamente maionese com tralha! Esta é a variação clássica sem alcaparras que são uma das adições tradicionais, de resto é a receita clássica e eu prefiro esta versão com picles de pepino picados, chalota e salsa, normalmente eu faço para acompanhar… peixe frito em polme eu sei… básico! :D HA

A origem deste molho não sei, até fui procurar mais é nobulosa, claramente foi criada depois da maionese e pensa-se que o nome deriva do francês “tartare” (pratos crús), talvez pelo aspecto ou por acompanhar muitas vezes esse prato, hoje em dia é comum servir com peixe ou marisco ou como complemento de saladas, vamos á receita!

Receita de Molho Tártaro Cremoso e Caseiro

Molho Tártaro Cremoso e Caseiro

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Que tal em vez da velhota maionese para tudo, que tal fazer um molhinho tártaro extra especial, feito em casa sabe mil vezes melhor que um comercial já feito! Noite e Dia!

Ingredientes

  • Maionese – 300gr
  • Pickle de Pepinos – 40gr
  • Chalotas – 30gr
  • Salsa – 15gr
  • Limão – 20ml (Sumo)
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada (+/- 5gr)

Instruções

    1.Pica a chalota super finamente e os pickles de pepino em cubinhos pequenos, deita tudo numa taça.
  1. Adiciona de seguida a maionese e a salsa picada finamente.
  2. Agora junta o sumo de limão, sal e pimenta, mistura bem até ficar tudo bem homogéneo, prova e retifica de sal e pimenta para ficar ao teu gosto.
  3. Por fim leva ao frigorífico por pelo menos 30 minutos, só para apurar o aroma e deixar tudo bem fresquinho e já está, pronto a servir.
Notas: Eu disse que o comum é o molho tártaro ser servido com peixe ou marisco, mas hoje em dia temos muitas mais variações, é um molho excelente para hambúrgeres de carne ou peixe, também é bom dentro de sandes e wraps muitas vezes combinando com mais ervas ou molhos picantes, também é usado como alternativa á maionese para mergulhar batatas fritas, não deixa de ser um molho clássico, mas não quer dizer que não possa ter bastantes usos.

Eu usei pickles agridoces, mas podes usar dos tradicionais, ambos dão bem, os agridoces são só ligeiramente menos ácidos.

Se não conseguires arranjar chalotas, usa cebola branca, tu queres um picado fino de uma cebola mais para o doce, dai a chalota.

Uma variação comum é trocar metade da maionese por iogurte (muitas vezes iogurte grego por ser mais espesso) para uma variação mais light, boa para saladas e sandes.

Também podes usar uma maionese light para cortar um pouco nas calorias, hoje em dia já existem algumas que têm um aroma decente.

Nota também que esta receita é bem fléxivel, por exemplo se eu vou usar numa sandes sou bem capaz de fazer o molho com um pouco mais shalota e pickles para ficar mais “rústico” e espalha melhor, mas se quiser para usar em batatas fritas, só capaz de cortar um pouco nos pickles e shalota que nunca vai agarrar bem nas batatas, é sempre boa ideia ajustar a como gostas mais ou funciona melhor.

Este após feito dura bem uns 4 dias numa embalagem hermética no frigorífico.

Esta receita de Molho Tártaro Cremoso e Caseiro foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2035 kcal・Gorduras: 220 g・Hidratos de Carbono: 12 g・Proteínas: 7 g

Deixa o teu comentário :)

Gelatina de Sumo de Ananás com Pedaços de Abacaxi