in

Como Fazer Arroz Doce

Arroz Doce é um daqueles doces bem tradicionais de Natal, muito porque é bom a qualquer altura do ano, mas depois destes anos todos a fazer arroz doce, acho que já aprendi uns bons truques para partilhar para fazer sempre bem um belo arroz doce, qualquer que seja a receita que seguires podes sempre fazer uso destas dicas para sair tudo perfeito!

Dicas e Truques para fazer um Arroz Doce

Escolhe o Arroz Correto – Simples, em caso de duvida compra Arroz para Arroz Doce, várias marcas já tem sacos para isso, fora disso tem de ser um arroz de grão-curto com bastante amido, tradicionalmente é o carolino, mas podes usar coisa como risotto ou japonica (arroz de sushi), toma cuidado que arrozes diferentes tem tempos diferentes de cozedura o que dá para a dica em baixo!

Coze o Arroz Corretamente – A primeira parte da receita do arroz doce é cozer o arroz, se o arroz não estiver comestível e bem cozido, então vais ter de adicionar mais liquido e cozinhar mais um pouco, o arroz tem de estar cozido antes de adicionares os ovos/gemas, já vi montes de receitas ficarem horríveis porque segue-se a receita e a água evaporou e pensa-se que o arroz já está pronto e passa-se para a próxima fase, não, prova o arroz e só passas á frente se este estiver cozido.

Infude o Liquido com Aromas – Se queres um toque especial, experimenta o clássico de casca de limão e pau de canela mesmo que a receita não peça, acho que infundir o liquido de cozedura do arroz, quer seja água ou leite, é sempre adicionar mais aroma ao resultado final.

Sim, Podes deixar a Casca de Limão e Pau de Canela – Depois de infudires a água ou leite com casca de limão, canela ou outras especiarias podes depois retirar estas quando fores adicionar os ovos ou retirar quando o arroz doce estiver pronto, ou podes também deixar no arroz doce, eu pessoalmente gosto de apanhar a casca de limão ou o pau de canela é tipo surpresa ;D

Nada de Ferver – Eu sei que muitas receitas pedem para ferver a água e ferver o leite, etc, não é preciso, deixem aquecer bastante a borbulhar é mais do que suficiente não vale a pena arriscar queimar o leite ou separar as natas do leite, só estás a cozinhar ou infundir, para isso não é preciso ferver.

Lume Brando e Paciência – Se vão fazer um arroz doce, este vai demorar tempo e só fica mesmo bom se quando adicionares os ovos e o leite/natas/manteiga, vais ter de baixar o lume e deixar a mistura engrossar, por vezes é só um par de minutos outras vezes são 15 minutos, dai outra vez porque é importante escolher o arroz correto (que vai aguentar bem uma cozedura mais longa), só quando a mistura engrossar e tiveres algo bem cremoso é que está na altura de retirar do lume.

Não deixes o Arroz Sozinho – Esta não é uma receita de deixar ao lume e ir fazer outras coisas, se queres um arroz doce bem feito, tens de ficar a fazer companhia na cozedura e tens de o mexer quando adicionares os ovos e estiver a engrossar, não é preciso bater mas é importante continuar a mexer, nada de deixar o arroz entregue a si próprio!

Não Exageres com a Canela – Se não gostas de fazeres padrões ou linhas um polvilhar só um pouco é suficiente, se alguém adorar canela, essa pessoa pode deitar mais no seu pratinho, demasiada canela vai modificar o sabor do arroz doce, tu queres que a estrela seja o arroz.

Não Adiciones Outros Ingredientes – Coisas como pacotes de pudim, maizena, gelatina, já vi de tudo, queres que o arroz doce seja cremoso e tenha um sabor suave e delicioso, então nada de adicionar ingredientes estranhos ao arroz doce, vais espessar o arroz doce com o amido natural do arroz (dai escolher o arroz correto) e os ovos, é só o que precisas para atingir perfeição.

E acho que é tudo o que aprendi, já agora ultima dica… se a receita contradiz alguma destas dicas, pensa bem qual é o resultado final, a maioria das vezes e em especial com receitas portuguesas de arroz doce estas dicas são excelentes… eu garanto! :D

Mas vamos fingir um arroz doce mais asiático em que depois de cozeres o arroz adicionas algo como leite de coco e açúcar e não vais adicionar ovos, bem vais ficar com um arroz doce diferente mais denso e pastoso, é normal algumas das minhas dicas não se ajustarem a todas as receitas de arroz doce mas isso é normal e lá porque é diferente não quer dizer que não seja delicioso! :D

Ahh e se estavas a procura de receitas de arroz doce é só seguir o link hehehe Feliz Natal!

Deixa o teu comentário :)

Sericaia com Ameixas de Elvas

Rolinhos de Salsichas Cocktail