in ,

Caracóis Doces com Canela

Caracois-Doces-com-Canela

Quem não conhece os cinnamon buns ou cinnamon rolls, são um pão fofinho com um recheio de açúcar amarelo e canela que depois de irem ao forno torna-se num delicioso caramelo num rolo docinho fofinho e estaladiço por fora, se não demora-se o tempo que demora eu fazia todos os fins de semana :)

O processo simplificado é criar uma massa, depois cobrir esta massa com o recheio, enrolar, cortar em fatias grossas dispor num tabuleiro e levar ao forno.

Receita de Caracóis Doces com Canela

Ingredientes

Pão Doce

Recheio Caramelizado

Cobertura de Queijo Creme (Opcional)

Instruções

  1. Numa tigela começa por dissolver o fermento com a água morna e o açúcar para ativar o fermento biológico, tu queres água bem morna mas não a ferver.
  2. Depois de bem dissolvido adiciona o leite morno (a mesma temperatura da água) e mexe bem seguido de um pouco da farinha umas 200gr, mexe tudo bem e deixa repousar uns 10 minutos.
  3. Passado o tempo adiciona a manteiga amolecida, os ovos e o sal, mexe outra vez.
  4. Adiciona a restante farinha, até obteres uma massa, retira esta da tigela e deixa ela descansar um pouco numa bancada (ou no meu caso pedra mármore) polvilhada com um pouco de farinha, deixa descansar uns 10 minutos.
  5. Vais amassar a massa até esta ficar suave e brilhante, vai adicionando farinha se for necessário, amassa muito bem, quanto melhor amassada melhor o sabor e textura.
  6. Agora volta a criar uma bola e põe esta bola numa tigela bem larga e grande (várias vezes o tamanho da bola de massa), cobre e sela bem com película aderente e deixa agora a massa levedar durante umas 2 horas num sitio morno/quente (eu fui fazer biscoitos por isso deixei ao lado do forno).
    Massa-Fofa-de-Caracois
  7. Passadas as 2 horas vais ver que a massa duplicou ou mais de tamanho, retira a massa e divide esta em duas bolas, agora vais esticar a bola num rectangulo e com os ingredientes do recheio, primeiro pincelar com manteiga, depois polvilhar com metade do açúcar e da canela.
  8. Agora com cuidado vais enrolar a massa de forma a criar um rolo comprido, corta este em fatias (eu faço a olho mas é mais ou menos 2 dedos cada fatia, podes marcar o rolo assim depois cortas fatias iguais) e dispõe as fatias de lado num tabuleiro, dá um pequeno espaço entre as fatias porque estas vão levedar outra vez e por isso vão cobrir todos os espaços!
    Cortar-e-Formar-Caracois
    Juntar-os-Caracois
  9. Repete o processo para a outra bola, agora cobre ambos os tabuleiros com película aderente e deixa levedar mais 1 hora até duplicarem de novo de tamanho.
    Caracois-de-Canela-num-Tabuleiro
    Caracois-Juntos-Tabuleiro
  10. Leva ambos os tabuleiros a um forno pré-aquecido a 200ºC por uns 15 a 17 minutos (dependendo do forno), retira do forno quando o topo deles ficar bem brilhante e cozido.
    Cinnamon-Buns-Caseiros
    Caracois-de-Canela
  11. Retira do forno e deixa arrefecer um pouco antes de descolar cada um!
    Rolinhos-Doces-Canela
  • E opcionalmente, podes pôr uma cobertura de queijo creme, eu normalmente não faço, é um pouco doce sobre doce, mas a receita tradicional o pede e é simples, adiciona todos os ingredientes expecto o açúcar, começa a bater tudo na máxima velocidade e vai adicionado o açúcar aos poucos até obteres um creme suave e grosso.
  • Depois dos caracóis de canela terem arrefecido um pouco, deita a cobertura por cima de todos!

Dicas: Antes de levar os rolos ao forno podes pincelar estes com mais manteiga e polvilhar com mais açúcar e canela para uma versão mais decadente! Podes adicionar frutos secos ao recheio para dar outra textura eu já experimentei com nozes e amêndoas e ambas ficam boas.

Nota: Os dados nutricionais é sem a cobertura de queijo creme :)

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 77 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 6817 kcal・Gorduras: 206 g・Hidratos de Carbono: 1000 g・Proteínas: 128 g

Deixa o teu comentário :)

Dicas de Bolos e Pastelaria

Molho de Tomate no Forno