Eu adoro este género de pratos de carne na panela de pressão, simplesmente são o género de coisas perfeitas para usar a panela de pressão, não só isso um pouco como é uma receita simples é só temperar a carne, alourar esta um poco, adicionar uns legumes e deixar cozinhar até tenro, nada que saber e num instante tens um pedaço de carne super bem temperado e tenro que podes usar para mil e uma refeições.
A carne é um corte do acém, este é um pedaço menos nobre sendo do ombro, mas ainda razoável para bifes mas como é uma carne um pouco mais fibrosa, perfeita para cozinhar na panela de pressão, em especial se tens um naco com ainda alguma gordura que só vai tornar tanto a carne como o molho mais saborosos.
Neste caso a base para o molho e tempero foram uns cogumelos e vinho branco, logo o molho final ficou super rico e concentrado, ficou mesmo um pitéu, perfeito para uma grande refeição em família ou se queres fazer extra para depois fazeres croquetes ou sandes de carne ou refeições já prontas congeladas para o resto da semana, vamos então a receita.
Receita de Naco de Acém na Panela de Pressão
Naco de Acém na Panela de Pressão
Receita deliciosa de naco de acém guisado até ficar tenro a desfazer, com um molho intenso de carne, perfeita para qualquer refeição em família.
Ingredientes
- Carne de Vaca – +/- 2.4Kg (Corte do Acém)
- Cebola – 2 Grandes
- Alho – 4 Dentes
- Cogumelos – 100gr (Congelados)
- Cenoura – 1 Grande
- Vinho Branco – 200ml
- Massa de Pimentão – 1 Colher de Chá
- Molho de Soja – Uns Fios
- Louro – 1 Folha
- Azeite – Uns Fios
- Paprika – Uma Pitada
- Pimenta Caiena – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Leva a panela de pressão ao lume, com um fio de azeite, o naco de acém, com a massa de pimentão, folha de louro, paprika, sal e pimenta, cobre bem a carne nos temperos e põe na panela de pressão, frita a carne de todos os lados, até ficar bem tostado (esta parte não é para cozinhar a carne, apenas para dar mais côr e mais aroma a carne).
- Depois da carne ficar bem alourada, baixa o lume e junta as cebolas, alho, cenoura e cogumelos, tudo picado grosseiramente (se picares em demasia vão desaparecer no molho, por isso é boa ideia deixar em pedaços grandes).
- Junta o vinho branco, mais um pouco de sal e pimenta, fecha a panela de pressão em lume médio/alto e deixa esta levantar fervura, quando começar a deitar vapor, depois baixa para lume baixo e deixa cozinhar por uns 55 minutos até tenro (nota se tiveres um pedaço de carne maior ou mais pequeno vais ter de ajustar).
- Por fim, retira do lume, deixa a pressão baixar abre, prova e retifica temperos se necessário, e já está, bom apetite.
Notas: Neste caso foi um pedaço de acém era o que estava em promoção, mas qualquer corte menos nobre vai ter um resultado semelhante o mesmo se trocares vaca por porco, sem problemas, só para o mesmo peso talvez cortar um pouco o tempo, visto que carne de porco cozinha um pouco mais rapidamente.
Como em qualquer cozinhado, se abrires a panela e a carne ainda não está tenra, volta a fechar a panela de pressão e leva a pressão e cozinha por mais uns minutos, até ficar perfeito! Raramente alguém acerta a primeira hehehe.
Esta receita de Naco de Acém na Panela de Pressão foi criada inicialmente no Iguaria.com.