Ai o raio do micro-ondas deu cabo do meu jantar!!!! Hehehe aquece demasiado, não aquece o suficiente, por um lado super prático por outro um destruidor de comida, o micro-ondas é um daqueles aparelhos quase universais nas nossas cozinhas, mas por vezes continua a ser um mistério o seu uso, acima de tudo mesmo que a publicidade diga ao contrário um micro-ondas não serve para tudo, tem diversos usos mas alguns deles não são ideais e depois criam mau nome, aqui vai uma pequena explicação sobre o funcionamento do micro-ondas e umas boas dicas para o seu bom uso.
Como é que funciona um Micro-ondas
Primeiro micro-ondas é o nome de um espectro de radiação e também é o nome do eletrodoméstico que utiliza uma parte muito especifica desse espectro para aquecer coisas.
Então o eletrodoméstico como é que funciona? Bem simplificando ele tem um aparelho chamado magnetrão, este cria radiação micro-ondas na frequência dos 2.45 HGHz, essa radiação por sua vez interage acima de tudo com água (pode interagir também com outros compostos), mais especificamente com os átomos de oxigénio da água que ao absorverem a radiação vibram e criam fricção entre as várias moléculas de água, essa fricção origina calor, este calor por si depois propaga por indução para o resto do alimento.
Pontos Importantes sobre Micro-ondas:
- O forno micro-ondas está protegido de forma a conter a radiação que emite, com a idade este escudo protetor pode perder a sua qualidade, dai que é importante trocar de micro-ondas com o tempo e uso.
- O micro-ondas tem um prato rotativo devido ás micro-ondas propagarem em forma de ondas, se por exemplo puseres algo no micro-ondas sem o prato vais obter zonas a escaldar e zonas frias, isso acontece porque mesmo a onda ser refletida nas paredes a onda original vai ser sempre mais potente e aquecer sempre nos mesmas zonas, isso resolve-se rodando o alimento assim a distribuição da onda é melhor repartida.
- Um forno micro-ondas não é estéril, sim é capaz de matar muitas coisas nocivas mas ter o micro-ondas limpo e bem desinfetado é que garante que este esteja bom para ser utilizado em segurança.
- Tenham atenção com os extras, muitos micro-ondas hoje em dia trazem grelhadores, ventoinhas e outros acessórios, estes podem ser utilizados com ou sem as micro-ondas, por exemplo se tiver um grelhador o micro-ondas pode trazer uma base de metal para por exemplo torrar pão, neste caso deves ligar só o grelhador e não o micro-ondas, porque um micro-ondas não pode funcionar com metais lá dentro (estes conduzem eletricidade e podem provocar faiscas ou outras coisas piores).
- Esta forma de aquecer alimentos é 100% segura, altera tanto a comida como aquecer água numa panela, micro-ondas fazem parte das radiação não ionizantes (tal como as ondas de rádio), estas podem atingir certas moléculas, mas não as alteram fisicamente (elas não mudam de estado) e logo o perigo é baixo, o único risco no caso dos fornos micro-ondas é o óbvio, se pões algo lá dentro que tenha água (por exemplo a tua mão) ela vai eventualmente aquecer a água da tua mão e queimar-te mas não altera nada na tua mão sem ser aquecer, da mesma forma que por a mão no fogo vai-te queimar!
- As micro-ondas como afetam as moléculas de água, dependendo do alimento este pode ser cozinhado mais rapido ou menos, também afeta a qualidade, se o alimento por si tem pouca água este pode perder toda a sua água ao ser cozinhado e como tal fica duro e desagradável, tal como cozinhar por demasiado tempo pode prejudicar a qualidade nutricional do alimento.
- As radiação das micro-ondas tendem a não ultrapassar uns 5cm de profundidade, por isso evitem cozinhar grandes pedaços de carne ou grandes cozinhados num micro-ondas, este vai ter dificuldade em cozinhar por igual.
- Um micro-ondas tem a vantagem de ser consistente, especialmente os modernos com funções digitais, por isso depois de saberem os tempos e potencia do vosso micro-ondas, como também funções especiais, torna-se num aparelho simples de utilizar e muito fiável nos resultados.
- Devido a aquecer água o micro-ondas pode ser perigoso com alimentos que contenham bastante água mas estejam selados, coisas como ovos ou batatas podem ser cozinhados num micro-ondas mas com cuidados especiais e dentro de recipientes próprios para o efeito, um ovo tanto na casca ou cozido se for ao micro-ondas torna-se numa pequena bomba de vapor, o mesmo se passa com uma batata (que tem de ser sempre picada antes de ir ao micro-ondas).
Usos ideais para o Micro-ondas
- Aquecer ou reaquecer líquidos, desde água para fazer massa, café, tudo o que tenha um grande conteúdo de água é facilmente aquecido por um micro-ondas.
- Para descongelar alimentos, com a exceção de alimentos muito sensíveis ao calor, tal como marisco, certos tipos de peixe que devem ser cozinhados diretamente vindos do congelador, a maiorias dos congelados podem ser descongelados facilmente e sem problemas no micro-ondas.
- Reaquecer comida, sim comida reaquecida já não é bem a mesma coisa, mas levar ao forno ou frigideira muitas vezes só torna algo mole em uma papa, o micro-ondas é uma boa forma de reaquecer comida já feita.
- Com o uso de utensílios para micro-ondas podem expandir as suas capacidades, por exemplo uma panela de arroz para micro-ondas tira a necessidade de terem um cozedor de arroz ou fazer arroz no forno e visto ser um micro-ondas, depois de teres as quantidades e tempos certos vais conseguir fazer arroz sempre perfeito, sem o perigo de queimar ou esqueceres dele.
- Comida criada para micro-ondas, alimentos feitos de propósito para serem cozinhadas em micro-ondas são excelentes, quem nunca usou um pacote de pipocas para micro ondas, 3 minutos e saem sempre perfeitas!
Dicas para utilizar um Micro-ondas
- Nada de pratos com múltiplas camadas o preferível é sempre uma camada bem dispersa assim tudo cozinha por igual.
- Num micro-onda a comida aquece de fora para dentro, logo alimentos ou comida que for mais fina no centro e volumosa as bordas tende a aquecer mais por igual, mesma coisa com liquidos é preferivel aquecer metade do tempo, abrir o micro-ondas e mexer e cozinhar mais o restante tempo.
- Cada micro-ondas tem uma distribuição diferente das suas ondas dentro dele, logo se um bolo não crescer bem no micro-ondas, ou alguma coisa aquecer mal experimenta elevar um pouco a comida (pondo por exemplo um prato virado ao contrario por debaixo) para ver se mais alto tem uma distribuição mais uniforme.
- Nada de levar recipientes metálicos, porcelana (pode ter metal), plásticos ou cristais, a exceção claro é por exemplo plásticos para micro-ondas, ou recipientes metálicos se só estiveres a usar uma função como grelhador que o teu micro-ondas tenha.
- Aproveita o vapor que se cria para impedir os alimentos de ficarem desidratados no micro-ondas, por isso é sempre boa ideia cobrir com película aderente ou com um prato virado ao contrário, mas não cubram com uma tampa hermética, esta pode tornar o que estiver lá dentro numa pequena bomba de vapor.
Então esqueci-me de alguma boa dica? Digam da vossa justiça nos comentários :)