in

Diferença entre uma Posta e um Filete

Este género de artigo aparece sempre porque alguém vem fazer-me uma pergunta (humm se calhar devia abrir tipo um forum para fazer perguntas heheh talvez no futuro), neste caso com o bacalhau, qual é a diferença entre uma posta e um filete?

Bem não é preciso ser só no bacalhau, para praticamente todos os peixes, a resposta curta é que um filete tende a ser um corte no sentido do peixe, tende a ser mais fino e a não ter ossos, enquanto que uma posta tende a ser um corte transversal de um peixe através da espinha, tende logo a ter espinha ou um pedaço do osso da espinha e pele.


Exemplo de um filete de salmão.


Exemplo de uma posta de salmão a ser cortada.

Agora porque é que eu disse que era a resposta curta, bem, porque depende do peixe e em alguns casos um filete também pode pode original de uma posta, por exemplo num peixe pequeno, vamos dizer um carapau se não te servirem inteiro, a única outra forma é retirando a carne e servindo 2 filetes de carapau, cortar na diagonal não faz sentido só ia criar uma mini posta.

Mas num peixe grande, como salmão, atum ou bacalhau, ai sim podemos ter postas ou filetes, mas por exemplo num salmão se cortares uma posta grande aberta em metade e retirares os ossos e pela ficas com um filete fino ou ainda uma posta? eu diria um filete fino, porque já não tem os ossos, eu faço isso por exemplo quando quero fazer um poke com salmão ou atum, para conseguir cortar cubos de peixe.


Será que são 2 filetes ou 2 postas sem espinha?

Noutro sentido um filete dependendo do corte pouco depois da cabeça pode ser bastante alto e uma posta se for da cauda de um peixe tipo peixe espada pode ser não muito alta.

Acho que devemos ver os filetes e postas mais na forma como queres preparar o peixe e como queres apresentar o peixe do que se o corte é realmente um filete ou uma posta, se o peixe é frágil muitas vezes é boa ideia cozinha-lo inteiro, ou com uma parte da espinha e pele, isso vai ajudar ao peixe manter um pouco da sua estrutura ao cozinhar, ou se fores cozinhar um peixe mais rijo por muito tempo como numa caldeirada é sempre boa ideia cozinhar o peixe inteiro ou em postas.

Se fores usar peixes mais rijos ou a preparação é mais cuidada como feita em vapor ou frita num polme ai sim um filete é uma excelente tipo de corte.

Mais um exemplo, com a pescada que é um peixe bem rígido, podes usar os filetes para fritar num polme com limão e ficam fenomenais ou podes usar as postas numa caldeirada ou estufadas que também aguentam muito bem.

E para finalizar e como resposta a pergunta sobre o bacalhau normalmente este é cozinhado em postas, muito porque tendes a ter uma porção maior, e o osso e pele dão estabilidade a posta e logo esta cozinha melhor, um filete de bacalhau é mais difícil de cozinhar e tem mais tendência a desfazer dai que muitas vezes o filete é mais usado com um polme e frito ou desfeito e desfiado para outros pratos.

Ah e também mesmo estes sendo os cortes mais comuns, tal como na carne existem muitos mais cortes e subsecções dos peixes, em especial com peixes grandes como o atum ou por exemplo no bacalhau tens as bochechas ou na pescada nas costas tens os lombos.

Espero que tenham gostado e até a próxima! ;D

Deixa o teu comentário :)

Baba Ghanoush

Triplo Hambúrguer Esmagado