Para hoje tenho um artigo bem interessante, quem não gosta de um bom panado, peixe, carne, até vegetais ficam deliciosos ou cobertura de caçarolas e diversos doces, depois de bem fritos ou assados, ficam fantásticos, mas sem contar com receitas que pedem um tipo especifico de pão, normalmente usas-se qualquer pão tostado e ralado, mas será que podemos fazer melhor?
Eu diria que podemos dividir pão ralado em 2 fases:
O tamanho do grão ou melhor o quanto e como é ralado o pão – Tradicionalmente panko ou pão ralado japonês é feito com um tipo especifico de pão branco ralado de uma forma muito especifica de forma a criar uma textura estaladiça e fofa, logo a forma como é ralado cria texturas diferentes.
Quanto mais ralado estiver o pão mais parecida vai ser a utilidade em relação a algo como farinha, por isso se queres algo muito fino ou misturar num preparado ou molho, então queres ralado finamente, se queres mais textura, se queres um sabor mais rústico ou se vai simplesmente ser dissolvido então escolhe um ralado mais grosso.
O estilo e tipo de pão escolhido – Não só pela textura do pão mas também pelo sabor do pão, um pão mais rústico com um toque de acidez como o pão Alentejano cria um pão ralado muito diferente que um pão ralado de pão carcaça.
O pão também ajuda, podes escolher pães com sabores e texturas diferentes, para cobertura de um doce migalhas de por exemplo brioche tostado ou croissant tostado pode criar uma textura deliciosa, ou para carne de porco que tende a não ter um grande sabor, adiciona migalhas de pães com sabores fortes como pão Alentejano ou pão de Mafra ou escolher Pão Alemão vai dar ás migalhas um sabor muito mais interessante e logo um sabor muito mais interessante ao panado.
Pão Ralado Comercial
Pão Ralado Comum – Feito a partir de pão branco comum, seco e ralado finamente, tende a ter uma cor clara, ao cozinhar cria uma textura bem estaladiça e crocante.
Pão Ralado Tostado – Feito a partir de pão branco comum, tostado e ralado finamente, tende a ter uma cor acastanhada, ao cozinhar cria uma textura bem estaladiça e crocante com um sabor mais fumado.
Pão Ralado Temperado – Feito a partir de pão branco comum, seco e ralado finamente misturado com ervas secas e por vezes especiarias, ao cozinhar cria uma textura bem estaladiça e crocante.
Panko – Feito a partir de pão de forma japonês, tostado, ralado em laminas e depois seco, tende a ter uma cor branca para a variedade tradicional e uma cor amarelada para a variedade Tan Panko que é feito com todo o pão de forma japonês incluindo a crosta amarelada, ao cozinhar cria uma textura mais leve e estaladiça, também tende a absorver menos óleo ao fritar.
Pão Ralado Caseiro
Pão Ralado Fresco – Feito a partir de pão branco comum, ralado finamente, tende a ter uma cor clara, ao cozinhar não é bom para fritar porque não está seco mas é bom para adicionar em almôndegas ou bolo de carne.
Podes também agarrar nesse pão ralado fresco e tostar, fritar, assar para criar variações.
E já está, tens mais dicas com pão ralado, diz nos comentários e até a próxima! :D