in

11 Dicas com Bacalhau

Iguaria_Bacalhau-a-Demolhar

Bacalhau o nosso fiel amigo é um peixe super versátil, pode ser usado quase como um bife, assando, fritando, grelhando, mas também pode ser desfeito e usado numa série de preparações, e da mesma forma que para nós os portugueses existem 1001 maneiras de cozinhar bacalhau,  existem praticamente 1001 dicas, por isso aqui vão mais umas quantas para adicionar a lista!

  1. Comprar postas inteiras de bacalhau seco garante é sempre mais barato e dá-te mais versatilidade tanto nas postas e cozinhados que podes fazer mas também no tempo de preservação que é superior a bacalhau já demolhado e congelado.
  2. Muitas da lojas e supermercados que vendem postas inteiras tem secções ou serviço para cortar o bacalhau, por isso não tens nenhuma razão e nenhum trabalho escolhendo uma posta ao teu gosto e cortando já na loja.
  3. Ao comprar uma posta inteira de bacalhau seco, nota se este está rígido (agarra o bacalhau pela cabeça, se a cauda cair é sinal que o bacalhau tem demasiada água) se tem belos cristais de gelo e uma boa cor sem manchas escuras ou de cores, sem buracos, vermes ou rachas, se a carne tiver uma cor mais branca ou amarelada isso é normal depende do tipo de cura (sendo a amarela superior a branca).
  4. Não existe problema nenhum em comprar bacalhau já demolhado e congelado, o único senão é que tende a ser mais caro e estás a pagar também pela água, visto que o bacalhau seco depois de demolhado vai pesar mais porque perdeu a maioria do sal mas ficou hidratado.
  5. Mesmo existindo bacalhau fresco e bacalhau fresco congelado, este tende a sofrer um pouco no sabor e textura, a secagem e salga do bacalhau ajuda este a conservar mas também cria uma textura mais densa e um produto final com um sabor mais intenso e suave com lascas bem definidas e tenras, algo que não é possível com bacalhau fresco.
  6. Uma posta de bacalhau seco se bem curada e preservada num ambiente seco e fresco deve durar até 3 anos desde que foi seco, podes sempre ajudar esse processo selando a posta de bacalhau ainda seca e levando ao frigorífico, depois de demolhado o bacalhau tem de ser cozinhado ou congelado o que lhe dá +\- mais 8 meses de conservação.
  7. Se fores fazer um prato com lascas ou bacalhau desfeito então tenta comprar lascas ou bochechas de bacalhau estas tendem a ser mais baratas que um bacalhau inteiro inteiro pelo peso, muito porque utilizam outras partes do bacalhau sem ser o lombo.
  8. Depois de demolhado, podes guardar o bacalhau no frigorífico, toma só cuidado de o secar bem antes de pôr num saco de congelação ou embrulhado em película aderente, porque se levares o bacalhau húmido ao congelador a água vai expandir ao congelar e desfazer a textura do bacalhau.
  9. Nunca ferver o bacalhau, quer cozinhes com óleo, leite, caldo, água, ferver vai alterar a textura do bacalhau e torna-lo duro e fibroso, isso acontece porque a fervura vai dissolver o colagénio do bacalhau.
  10. Nunca separes a pele ou as espinhas do bacalhau antes de cozinhar, a pele e espinhas protegem a integridade da posta como também dão sabor, de qualquer forma é difícil retirar ambos antes do bacalhau estar cozinhado, tanto fresco como salgado.
  11. Usa sempre bastante gordura ao cozinhar ou temperar o bacalhau, dai que muitas vezes cozinha-se com óleo ou em leite para conferir logo mais gordura, a gordura extra ajuda a intensificar o sabor do bacalhau e a tornar este mais tenro.

Então falta alguma dica por aqui? Aposto que sim, digam nos comentários! :)

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Ora fui perguntar a quem sabe mais de bacalhau… aqui está a resposta da Sara: Humm depende do frigorífico e da qualidade do bacalhau! Mas eu diria 1 a 2 dias, o que conserva o bacalhau é o sal, se tiras o sal na demolha ou cozinhas ou congelas.

      Basicamente depois de demolhares deves tratar o bacalhau como qualquer peixe fresco, o melhor mesmo é cozinhar assim vai durar mais tempo! :)

Deixa o teu comentário :)

Bacalhau com Broa Rústico

Torricado de Bacalhau