Culinária é uma arte, mas pastelaria é uma ciência! Muito disso vem porque a fazer um prato podes improvisar bastante e de acordo com os ingredientes e gosto podes fazer milhares de variações deliciosas, no entanto em pastelaria estás mais restringido, se os ingredientes não são precisos, as quantidades não estão equilibradas e a temperaturas não estão corretas quase de certeza que vai sair asneira!
Por isso aqui vão umas belas dicas a maioria sobre bolos, para ajudar nas próximas experiências na cozinha :)
Antes de ir ao Forno
- Tal como uma frigideira, uma forma nova tem de ser preparada antes de ser usada, normalmente a melhor forma é untar e levar a um forno a 180ºC por uns 15 minutos, depois retira lava a forma e podes utilizar a vontade.
- Podes testar se o fermento químico ainda está bom deitando uma colher de sopa num copo com um pouco de água morna, se começar a efervescer então está bom.
- Quando uma forma recomenda que a forma esteja molhada antes de ser usada, enche a forma com água fria e deixa a água na forma até a altura de trocar com o preparado.
- Quando o conteúdo é para levar ao frigorifico ou para gelar, a forma deve ser untada com óleo de amendoim ou de amêndoas doces.
- Bolos de chocolate ficam mais suaves e fofos se adicionares uma colher de chá de bicarbonato de sódio para além do fermento, nota que bicarbonato de sódio escurece um bolo, logo num bolo claro o bicarbonato pode dar um mau aspeto ao bolo!
- Para bater uma mistura numa tigela e impedir esta de escorregar, dobra um pano húmido em quatro e usa este como base para a tigela.
- As claras em castelo são sempre para cortar e envolver, nunca para bater, tu queres que o ar preso dentro das claras fique preso dentro da massa também.
- Quando juntar a gordura (manteiga, óleo, margarina) com o açúcar deves bater com máxima força para estes se juntarem bem.
- Os ingredientes secos devem ser peneirados e misturados devagar só para ficarem junto (com a exceção do fermento) .
- Nunca deves adicionar ingredientes quentes! O calor vai afetar o cozimento do bolo, a única exceção é se a receita o pedir.
- Quando um bolo pedir para adicionar gordura no fim, esta deve vir derretida mas fria para ser envolvida na massa e não batida!
- Os ovos devem estar sempre a temperatura ambiente para pastelaria.
- Para dourar um bolo duro ou biscoito podes sempre pincelar com gema de ovo ou um pouco de leite, para um bolo de massa mole polvilhar a massa com um pouco de açúcar antes de ir ao forno.
- O fermento só deve ser adicionado perto do fim, polvilhado por cima e misturado, quando mais disperso este estiver e menos batido, maior o seu efeito.
- Nozes e frutas cristalizadas devem ser postas no forno por uns minutos para ficarem bem quentes e adicionados ao preparado do bolo antes de levar ao forno isso vai impedir que fiquem depositadas no fundo do bolo.
- Para fruta polvilha esta com farinha e sacode bem antes de adicionar ao preparado do bolo antes de levar ao forno isso vai impedir que fiquem depositadas no fundo do bolo.
- Para impedir o bolo de colar nos lados da forma e crescer bem, depois de pores a massa na forma, passa uma faca por água fria e passa a lâmina molhada pelos lados da forma como se tivesses a desenformar, isso vai criar uma separação do bolo ao cozer e este vai crescer mais uniforme.
- Para o fundo ter menos hipóteses de queimar, põe a forma sobre a grelha do forno ou sobre o tabuleiro com um pouco de sal grosso por cima ou areia (para ter um calor menos intenso e mais uniforme no fundo).
- Pode ser demasiado repetido, mas pré-aquece o forno e só pões o bolo para cozer quando o forno estiver na temperatura correta.
No Forno
- Quando meteres um bolo no forno e especialmente se o forno tiver grill, cobre este com um pouco de papel vegetal para o proteger do calor inicial, isso vai fazer com que cresça melhor e mais por igual.
- Uma das melhores forma de testar se um bolo está bem cozido é espetar com um palito no centro, se o palito sair seco então o bolo está pronto, se sair húmido ou com creme, então o bolo precisa de cozer mais, no entanto se o bolo for demasiado fundo podes utilizar palitos de espetadas ou um pedaço de esparguete cru para ver se o bolo está bem cozido.
Depois de ir ao Forno
- Na grande maioria das vezes um bolo deve ser desenformado depois de sair do forno e deixado a arrefecer numa grade, se deixares na forma o vapor e calor do bolo vai o tornar mole.
- Podes arrefecer rapidamente um bolo levando o bolo ainda dentro da forma e mergulhar este em água fria com umas colheres de sal.
- Ao retirar o bolo do forno podes pôr este ainda na forma em cima de um pano húmido, isso vai ajudar ao bolo desenformar com mais facilidade.
- Se o bolo ficar preso ou grudado ao fundo da forma, podes levar a forma a um lume baixo por uns segundos para torrar um pouco o fundo e ajuda a soltar.
- Se tiveres de cortar o bolo a meio e o bolo estiver ainda quente utiliza um fio de nylon para cortar, se estiver frio usa uma faca bem afiada com serrilha de pão.
- Para decorar se não tiveres um saco de pasteleiro ou uma seringa, podes por o creme num saco de plástico, empurra bem o recheio para uma ponta e dá um nó, depois corta essa ponta com uma tesoura e já está pronta a usar.
- Para cortar um bolo ás fatias, especialmente se este tiver uma cobertura seca ou estaladiça e não queres quebrar mal a cobertura o melhor é aquecer a faca em água quente, passa num pano (para tirar o excesso de água) e cortar!
- Uma boa forma de manter um bolo húmido é guardar este com uma metade de uma maçã, a maçã vai libertando humidade que ajuda o bolo a aguentar mais tempo.
- Para decorar perfeitamente só o topo do bolo, coloca á volta deste papel vegetal, o mesmo se quiseres decorar e não sujar a travessa.
- Podes enfeitar facilmente um bolo usando um papel rendado (podes tu fazer ou comprar já feito com algum padrão) e polvilhar com chocolate em pó ou açúcar em pó para fazer o desenho.
- Se tiveres um bolo já demasiado seco uma boa forma de o trazer de volta é criar uma calda, sumo ou embeber bem em leite e levar a um forno morno (+/- 150ºC) durante uns minutos para o bolo re-hidratar.
Então o que é que acharam? Esqueci-me de alguma dica para fazer bolos? Digam nos comentários :)
Adorei as dicas.
Ainda bem que gostaste! Obrigado! :)
Devemos meter sempre uma pitada de sal em doces ou bolos, realça o sabor e ajuda na fermentação.
Muito boa dica, eu faço sempre isso se por exemplo usar manteiga sem sal, se tiver já sal, muitas vezes não adiciono, também adicionar um pouco de sal extra a doces com chocolate ajuda bastante ao chocolate ficar mais saboroso :D Obrigado pela dica e feliz páscoa! ;D