A Sericaia, ai está um doce super interessante bem a tempo do Natal, como podem ver nas fotos, nem me deram tempo de tirar foto antes da família começar a atacar, agora a sericaia é algo entre um bolo e um pudim, este tradicionalmente é cozinhado num prato de cerâmica largo e baixo e servido com as tradicionais ameixas de d’Elvas numa calda, claramente é um doce Alentejano ;D
Claro que podes fazer a sericaia numa forma mais tradicional desde que seja larga e baixa porque tu queres que esta cozinhe por igual este é um doce baixo, também podes servir com qualquer doce ao teu gosto, mesmo que se conseguires umas ameixas de Elvas… ainda melhor! Vamos então a receita!
Receita de Sericaia com Ameixas de Elvas
Ingredientes
- Açúcar – 250gr
- Farinha – 75gr (Marca Branca de Neve)
- Leite – 500ml (Gordo)
- Ovos – 6
- Canela – 3 Paus
- Limão – 1 Casca
- Canela – A Gosto (Em Pó)
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por colocar o açúcar e a farinha num tacho, mistura bem.
- Coloca então o leite, os paus de canela, a casca de 1 limão e uma pitada de sal, mistura bem e leva a lume brando sempre a mexer até começar a ferver.
- Quando começar a ferver, deixa este engrossar por uns 4 a 5 minutos, depois retira do lume, retira as cascas de limão e paus de canela e deixa esfriar completamente.
- Quando estiver frio, separa os ovos e adiciona as gemas a mistura do leite, bate bem até ficar cremoso.
- Bate a parte as claras em castelo e depois envolve estas cuidadosamente na mistura de leite e gemas.
- Põe então o teu prato largo de barro no forno a 200ºC até este ficar bem quente, depois retira do forno e deita o creme todo no prato de barro deixa 1 cm da borda do prato, mais e vai escorrer por fora, polvilha o topo generosamente com canela em pó.
- Leva o prato de barro de volta ao forno agora a 180ºC por uns 20 minutos até estar assado, pica com um palito no centro se este sair seco então a sericaia está pronta, retira do forno.
- É normal a sericaia ficar um pouco quebrada se quiseres podes deixar assim mesmo ou podes polvilhar com um pouco mais de canela para ficar bem lisinha e já está, serve com as ameixas de Elvas, mel ou qualquer doce ao teu gosto, Bom Apetite e Feliz Natal!
Dica: Como disse em cima se não tiveres um prato de barro largo e baixo arranja uma forma larga e baixa, não fica tão perfeito mas consegues fazer sem problemas.
Ficha da Receita
Sericaia com Ameixas de Elvas
Tradicional doce Alentejano bem comum também como doce de Natal.
Ingredientes
- Açúcar – 250gr
- Farinha – 75gr (Marca Branca de Neve)
- Leite – 500ml (Gordo)
- Ovos – 6
- Canela – 3 Paus
- Limão – 1 Casca
- Canela – A Gosto (Em Pó)
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Junta o açúcar com a farinha, seguido do leite, paus de canela, casca de limão e sal, leva a lume brando sempre a mexer até ferver.
- Quando começar a ferver deixa cozinhar mais uns 5 minutos para engrossar, retirar do lume, tirar cascas de limão e paus de canela, deixa esfriar.
- Depois de frio, adiciona as gemas e mistura, depois bate as claras em castelo e envolves estas na massa.
- Leva o prato de barro a aquecer no forno a 200ºC, quando prato estiver bem quente retira do forno, deita a massa e cobre com canela em pó, baixa o forno para 180ºC e leva a assar por uns 20 minutos até ficar assado, retira e está pronto a servir, bom proveito.
Informação Nutricional
Calorias: 1864 kcal・Gorduras: 42 g・Hidratos de Carbono: 326 g・Proteínas: 50 g
Ai sericaia é tão boa, já experimentei uma vez mas pensava que a receita era complicada, tenho que experimentar se calhar para o Natal 😃
É mesmo e a receita é bem simples o pior é mesmo arranjar o prato de cerâmica perfeito e as ameixas de Elvas (que por vezes são difíceis de arranjar).
Sericaia é um dos meus doces favoritos, qualquer Alentejano adora sericaia! :D
Também meu, é um daqueles doces perfeitos para qualquer ocasião, super fofinho e cremoso, as ameixas de elvas são só um extra para a gulodice hehehe, Feliz Natal!