in

Tudo sobre Licores

dicas-e-truques-com-licores

Licor é uma bebida alcoólica doce, geralmente um álcool misturado com algo doce (açúcar, mel, etc) e misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes ou cascas de árvores. De alto teor alcoólico tendo um teor que varia entre os 20% e os 28% de volume. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições, também muito comum em bombons.

Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida. Visto a incluírem álcool e açúcar não é necessária a adição de corantes ou conservantes. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.

Alguns dos licores mais famosos em Portugal são: Licor de Ginja (ou Ginjinha, claro com elas!), Licor Beirão, Licor de Singeverga, Groselha, Licor de Amora, Licor de Maracujá, Amêndoa Amarga, Ponche, Licor Serrão, Zimbromel, Medronho, Licor de Café, Encharcado de Aniz, Absinto, Tripeirinho, Licor de Poejo ou Licor de Limão.

ervas-e-frutas-usadas-em-licores

Aqui vão umas dicas para quando quando quiserem fazer o vosso licor caseiro

  1. Se fores macerar frutos ou ervas faz sempre isso em frascos de vidro transparentes e bem lavados, para não adulterar o sabor.
  2. De preferência, usa também um funil de vidro para transferir os líquidos ou deitar para dentro de garrafas
  3. Com algumas exceções (Licor de Ginja ou Aniz tu queres que a ginja ou o aniz esteja dentro da garrafa a desenvolver o sabor), tu queres que o licor seja transparente com um tom ou cor límpida, para isso é importante filtrar o licor diversas vezes, usa para isso filtros de papel.
  4. Normalmente os licores podem ser tomados logo, mas vale a pena esperar pelo menos uns 2 meses para apurar o sabor de um licor, especialmente um que ainda tenha ingredientes dentro dele.
  5. Um licor é uma bebida alcoólica de alto volume, mesmo que a doçura mascara o álcool deve como todas as bebidas, ser tomada com moderação.
  6. Devido ao álcool, para ser usado em culinária se for sujeito a temperatura alta o álcool vai evaporar, logo se queres um bolo ou prato mais alcoólico e adulto põe no fim da confeção ou na altura de servir, mas se queres usar o licor só pelo gosto põe no principio e só o gosto do licor é que vai permanecer.

Deixa o teu comentário :)

Cheesecake de Framboesas

Timbale de Café