Eu já fiz tantas variações da Bolonhesa que já nem sei qual é a minha favorita, verdade seja dita eu até gosto da capacidade de variar, é aborrecido seguir sempre a mesma receita, por isso para hoje temos outra variedade, esta basicamente é uma bolonhesa quase sem molho o que dá um certa textura mais rústica que eu até gostei!
Eu ia fazer com massa udon, mas acabei por usar noutro prato por isso foi com o clássico esparguete, e sim eu misturei tudo hehehe, só para a foto é que fica melhor assim e claro podes sempre polvilhar com um pouco de queijo parmesão se tiveres!
No geral esta foi uma receita rápida, deliciosa e descomplicada de bolonhesa, boa para quem prefere algo um pouco mais rústico com tudo em pedaços grandes em vez de uma bolonhesa mais triturada, vamos à receita então! :D
Receita de Esparguete com Bolonhesa de Tomate Rústica
Esparguete com Bolonhesa de Tomate Rústica

Nada como uma bela bolonhesa bem rústica para variar, é daqueles pratos que agrada sempre grego e troiano! :D
Ingredientes
- Esparguete – 200gr
- Carne de Vaca – 200gr (Picada)
- Chouriço – 2 Fatias
- Tomate Pelado – 3
- Cebola – 1
- Alho – 3 Dentes
- Cenoura – 1
- Azeite – Uns Fios
- Manteiga – Uma Noz
- Oregãos – Uma Pitada
- Paprika – Uma Pitada
- Molho de Soja – Um Fio
- Pimenta Caiena – Uma Pitada
- Pimentão Doce – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por preparar o esparguete, numa panela com bastante água a ferver e uma pitada de sal adiciona o esparguete, deixa cozer até ficar tenro, depois escorre e tempera com um pouco de manteiga.
- Enquanto o esparguete coze, numa frigideira com um fio de azeite, adiciona a cebola, cenoura, alho e chouriço, tudo picado grosseiramente, tempera com uma pitada de sal e deixa fritar até a cebola ficar dourada, uns 10 minutos. 3 Adiciona então a carne picada seguida de uma pitada de oregãos, paprika, pimenta caiena, pimentão doce, pimenta e sal, deixa cozinhar a carne até esta ficar bem caramelizada, mais uns 10 minutos.
- Por fim adiciona o tomate pelado em cubos com um fio de molho de soja, deixa cozinhar lentamente por uns 15 minutos, sempre mexendo, até a frigideira começar a secar, o tomate ficar saboroso e tenro, finalmente, prova e retifica de temperos.
- E está pronto, serve a bolonhesa por cima do esparguete, podes polvilhar um pouco de queijo por cima antes de servir e claro como sempre, bom apetite!

Notas: Se o tomate pelado tiver muito molho, ou usares tomate triturado, não tem problema, apenas deixa cozinhar mais tempo e deixa a bolonhesa reduzir, não têm problema nenhum e só ficas com uma bolonhesa ainda mais saborosa.
Para o tomate pelado eu recomendo tomate pelado de lata, ir pelar tomate fresco também não têm problema, mas este vai ser sempre mais duro e vai ter mais líquido.
Esta receita de Esparguete com Bolonhesa de Tomate Rústica foi criada inicialmente no Iguaria.com.

