Aqui pelo Iguaria temos várias versões desta receita, é super simples com inspiração do Leste da Europa, basicamente é um cozido de salsichas frescas, couves e mais uns legumes, não têm absolutamente nada de complicado, só a apresentação é que demora um pouco porque o habitual é enrolar as salsichas nas folhas de couve lombarda, isso não só dá um sabor fantástico ás coves mas torna estas uma espécie embrulho com um recheio de salsichas.
Mas esse processo de enrolar as salsichas só acrescenta mais um passo, que é escaldar as couves para estas ficarem mais maleaveis e logo mais faceis de enrolar, e depois de enroladas, podes prender com palitos ou neste caso usei cordel e levar tudo a um tacho com todos os outros legumes e cozer até tenro, tão simples quanto isso!
Ahhh e também aproveitei depois a água de cozedura para fazer um arroz de cenoura também super aromático com todos os aromas do caldo, este é um prato fantástico para o Inverno bem reconfortante :D Vá vamos á receita! E Feliz Natal!
Receita de Salsichas Frescas Enrolada em Couve Lombarda Cozida
Salsichas Frescas Enrolada em Couve Lombarda Cozida

Quando queres fazer uma jantarada de Inverno para a familia, nada como umas salsichas frescas enroladas em couve lombarda, são deliciosas e não dão trabalho nenhum a preparar!
Ingredientes
- Salsichas Frescas – 6 (500gr)
- Couve Lombarda – 1
- Alho – 6 Dentes
- Cenoura – 4
- Nabo – 1
- Linguiça Picante – 3 (90gr)
- Arroz Vaporizado – 2 Copos
- Azeite – Uns Fios
- Vinho Branco – 1 Copo
- Louro – 1 Folha
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por lavar a couve bem e desfaz esta em folhas.
- Agora vais escaldar as folhas de couve para tornar estas mais tenras e maleáveis, adiciona numa panela bastante água e leva a um lume médio alto.
- Quando a água começar a ferver adiciona as folhas de couve, provavelmente não vais conseguir pôr todas, não têm problema, faz umas quantas de cada vez, cozinha estas por uns 5 minutos e depois retira da água e adiciona mais couves até escaldares todas as folhas, deixa estas a escorrer e arrefecer um pouco.
- Retira a panela do lume, mas não deites a água de escaldar as couves fora, adiciona nesta as cenouras descascadas e cortadas grosseiramente (deixa meia cebola picada de parte para juntar ao arroz) eu fui por palitos, mas podes cortar ao gosto, seguido do nabo descascado e também cortado em nacos grandes, cinco dentes de alho descascados e a linguiça sem a sua pele e cortada em tiras também.
- Agora vais aparar as folhas de couve, retira o caule (não deites fora) para ser mais fácil embrulhar a couves, agora vais usar duas folhas por cada salsicha, embrulha enrolando :D
- Por fim fixa a couve usando palitos ou um pouco de cordel, desta vez fui por cordel e dispõe no tacho, repete até não teres mais salsichas.
- Este é um extra heheheh, mas não precisas de deitar os caules fora, corta estes numa juliana fina e junta á panela, vais ver que vão ficar bem tenros.
- Agora tempera com sal e pimenta (eu tempero como se fosse uma sopa) e um copo de vinho, se a água não cobrir tudo, adiciona um pouco mais de água.
- Leva a um lume médio baixo a cozer por uns 25 a 30 minutos a partir do momento que está a ferver.
- Quando estiver tudo bem cozido e tenro, prova e retifica de sal e pimenta e deixa tudo no caldo.
- Por fim prepara o arroz, num pequeno tacho à parte junta a meia cenoura picada, um dente de alho picado, um fio de azeite e dois copos de arroz, seguido de uma pitada de sal (não muito porque o caldo também já vem temperado), deixa fritar um pouco em lume médio até o arroz ganhar cor.
- Agora tira 4 copos de líquido da cozedura das couves e deixa cozinhar até ferver, depois baixa o lume, tapa e deixa cozinhar por uns 12 minutos.
- Prova o arroz e retifica de temperos se achares necessário e já está pronto a servir, escorre os rolos de couve com salsicha com um pouco de cenoura e linguiça, com umas colheres do arroz, bom apetite e Feliz Natal!









A quantidade de água é um pouco a olho, mas nota que não interessa muito se é um pouco menos ou um pouco mais, isto é um cozido, toma é cuidado de não deitar a água fora mesmo depois de cozinhares tudo, porque podes usar essa água num arroz, numa massa, numa sopa :D
Podes tornar o caldo mais rico adicionando um pouco de caldo de legumes, galinha ou carne (sim todos funcionam bem), como também mais especiarias como paprika, cominhos, pimenta caiena, malaguetas ou salsa. De notar que na minha opinião pessoal, este prato fica mesmo bom assim com um tempero mínimo, o aroma vem acima de tudo dos legumes e das salsichas/linguiça.
Em vez de fazeres um arroz com o caldo podes facilmente usar este e os restos de legumes para fazer uma sopa fantástica!
Se não estás com paciência para montar este prato, podes literalmente atirar tudo para o tacho e cozer, não é tão bonito, mas o sabor vai ser exatamente o mesmo!
Esta receita de Salsichas Frescas Enrolada em Couve Lombarda Cozida foi criada inicialmente no Iguaria.com.

