in

Truques e Dicas com Espargos

Espargos são um vegetal delicioso e bastante flexível no seu sabor e textura e no que se pode fazer com ele no entanto é bom ter alguns cuidados a preparar e cozinhar os espargos se queres que estes fiquem deliciosos.

Como Escolher e Guardar Espargos

Ao comprar tu queres espargos firmes, brilhantes com as pontas fechadas e completa, mudanças de cor e especialmente o aspeto da ponta onde foi feito o corte, se tiver uma cor estranha ou estiver seco ou murcho então não escolhas, nota também que existe 3 tipos de espargos, os tradicionais verdes, brancos e roxos, são todos a mesma planta, apenas os brancos são cultivados sempre sem exposição do sol e os roxos com uma pouca exposição, a diferença é que os brancos e roxos tendem a ser ligeiramente mais tenros e um sabor mais suave que os espargos verdes que tem um sabor mais intenso e por vezes uma pele um pouco mais dura.

Preparar os Espargos

  • Lava os espargos depois nota se a pele é demasiado dura, se for podes descascar um pouco da pele (com um descascador de espargos, um descascador normal ou uma faca) para teres um espargo cozinhado mais tenro, especialmente se fores saltear, grelhar ou assar, se fores cozer ou cozer em vapor isso tende a tornar a pele mais suave e menos resistente.
  • Corta um pouco a ponta do espargo ou podes partir com os dedos se for um espargo verde, depois se queres todos do mesmo tamanho podes agrupar num grupo e cortar um pouco mais as pontas para ficarem todos com o mesmo tamanho, mas isso é totalmente opcional.
  • Podes também se fores saltear ou fritar podes cortar depois em pedaços, tradicionalmente na diagonal, cada espargo fica em 3 pedaços.

Cozinhar os Espargos

  • Para cozer ou cozer a vapor o melhor é fazer isso com os espargos em pé, porque o caule tende a ser um pouco mais duro por isso se este estiver mais perto do calor este cozinha mais que a ponta que é mais tenra e precisa menos do calor.
  • Para fritar, grelhar, saltear, vais fazer estes de lado, vai virando para cozinharem por igual, toma cuidado que os tempos vão ser entre 3 a 5 minutos dependendo da grossura dos espargos tempera no fim.
  • Para assar o melhor é espaçar num tabuleiro, temperar com sal e se calhar um fio de azeite e deixa assar a uns 200Cº por uns 10 a 20 minutos dependendo da grossura dos espargos.

Dicas e Truques com Espargos

  1. Não cozinhes demasiado os espargos se estes estão firmes mas um garfo penetra com facilidade é o ponto certo, cozinhar demasiado tira o sabor todo dos espargos.
  2. Depois de cozinhado põe um pouco de sal, pimenta e azeite por cima, ou um pouco de manteiga ou alho que complementam muito bem os espargos.
  3. Espargos não aguentam muito tempo depois de comprados, não deixes mais do que 3 dias no frigorifico e fora de qualquer saco soltos.
  4. Se os espargos estão moles, podes tornar estes um pouco mais rijos pondo estes em água gelada de pé, coberto de pelicula aderente e deixa no frigorifico por 1 ou 2 horas.
  5. Não uses espargos em cozinhados lentos ou de longa duração porque os espargos são desperdiçados nestes género de pratos.
  6. Se comprares espargos de lata (VERGONHA!!! hehehe estou a brincar), abre a lata por debaixo! Porque assim podes retirar os espargos sem danificar as pontas.

Espero que tenham gostado dos truques e dicas e que tenham dado jeito para os vossos próximos cozinhados com espargos! Oh meu deus tive um flashback do sumo de espargos!!!!! hehehe Até a próxima não se esqueçam de fazer uns likes e umas partilhas! obrigado! :)

Deixa o teu comentário :)

Arnott’s Tim Tam

Lasanha de Atum