Um bom truque que aprendi com as saladas de batata japonesas é que uma salada de batata fica melhor se uma parte da batata está aos cubos e outra parte está desfeita como num puré, muito similar a uma salada de ovo japonesa em que uma parte é pedaços de ovo cozido e outra é o ovo cozido num puré, não só cria uma textura mais interessante mas estás a ligar melhor a salada, não tens de usar tanta maionese, queijos creme ou outros elementos.
Esta é uma salada rápida de atum, não tem nada que saber, só tens mesmo de cozer umas batatas novas, picar os legumes e já está, deliciosa, nutritiva e bem fresca, ok, no aspecto pode não ser o mais apetecível mas no sabor é 5 estrelas hehehe! Vamos a receita ;D
Receita de Salada Rápida de Batata e Atum
Salada Rápida de Batata e Atum

Receita simples com inspiração japonesa de uma salada cremosa de batata com atum.
Ingredientes
- Batatas Novas – 8 Pequenas (+/- 250gr)
- Atum – 1 Lata Conserva (+/- 85gr)
- Cebola – 1 Pequena
- Tomate – 1
- Couve Branca – 100gr
- Coentros – A Gosto
- Maionese – 2 Colheres de Sopa
- Azeite – 2 Colheres de Chá
- Vinagre – 1 Colher de Chá
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por lavar e cozer as batatas num pequeno tacho com água fria em lume médio com uma pitada generosa de sal grosso, dependo do tamanho das batatas elas vão demorar uns 8 minutos a cozinhar, pica a batatas com um garfo ou faca se não sentires resistência então estão completamente cozinhadas.
- Escorre as batatas, depois descasca a maior batata e corta as restantes em cubos, deixa de parte.
- Lava e corta o tomate em cubos pequenos, pica os coentros, pica finamente a cebola e couve branca e junta tudo numa taça.
- Esmaga a parte a batata que descascaste para criar um puré, junta este a taça, seguido da maionese, atum escorrido, azeite, vinagre, sal e pimenta.
- Mistura tudo e já está, prova e retifica de temperos, bom apetite!





Notas: Caso não conheçam o que é uma batata nova, batata jovem ou batata precoce, esta é uma batata branca pequena (mas também pode ser vermelha), com uma pele lisa normalmente bem compacta e vendida em sacos nos frigorífico dos supermercados, isto é porque elas são batatas que são colhidas antes de amadurecerem, por vezes até 12 meses antes de maturarem, isso cria uma batata mais frágil que não dura muito tempo (dai ter de ser refrigerada), estas são fantásticas para fritar, assar ou cozer com uma polpa bem densa e cremosa, aliás muitas vezes são cozinhadas inteiras com a pele, porque sendo uma batata mais jovem a pele é mais fina e logo mais agradável de comer inteira.
Esta salada vai apurar com o tempo, por isso se fizeres de manhã, na altura do almoço vai estar muito mais saborosa, por exemplo a couve vai ter tempo de libertar água e ficar mais tenra e a a cebola vai ficar menos picante :)
Esta receita de Salada Rápida de Batata e Atum foi criada inicialmente no Iguaria.com.