Aqui está uma forma deliciosa de cozinhar alho, o alho confitado ou confit de alho é simplesmente cozinhar alho lentamente mergulhado numa gordura, neste caso o nosso clássico azeite, normalmente uma pessoa vai confitar alho quando faz bacalhau ou polvo, porque adicionando alho dás mais sabor ao azeite e sempre aumentas o aroma do bacalhau ou polvo.
No entanto podes também confitar como neste caso porque tinha demasiado alho, visto que confitar vai preservar o alho, também sendo alho já cozinhado, podes comer diretamente ou usar numa série de pratos, podes esmagar e misturar com manteiga para fazer uma manteiga de alho super suave e rica, podes esmagar e usar como cobertura para outros assados ou adicionar no fim depois de estar assado, podes servir diretamente em saladas, podes esmagar e espalhar num pedaço de pão, para além de usar em qualquer coisa que possas usar alho crú, super versátil, doce e delicioso.
Alho confitado normalmente aguenta bem por 1 mês mergulhado no azeite e muitas vezes é o azeite que começa a estragar antes do alho (mudando de cor e começando a cheirar a ranço), mesmo que por aqui não dura nem 2 semanas até desaparecer… magicamente! A receita também foi feita num slow cooker, mas podes fazer sem problemas no fogão, é só 1 hora no lume mais baixo possível e no slow cooker é umas 3 horas (porque este consegue criar um calor mais baixo ainda), também tenta arranjar alho que tenha dentes de mais ou menos o mesmo tamanho não queres dentes de alho demasiado pequenos começarem a dissolver. Vamos a receita!
Receita de Alhos Confitados em Azeite
Ingredientes
- Alho – 8 Cabeças de Alho
- Azeite – A Olho (+/- uns 300ml)
- Louro – 2 Folhas
- Sal – Uma Pitada (Opcional)
Instruções
- Desfaz as cabeças de alho, descasca cada dente, esmaga uns 2 dois dentes só para dar um pouco de aroma a alho ao azeite, deite estes num pequeno tacho ou slowcooker, junta uma folha de louro e uma pitada de sal (opcional, porque se não tiverem sal podes usar em mais coisas se salgares podem depois ficar demasiado salgados para alguns pratos e sal podes sempre adicionar mais tarde, mas é sempre difícil tirar).
- Leva ao lume o mais baixo possível, no fogão, vais deixar cozinhar por pelo menos 1 hora até os alhos mudarem de cor (no slowcooker umas 3 a 5 horas), para saberes se estão ao teu gosto é simples, tira um e prova, quando estiver bom para ti, retira tudo para frascos com o azeite.
- Podes guardar de fora por 1 a 2 semanas sem problemas, ou 1 mês no frigorífico, nota que no frigorífico o azeite pode aglutinar, mas isso não tem problema nenhum é só a gordura do azeite começar aos poucos a separar, se levares a um pouco de calor ou só tirar do frigorífico o azeite volta ao normal.
- Também esse azeite é para usa! É azeite de alho, nada de deitar fora azeite, azeite é caro e azeite aromatizado de alho é ainda mais caro, aproveita agora que tens, vais ver que os teus pratos vão ter um toque especial ;) Bom Apetite!
Dicas: Podes sempre adicionar uns ramos de tomilho, oregãos, alecrim, podes juntar especiarias, para fazer a tua variação, mas noto que ao adicionar mais ervas e especiarias vais criar um aroma especifico, desta maneira os alhos confitados só tem o aroma basicamente do alho e logo podem ser usadas em mais pratos.
Ficha da Receita
Alhos Confitados em Azeite
Receita clássica para confeitar alhos em azeite, ou cozinhar lentamente alho mergulhado em azeite.
Ingredientes
- Alho – 8 Cabeças de Alho
- Azeite – A Olho (+/- uns 300ml)
- Louro – ” Folhas
- Sal – Uma Pitada (Opcional)
Instruções
- Descasca os dentes de alho e leva a um pequeno tacho com uma folha de louro, cobre de azeite e leva ao lume baixo por pelo menos 1 hora até o alho ficar cozinhado, doce e tenro, bom proveito.