in

Diferenças entre o Típico Natal em Portugal e no Brasil

Mais outra pergunta tornada artigo ;D Queriam saber algumas das diferenças do Natal em Portugal e no Brasil, bem eu não sou nenhum perito da culinária brasileira, mas algumas das diferenças são óbvias e interessantes, por isso nada como partilhar algumas das maneiras que o Natal é tão semelhante em ambos os países e algumas das diferenças, de notar que eu vou ser um pouco generalista, visto que o Natal muda de norte a sul de Portugal, da mesma forma que um Natal em Mato Grosso de certeza quem tem algumas diferenças do que um em Santa Catarina, não é!

As Estações do Ano pelo Natal são Diferentes

Pois é, aqui em Portugal no hemisfério Norte, Natal é sempre o início do Inverno, e se possível a volta da lareira ou num sítio quentinho, viaja-se mais para norte do país e até podes ter neve, aliás muitas vezes estas ocasiões e oportunidades de festa fazem toda a diferença numa altura do ano que tende a ser mais tristonha, o pessoal bebe vinho quente, come comida mais rica com a família e ganha um pouco de alegria. No entanto se viajarmos mais para sul, no hemisfério Sul no Brasil é o princípio do Verão, não é preciso lareira é preciso é “malhar” para ir estrear o novo bikini na praia hehehe, só isso faz uma enorme diferença, ninguém vai estar a pensar em beber sumo de fruta ou caipirinhas por Portugal, logo no Brasil é muito mais comum o Natal ser na Praia, no Quintal, com os amigos.

Os Costumes e a Religiosidade são Diferentes

A cristianidade pode ser comum, mas por Portugal a influência é mais solene, as missas, os presépios, até as árvores de Natal, decorações é tudo um pouco mais formal e tradicional, até pessoas não religiosas seguem muitas das tradições que originaram nas “recomendações” da igreja e comem bacalhau e polvo para fugir as carnes, tudo em casa, com a familia.

No Brasil para além da natural diferença cultural, o Natal parece ser mais relaxado, a igreja está lá na sua maneira, mas acaba por ser uma celebração mais leve e informal, com troca de presentes entre familiares e colegas de trabalho, como disse em cima em família e com amigos e muitas vezes ao ar livre, sendo a decoração mais alegre, muitas vezes com as cores da bandeira brasileira.

E Claro a Comida é Bastante Diferente

As culinárias de ambos os países são muito semelhantes, muitas vezes a receita é exatamente a mesma mas os ingredientes é que são diferentes, mas sendo duas estações do ano completamente diferentes, não faz sentido comer pudins e doces pesados, sopas e cozidos quando estão 30ºC não é comum no Brasil como em Portugal quando se chega a essas temperaturas, logo no Brasil escolhe-se peru, frango, farofa, arroz a grega, vai-se por sobremesas mais leves como pavês e pudims (não estou a falar de pudim de ovos) e até algumas influências japonesas e italianas com bolos como panetone.

Em Portugal é pesado! Muito pesado, mas não se quer de outra forma, é muita comida, muitos doces, acho que muito disso é o reflexo que quer-se pelo menos uma vez por ano ter muita fartura e não vai faltar nada a ninguém, claro que pela mesa vamos ter 80% das vezes algum prato tradicional de bacalhau, cozido ou assado, mas também é comum, borrego, peru, polvo, até frango nas ilhas, seguido de uma explosão de doces super ricos, como rabanadas, filhós, azevias, aletria, arroz doce, leite creme, bolo rei, tronco de natal, broas, todo o género de sonhos, com muito açúcar e canela por cima!

Finito! Já agora o doce da imagem principal é de um fabuloso pudim de tapioca brasileiro, olhem para aquilo, parece uma obra de arte hehehe, espero que tenham gostado e já agora sendo português ou brasileiro que tradições é que acham mais importantes e que não podem faltar no vosso Natal, digam nos comentários!  Feliz Natal!

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Hugo e sua equipe; Parabéns pelo lindo texto, referente as diferenças entre o Natal português e brasileiro! Como você disse, das diferenças entre as regiões do país, aqui também temos isso e complementando, aqui no estado de S.Paulo onde moro, o pudim mais famoso é o tradicional pudim de leite. Mas para meu paladar o de tapioca e de leite, são deliciosos! Como filha de pais portugueses, adoro os pratos portugueses e se fizermos um belo cozido aqui em casa, -pelo Natal- mesmo com o calor eu dispenso o perú, ou tender ou chester! rsrs Ainda bem, que tudo é magnífico, delicioso!!! Um Santo Natal à todos vocês e um Novo Ano, de muita prosperidade!
    Carminda

    • Awww obrigado! ;D Sim um cozido vai sempre bem, mesmo que como é um prato rico em carnes e enchidos por razões religiosas hehehe, não é tão comum pelo Natal, mas antes e depois do Natal não falta um belo cozido :) Feliz Natal e um excelente Ano Novo cheio de felicidade!

    • Heheheh mesmo, muita gente esquece que as estação não são iguais em Portugal e no Brasil hehehe e logo algumas tradições acabam por ser diferentes :)

Deixa o teu comentário :)

Tradicional Borrego Assado no Forno

Arroz Doce de Restaurante