in

Sopa de Agriões

Eu sei estamos em Setembro e eu estou numa de sopas, mas estava a apetecer e sopa de agrião é uma das minhas sopas favoritas, não só é um clássico da cozinha portuguesa, mas é uma sopa fácil de fazer e deliciosa.

A ideia por detrás de uma sopa de agrião é super simples e similar a um típico caldo verde, tens por um lado um creme suave e adocicado, no caso da sopa de agrião é uma base doce de abóbora e cenoura e no caso do caldo verde uma base cremosa de batata, com os agriões ou a couve a servir de contraste tanto de sabor como de textura, vamos a receita!

Receita de Sopa de Agriões

Sopa de Agriões

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita clássica portuguesa de sopa de agriões.

Ingredientes

  • Agriões – +/- 150gr
  • Cenoura – 3
  • Abóbora – +/- 500gr
  • Alho Francês – +/- 150gr Meio Talo (A Parte Branca)
  • Grão-de-Bico – 20gr
  • Azeite – Uns Fios
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Corta a cenoura, abóbora, alho francês em cubos pequenos e junta a uma panela, seguido do grão-de-bico, um fio de azeite e uma pitada de sal, deixa refogar uns 2 minutos não é para caramelizar nada só suavizar um pouco.
  2. Aquece água e junta esta a panela só o suficiente para cobrir os vegetais, vais ajustar mais tarde a água, mais vale pôr a menos e podes adicionar mais tarde do que adicionar a mais e tens uma sopa demasiado liquida.
  3. Cozinha uns 15 a 20 minutos num lume médio, muito porque a abóbora precisa de algum tempo para cozinhar completamente, aproveita e lava os agriões e deixa estes a escorrer.
  4. Prova um pouco dos vegetais para ver se está tudo bem cozinhado.
  5. Tritura então a sopa com uma varinha mágica até ficar tudo bem suave e cremoso, adiciona água até a sopa ficar com a consistência desejada, bem cremosa, adiciona um fio de azeite e ajusta de sal.
  6. Por fim junta os agriões ao caldo corta estes grosseiramente com uma faca ou tesoura, deixa cozinhar uns 5 minutos (ou se não fores servir logo a sopa, podes cozinhar só uns 2 minutos e retira a sopa do lume, os agriões vão acabar de cozinhar), volta a provar a sopa e ajusta de água e sal.
  7. Serve com um fio de azeite ou de natas ácidas, bom apetite!
Notas: Eu acho que nunca medi os ingredientes para uma sopa de agriões, depende muito é uma sopa, por isso leva as minha medidas só como referencia, um pouco mais de alho francês ou um pouco menos de abóbora não vai mudar grande coisa.

Uma sopa tradicional de agriões não leva grão-de-bico, mas eu gosto e tinha uns restos que tinha cozido por isso juntei, nem se nota no sabor final ;D

Esta receita de Sopa de Agriões foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 394 kcal・Gorduras: 11 g・Hidratos de Carbono: 69 g・Proteínas: 13 g

Deixa o teu comentário :)

O Problema da Produção de Tomate

Salada Rápida de Batata e Atum