Hummm para a passagem de ano, estava aqui a pensar que boa receita é que podia partilhar? O que não falta por aqui pelo Iguaria são boas receitas para festas hehehe, mas nem toda a gente passa o ano na borga! Para algumas pessoas uma boa passagem de ano é no conforto da sua casa com as pessoas que amam, aconchegados a ver um filmezinho e a passar um bom tempo, não é! :D
Então esta receita é para essas pessoas hehehe, tsss tsss nada como umas pipocas que eu chamo de feira, neste caso eu vou explicar como fazer pipocas com açúcar na panela para sairem sempre perfeitas mas também mostrar como podes temperar como eles temperam as pipocas nas feiras! Yummmmmm
Bem mais ou menos eu estou a chamar esta receita de pipocas de feiras porque são doces com aromas similares, mas… MAS! Não são tão ricas em gordura e açúcar como as pipocas de feiras, se quiserem esse género, é só ler as dicas embaixo que eu explico como podem fazer umas pipocas mais… decadentes ;D Vamos á receita e Feliz Ano Novooooooo!
Receita de Como Fazer Pipocas Doces de Feira em Casa
Como Fazer Pipocas Doces de Feira em Casa

Nada como umas pipocas acabadas de fazer bem quentinhas docinhas com um toque de erva doce, huhummmm perfeitas para um fim do ano aconchegado hehehehe.
Ingredientes
- Milho – 120gr (Para Pipocas)
- Açúcar – 120gr (Ou Amarelo)
- Óleo de Girassol – 40ml
- Erva-Doce – 3gr (+/- 1 Colher de Chá Cheia)
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Numa panela larga (de pelo menos 5 litros) com tampa, junta o óleo e 1 grão de milho, leva a um lume médio.
- Junta numa tigela o milho, o açúcar, a erva-doce e o sal.
- Quando ouvires o grão a estalar isso quer dizer que o óleo atingiu a temperatura ideal (180ºC), retira a panela do lume e deita essa pipoca fora.
- Com a panela ainda fora do lume junta a mistura de milho e açúcar, mexe vigorosamente com uma colher de pau, fecha a tampa e volta a levar ao lume.
- Leva a panela de volta a lume médio e deixa a tampa fechada mas entreaberta (se esta for daquelas que sela super bem e não consegues deixar entre-aberta, então pôe um pedaço de papel para impedir a tampa de fechar), enquanto está ao lume vai sempre agitando a panela com movimentos laterais e circulares, tipo cada 10 segundos.
- Quando os sons de estalar das pipocas começar a ser menos constante tipo só ouvires estalar cada 2 ou 3 segundos, então a maioria das pipocas já estalou, desliga o lume.
- Deita as pipocas logo para um tabuleiro grande ou uma taça bem larga, não deixes na panela, separa com um garfo enquanto estão mornas para ficarem bem soltas e já está, deixa arrefecer um pouco e ficam perfeitas! Bom Apetite!



Já notaste que as máquinas de fazer pipocas têm todas uma aba ou alguma conduta para deixar o vapor sair, isto é porque ao arrebentarem elas vão libertar vapor de água, se a panela estiver demasiado selada as pipocas vão ficar húmidas do vapor e isso não queres.
A combinação de erva-doce e sal são clássicas nas feiras, um porque o travo de anis da erva-doce corta a doçura das pipocas (e logo comes mais), mas também o sal torna estas mais deliciosas e corta o amargo (do caramelo) :D
Eu diria que as pipocas de feira as proporções são um pouco diferentes, é menos milho e mais açúcar e óleo, logo algo como 100gr de milho, 180gr de açúcar branco e 70ml de óleo, a receita é igual, talvez tenhas de ajustar depois de fazeres (se achares que tem demasiado caramelo ou não tem suficiente, ou ficou demasiado gorduroso), mas eu diria que as proporções são mais ou menos estas.
Esta receita de Como Fazer Pipocas Doces de Feira em Casa foi criada inicialmente no Iguaria.com.
