in

Pudim de Tapioca Granulada

Quem é que não adora tapioca, hehehe eu sei de muita gente, mas eu gosto e para além da maravilhosa papa de tapioca, existem milhares de outras receitas com tapioca, esta por acaso tem graça eu tinha um pacote de tapioca granulada quase a sair do prazo de validade e estava a procura de uma boa receita… bem… o pacote tem uma receita de um pudim de tapioca… hummm pudim de tapioca… mas a receita é tão bizarra… hummmm

Tenho que dizer que o resultado final está aprovado, tem uma textura claro diferente da tapioca caramelizada, mas como leva leite de coco tem aquele sabor característico de um pudim de coco, muito popular no Brasil, eu gostei mesmo que é um daqueles docinhos que só preciso de uma fatia para ficar contente hehehehe vamos a isto! ;D

Receita de Pudim de Tapioca Granulada

Pudim de Tapioca Granulada

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Difícil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita deliciosa de pudim com uma cobertura de tapioca caramelizada com um creme suave com aroma a coco.

Ingredientes

  • Tapioca Granulada – 125gr
  • Leite – 600ml (Meio-Gordo)
  • Coco Ralado – 50gr (+/- 4 Colheres de Sopa)
  • Leite de Coco – 400ml (2 Garrafinhas)
  • Leite Condensado – 200ml (1 Lata)
  • Ovos – 6
  • Manteiga – 10gr (+/- 1 Colher de Sopa, Derretida)
  • Açúcar – 200gr
  • Água – 80ml

Instruções

  1. Começa por juntar numa tigela grande 125gr de tapioca granulada, 600ml de leite meio-gordo e 50gr de coco ralado, deixa de molho a temperatura ambiente por pelo menos umas 4 horas para a tapioca ter tempo para hidratar completamente.
  2. Quando a tapioca estiver bem hidratada, começa a preparar um caramelo para a forma de pudim, num pequeno tacho junta 200gr de açúcar e 80ml de água, deixa aquecer lentamente em lume médio/baixo, vais ver que aos poucos a mistura vai começar a engrossar e vais passar de um liquido transparente para um amarelado, quando ficar com uma cor a dar para o amarelado/castanho, está na altura de retirar do lume.
  3. Deita o caramelo numa forma de chaminé, nota que tem de ser uma forma que dê para pelo menos uns 3 litros, não é preciso forrar a forma, mas eu forrei porque esta era a minha maior forma de chaminé e ela já não veda bem o fundo, ao forrar, ela fica bem vedada.
  4. Pré-aquece o forno a 180ºC e aquece um pouco de água, porque vais cozinhar em banho-maria.
  5. Separa as gemas das claras, bate as claras em castelo e deixa de parte (é boa ideia bater as claras sempre primeiro, assim não tens de lavar o batedor para bater o resto da mistura, porque para bater claras em castelo precisas sempre de uma batedeira limpa e seca)
  6. Junta a mistura de tapioca e leite, 400ml de leite de coco, 200ml de leite condensado, as 6 gemas de ovo e 10gr de manteiga, bate a mistura até a tapioca estar bem misturada sem grandes grumos de tapioca.
  7. Adiciona as claras em castelo, envolve esta na mistura sem bater, tu queres uma mistura bem fofa, deita esta então na forma, bate uma vezes o fundo da forma para evitar teres bolsas de ar na mistura.
  8. Deita água quente numa travessa/tabuleiro no forno e de seguida põe a forma com o pudim dentro da travessa/tabuleiro com água, tapa o pudim com papel de alumínio
  9. Leva a assar por +/- 1 hora (comigo foram 56 minutos e eu só pus o alumínio perto do fim, por isso queimei um pouco o topo, mas como topo é fundo, nem se nota heheheh), pica com um palito se este sair seco o pudim está bom, também podes agitar este um pouco, se ele estiver todo cozido ele vai balançar como um pudim/gelatina, se ele não estiver ele vai escorrer.
  10. Retira do forno e deixa esfriar, depois cobre de película aderente e leva ao frio, isto vai fazer o pudim perder um pouco de volume, ficar mais firme e descolar da forma, desenforma frio, bom apetite e Feliz Páscoa! ;D
Notas: Eu usei a tapioca da Condi, esta não tem esferas perfeitinhas é mais granulada e logo acho que o pó da tapioca acaba por ser absorvido melhor pelo liquido, enquanto que a tapioca mais perfeitinha em bolinhas tem uma melhor textura e aspeto, mas para este pudim serviu perfeitamente!

Como extra eu usei a receita do pacote, mas é uma receita que não divide ingredientes das instruções, tens de reler a receita várias vezes ou fazer uma lista dos ingredientes a parte, depois usa colheres e taças com gramas e mililitros, que confusão e por fim pede para pré-aquecer o forno antes de hidratar a tapioca por 4h, vamos ter o forno a bombar por 4 horas? Bem vai estar bem quentinho, esse não é um bom formato de receitas, eu sei… eu sou um perito, ai ai ai maria :P

Esta receita de Pudim de Tapioca Granulada foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3568 kcal・Gorduras: 178 g・Hidratos de Carbono: 435 g・Proteínas: 83 g

Deixa o teu comentário :)

Especial Receitas da Páscoa Simples e Deliciosas

Folar Doce da Páscoa