Requeijão de Seia com Maçã Caramelizada é um daqueles doces que nos traz à memória a tradição e o conforto da cozinha portuguesa, especialmente se tens ligações à Serra da Estrela! Até fico com uma lágrima no canto do olho ;D
Hahahaha eu digo tudo para convencer o pessoal! Esta não é uma receita, é mais hummmm uma recomendação, por vezes o pessoal se esquece que não tens de passar a tarde na cozinha para fazer algo delicioso, eu sei é um choque, mas se cortares umas frutas e pões estas numa tigela então tens uma salada de frutas!
Por isso nesse espírito de preparar um docinho rápido e delicioso, que tal um naco de requeijão de Seia com uma pilha de maçã caramelizada! Vamos à receita!
Receita de Requeijão de Seia com Maçã Caramelizada
Requeijão de Seia com Maçã Caramelizada

Mas quem é que não sonha com um belo e cremoso requeijão coberto de uma deliciosa maçã caramelizada hehehe, quem?
Ingredientes
- Queijo Requeijão – 250gr (Seia)
- Maçãs – 2 Grandes (Gala)
- Açúcar Amarelo – 1 Colher de Sopa
- Canela – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
- Mel – A Gosto (Opcional)
Instruções
- Começa por preparar as maçãs, descasca estas e pica em cubos pequenos (assim cozinham mais rapidamente).
- Leva a uma frigideira antiaderente com o açúcar amarelo, canela e uma pitada de sal, mistura e deixa agora cozinhar movendo de tempos em tempos, esta deve ficar tenra e saborosa num lume médio-baixo nuns 15 minutos.
- Depois de preparada podes guardar no frigorífico e ao servir podes aquecer no micro-ondas ou mais uns minutos numa frigideira seca.
- Na altura de fazer é só pôr metade do requeijão numa tacinha e cobrir com as maçãs, se quiseres ou achares que precisa de mais molho adiciona por cima um pouco de mel e já está, bom apetite e Feliz Natal!



Também é claro que não é preciso ser Requeijão da região de Seia eu sei é delicioso, mas qualquer requeijão ao vosso gosto serve, eu tendo a achar que os só de um tipo de leite ou são demasiado doces, ou agrestes, por isso vou normalmente para requeijões de mistura de leite para este género de docinhos.
Eu gosto do contraste quente (da maçã caramelizada) e frio (do requeijão), mas se achares que o requeijão está demasiado firme ou demasiado frio, podes aquecer este ligeiramente antes de servir.
Não tens de fazer a maçã caramelizada quando quiseres o doce, eu fiz no dia anterior e não usei toda com o requeijão, acho que comi o resto com iogurte, mas é maçã caramelizada, podes combinar com mil coisas ou simplesmente comer :)
Esta receita de Requeijão de Seia com Maçã Caramelizada foi criada inicialmente no Iguaria.com.
