Adoro estes pratos de carne, muito porque depois fico com muita “matéria-prima” para um monte de outros pratos, podes simplesmente usar em sandes, mas pode ser o recheio de uma pita ou tortilha, usar numa tosta ou juntar a um folar bombástico hehehe.
E não fico por aqui, esta é daquelas receitas que só tens de ficar de olho no forno, nada mais do que isso, basicamente uma peça de carne mais grossa vai precisar de mais tempo e uma mais fina menos tempo, fora disso, é literalmente temperar bem e levar ao forno nada que saber, super simples!
Receita de Pá de Novilho Assado
Ingredientes
- Carne de Vaca – 1.6kg (Pá de Novilho)
- Cebola – 1
- Alho – 3 Dentes
- Cenoura – 1
- Bacon – 1 Fatia
- Louro – 1 Folha
- Vinho Branco – 1 Copo
- Azeite – Uns Fios
- Massa de Pimentão – 2 Colheres de Sopa
- Molho de Soja – Um Fio
- Paprika Fumada – 1 Colher de Sopa
- Oregãos – Uma Pitada
- Tomilho – Uma Pitada
- Pimenta Caiena – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Pré-aquece o forno a 200 °C.
- Num pirex ou tacho de forno junta fatias de cebola no fundo, seguido de cenoura picada, alho esmagado e pedaços de bacon.
- Junta carne por cima (assim esta não fica em contacto com o fundo), vais temperar com massa de pimentão, louro, uns fios de azeite, molho de soja, paprika fumada, oregãos, tomilho, pimenta caiena, pimenta e sal.
- Acaba por deitar um copo de vinho branco no fundo.
- Leva ao forno e baixa este para 180 °C, cozinha por uns 10 minutos e depois tapa o tacho ou pirex, ou se não tens tampa cobre bem com folha de alumínio, deixa assar por uns 45 minutos, depende da grossura da peça de carne.
- Quando estiver bem dourada podes retirar do forno, se não tens a certeza se está assada no meio, pica a carne com uma faca até o centro, se o líquido sair claro então está cozida, se sair liquido com cor então a carne ainda está crua por dentro.
- Depois de pronta podes servir assim mesmo para cortar na mesa ou retira para uma tábua e corta fatias, bom apetite.
Nota: Podem ver na foto da carne fatiada que eu devia ter posto molho por cima para a carne ficar mais bonita na foto hehehe, mas a carne estava super tenra, podias desfazer com os dedos com ainda um pouco de rosado no centro ;D
Ficha da Receita
Pá de Novilho Assado
![](https://www.iguaria.com/wp-content/uploads/2021/01/Iguaria-Carne-da-Pa-Tenra-no-Forno.jpg)
Receita super simples e deliciosa de pá de novilho no forno, a carne ficou super tenra com um molho super intenso.
Ingredientes
- Carne de Vaca – 1.6kg (Pá de Novilho)
- Cebola – 1
- Alho – 3 Dentes
- Cenoura – 1
- Bacon – 1 Fatia
- Louro – 1 Folha
- Vinho Branco – 1 Copo
- Azeite – Uns Fios
- Massa de Pimentão – 2 Colheres de Sopa
- Molho de Soja – Um Fio
- Paprika Fumada – 1 Colher de Sopa
- Oregãos – Uma Pitada
- Tomilho – Uma Pitada
- Pimenta Caiena – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Junta no fundo de um tacho de ir ao forno a cebola em rodelas, cenoura, alho e bacon.
- Adiciona a carne tempera esta com massa de pimentão, louro, azeite, molho de soja, paprika, oregãos, tomilho, pimenta caiena e sal, junta um copo de vinho no fundo.
- Leva a um forno pré-aquecido a 200ºC, depois baixa para 180ºC e deixa cozinhar uns 10 minutos destapado, depois tapa e assa uns 45 minutos até ficar bem tenro e dourado, bom proveito.
Vou fazer para o natal! Obrigada! 🙂
Hehe é delicioso, uma boa dica é se infelizmente deixaste assar por demasiado tempo, aproveita estar mais seco para cortar fatias extra finas (sempre contra o grão/veios da carne) e deixa tudo no molho, assim a carne vai re-hidratar um pouco e fica mais tenra como “pulled beef” :D Também podes fazer o mesmo com os restos, para usar em sandes ou numa massa… Feliz Natal!