in ,

Torricado de Bacalhau

Iguaria_Torricado-de-Bacalhau

Delicioso prato bem típico do Ribatejo, o torricado é um bom pão rústico praticamente frito com azeite e alho, servido com pimentos grelhados e bacalhau assado com alho, até é difícil dizer como é bom este prato de origens bem rústicas.

Receita de Torricado de Bacalhau

Ingredientes

Instruções

  1. Esta é uma receita perfeita para fazer no grelhador, mas se não tiveres um assa o bacalhau no forno e prepara o resto com uma frigideira de grelhar.
  2. Começa por assar os pimentos com um pouco de sal por cima, até a pele destes ficar bem preta, depois põe estes dentro de um saco de plástico que pode selar ou um saco que possas dar um bom nó e deixa dentro até arrefecer, o vapor vai fazer com que a pele solte toda, depois de frio, retira do saco e com as mãos retira a pele, depois abre e corta os pimentos ás tiras e deita numa tigela, tempera eles com uns fios de azeite, oregãos secos, pimenta e sal.
    Iguaria_Pimentos-Verdes-e-Vermelhos-Assados
  3. Enquanto os pimentos estão a arrefecer começa a assar o bacalhau, não é preciso muito cuidado com as postas porque o bacalhau vai todos ser desfiado, assa até ficar bem tenro e com umas boas marcas de grelhado, depois põe o bacalhau todo numa travessa para arrefecer.
    Iguaria_Bacalhau-Assado
  4. De seguida desfaz 2 cabeças de alho, descasca e pica bem os alhos, depois retira as espinhas, peles e desfaz o bacalhau, por fim mistura o alho com o bacalhau ainda morno e tempera tudo com bastante azeite.
    Iguaria_Bacalhau-Assado-Desfiado-e-Temperado
  5. Agora corta os pães ao comprido e com a faca faz cortes num padrão de diamante no miolo do pão, leva as metades de pão a grelha para torrar um pouco.
    Iguaria_Pao-Rustico-Cortado-ao-Comprido
    Iguaria_Fazer-Cortes-no-Interior-do-Pao
    Iguaria_Grelhar-o-Pao
    Iguaria_Pão-Torrado
  6. Depois retira do lume e deixa o pão arrefecer um pouco, corta 1 cabeça de alho em metade, e usa as metades para raspar em todos os lados dos pães, raspa bem e com força para o sabor do alho ficar bem entranhado.
    Iguaria_Raspar-Alho-no-Pao
    Iguaria_Raspar-Pao-com-Alho
    Iguaria_Pao-Raspado-com-Alho
    Iguaria_Pao-Embebido-com-Azeite
    Iguaria_Embeber-o-Pao-com-Muito-Azeite
  7. De seguida vais embeber bem o pão em azeite, ambos os lados, com bastante generosidade para as metades de pão ficarem bem embebidas, depois leva as metades de volta a grelha para fritar bem no azeite.
    Iguaria_Pão-Todo-Preparado-e-Frito-com-Alho
    Iguaria_Pão-Torrado-Azeite-Esfregado-com-Alho
  8. Por fim é só servir, pedaços do pão com os pimentos e claro o bacalhau assado com alho, bom proveito!
    Iguaria_Torricado-de-Bacalhau-Assado-com-Pimentos

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 20 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 278 kcal・Gorduras: 20 g・Hidratos de Carbono: 2 g・Proteínas: 21 g

Deixa o teu comentário :)

11 Dicas com Bacalhau

Cupcake Fofos de Chocolate