in

10 Dicas com Farinha

Iguaria_Peneirar-Farinha
Ahhh farinha que delicias seriam perdidas se tu não existisses hehehe, claro existem diversos tipos de farinhas de diversos tipos de cereais como também farinhas com aditivos ou tratadas de forma diferente para obter diversos resultados, aqui vão uns bons truques e dicas com farinhas.

  1. Compra farinha sempre o mais fresca possível, uma farinha com 2 ou 3 meses especialmente se integral já não vai criar o mesmo produto final, por isso vê o rótulo e compra farinhas em supermercados com muita rotação de stock de farinhas.
  2. Farinha simples pode durar até 2 anos sem problemas se guardada num sitio fresco e seco, só quando cheirar a podre é que a farinha está má.
  3. Farinhas integrais duram só um par de meses, muito porque as sementes contem óleo e óleo em contacto com ar começa a oxidar e a ficar podre muito mais rapidamente, por isso o melhor para conservar farinhas integrais é congelar ou deixar no frigorífico.
  4. Farinhas de frutos secos podem durar de uns meses até 1 ano, tal como as farinhas integrais as farinhas de frutos secos tem também um alto teor de gordura e como tais é melhor serem guardadas no congelador.
  5. Compra sempre quantidades pequenas de farinhas especialmente se não for farinha vulgar e guarda estas sempre em embalagens ou frascos herméticos, quanto menos contacto com o ar melhor.
  6. Se quiseres criar pratos mais rústicos escolhe farinhas mais grossas ou integrais estas vão dar textura e notas de frutos secos que a farinha vulgar não consegue dar.
  7. Quanto mais grossa e integral é a farinha mais tempo deves deixar a massa repousar para todas as partes da farinha terem tempo para hidratar devidamente.
  8. Toma cuidado com farinhas sem glúten, só deves preferir estas se uma pessoa tem uma alergia ou sensibilidade com glúten, porque estas farinhas tendem a ter ingredientes piores para substituir o que o glúten cria na farinha.
  9. Podes sempre comprar farinha mais grossa e depois quando precisares trituras a farinha para mais fina dependendo da receita, o mesmo com farinhas sem fermento, assim se precisares de fermento só tens de adicionar.
  10. Ao fazer massas para bolos podes sempre trocar 1/3 da farinha normal por integral para uma versão um pouco mais rústica.

Gostaram das dicas! Partilhem com os vossos amigos!

Deixa o teu comentário :)

Biscoitos Meia Lua de Manteiga

Bola de Fiambres