Oh oh ohhhhh para hoje temos umas bolachinhas snickerdoodle, estas são umas bolachinhas típicas da região americana de Nova Inglaterra, acha-se que a origem é dos colonos da Alemanha, estas bolachas são conhecidas por terem uma textura quase elástica com um exterior caramelizado de canela e açúcar, eu adoro e acho que são algo diferente e divertido para experimentar!
Devo notar que para fazer estas bolachas vais precisar de cremor tártaro e bicarbonato de sódio, tu precisas de ambos, claro se for impossível podes trocar ambos por fermento químico, mas nota que o sabor vai ficar muito parecido, mas não vão ter aquela textura elástica!
De resto a receita é bem simples e comum de bolachas e biscoitos eu fiz metade da receita, logo umas 12/13 bolachas, mas como qualquer receita de biscoitos podes duplicar facilmente, vamos a isto!
Receita de Bolachas Snickerdoodle de Canela e Açúcar
Bolachas Snickerdoodle de Canela e Açúcar

Pelo Natal que tal experimentar umas bolachinhas um pouco diferentes com um nome bem catita, umas snickerdoodles para oferecer ou papar num destes dias mais chuvosos ;D
Ingredientes
- Manteiga – 120gr (Ambiente)
- Açúcar – 180gr
- Ovo – 1 (L)
- Farinha – 325gr
- Cremor Tártaro – 5gr
- Bicarbonado de Sódio – 2.5gr
- Baunilha – 2.5ml (Extrato)
- Sal – Uma Pitada
- Açúcar – Para Polvilhar (3 Colheres de Sopa)
- Canela – Para Polvilhar (1 Colher de Chá)
Instruções
- Numa taça grande, começa por bater a manteiga, o açúcar, extrato de baunilha e ovo até obteres uma mistura bem cremosa e homogénea.
- Numa taça separada junta a farinha, cremor tártaro, o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal.
- Junta os ingredientes secos na mistura de manteiga e açúcar, mistura até formar uma massa.
- Embrulha a massa em película e leva esta ao frigorífico por uns 15 minutos.
- Numa taça junta açúcar e canela, a proporção é basicamente 3 colheres de sopa de açúcar para 1 colher de chá de canela, eu usei o dobro dessa quantidade logo 6 de açúcar e 2 de canela, mistura.
- Pré-aquece o forno a 180ºC e prepara um tabuleiro forrado com papel anti-aderente.
- Retira a massa e forma bolas de massa (tenta que sejam todas mais ou menos do mesmo tamanho, se tens dúvidas, usa uma balança).
- Passa cada bolinha de massa generosamente pela mistura de canela e açúcar e dispõe no tabuleiro, repete até não teres mais massa.
- Por fim leva tudo ao forno por uns 10 minutos até as bolachas começarem a alourar.
- retira estas do forno e imediatamente do tabuleiro para uma grelha para arrefecer e já está, ao arrefecer elas vão ficar bem elásticas por dentro e crocantes por fora, bom proveito e Feliz Natal!


Notas: Esta massa como leva cremor tártaro e bicarbonato não funciona bem se amassares em demasia, trabalha a massa para ficar tudo integrado e já está, senão as bolachas vão ficar demasiado duras.
A cobertura de canela é super importante para criar contraste a aromas nestas bolachas, senão elas não vão ter grande, interesse.
Podes se quiseres deixar a massa ainda mais tempo no frigorífico, tipo 30 min até 1 hora, isso vai criar uma versão em que elas ficam mais altas e fofas que a minha versão :D De notar que como eu tenho de tirar fotos etc etc eu acabo sempre por demorar um pouco mais tempo e logo quando as bolachas foram ao forno é capaz de a massa já estar mais mole e logo ficaram mais lisas (o que é uma das duas formas tradicionais destas bolachas, umas pessoas preferem assim, outras mais arredondadas).
Esta receita de Bolachas Snickerdoodle de Canela e Açúcar foi criada inicialmente no Iguaria.com.

