Aqui vai um guia prático para escolher um café, muitas vezes uma pessoa chega ao supermercado e compra sempre o mesmo ou compra o mais barato, mas mesmo a base do café não sendo complicada tem uma enorme variedade por onde escolher, então sem provar o café, como é que posso escolher um café que devo gostar?
Os Tipos de Café
Existem 2 tipos (para consumo da bebida café, a família da planta do café é mais extensa):
- Café Arábica (Coffea arabica) que origina 70% da produção mundial, é um tipo de café suave com cafeína reduzida (1,4% por grão), rica em aroma, perfumada, doce a ligeiramente ácida.
- Café Robusta (Coffea canephora) de onde vem 30% da produção mundial, é um tipo de café, como o nome diz é um tipo de café mais robusto com um teor maior de cafeína (2,5% por grão), com um sabor mais agreste e ligeiramente achocolatado.
Existem claro mais distinções, especialmente em variedades de café arábica que por serem plantadas em climas diferentes ou com pequenas variedades e mutações da espécie, mas tecnicamente a grande maioria das variedades provem do café arábica.
Os Tipos de Torragem
Torragem é como o nome diz o processo de torrar os grãos de café verdes, esse processo é o que cria o sabor característico do café, ao torrar é aplicado calor aos grãos o que provoca o processo de Maillard (em que a decomposição da estrutura química do grão de café intensifica e aumenta a complexidade do seu sabor).
A torragem é dividida no tempo e temperatura da torragem, a regra rápida a seguir é quanto mais tempo e maior a temperatura mais forte torna-se o sabor e menor a acidez, a maior parte do consumo mundial de café é com uma torragem média ou total.
- Não Torrado (Entre 22 °C e 165 °C) – São os grãos de café verdes ou secos, normalmente não se faz café com estes visto que praticamente não tem sabor.
- Torragem Ligeira (Entre 196 °C e 205 °C) – Com uma torragem curta, cria-se um café com um sabor leve sem sabor a torragem, quase com tons de chá, os grãos tem uma aparecia clara e seca, nomes de torragens ligeiras famosas: “Torragem de Canela” e “Torragem New England”.
- Torragem Média (Entre 210 °C e 219 °C) – Uma torragem média, cria um café com quase nenhuma acidez com tons de caramelo e já com um sabor agradável a torragem, os grãos tem um aspecto mais escuro e seco, nomes de torragens médias famosas: “Torragem Americana”.
- Torragem Total (Entre 225 °C e 250 °C) – Uma torragem total, traz aquela característica agridoce do café ao cimo, com diversos aromas, no entanto o sabor é muito diferente e muito mais agressivo que um de torragem ligeira, os grãos tem um aspecto escuro ou preto e normalmente são brilhantes, nomes de torragens totais famosas: “Torragem de Viena”, “Torragem Francesa” ou “Torragem Italiana”.
Agora existe mais outra particularidade, normalmente o que acabas por beber não é um grão com uma torragem, normalmente tens uma variedade de grãos até com torragens diferentes, o que normalmente se chama o Blend (ou a mistura), como exemplo tradicionalmente um expresso italiano, tem 10 a 15% de café robusta com uma torragem total para dar um toque final mais forte a um café maioritariamente composto de café arábica, no entanto sabendo a torragem sabes que tipo de café é que és capaz de gostar, algo mais leve, uma torragem mais leve, algo com mais sabor, uma torragem mais forte.
O Método de fazer o Café
Não vale a pena passar por todos os métodos, visto existir mil e uma maneira de fazer café, mas basicamente se fores fazer café rapidamente ou com pressão (como um café expresso), isso vai concentrar o sabor e vai abafar nuances de um café mais leve, logo para esse tipo de café escolhe uma mistura com robusta ou uma arábica com uma torragem total, para tirar o máximo partido e o maior sabor.
Para café de filtro, café a frio, ai tens mais escolha, porque o sabor sai mais de acordo com o café que escolhes e a quantidade que usas, aqui podes escolher mais de acordo com o tipo de bebida que te apetece beber.
O tipo de moagem também tem um pouco de influencia, mas é mais no próprio processo de fazer o café, isto é, tens de escolher a moagem de acordo com o tipo de café que queres fazer, para fazeres um café a frio tu tens de usar um café pouco ou mal triturado, mas para fazer um expresso tu queres café bem triturado fino ou para fazer café turco tu queres super fino, olha nas embalagens que estas dizem para que tipo é indicado ou compra mais grosso e tritura em casa (o que ajuda a reter mais o sabor do café).
Para bebidas de café, cappuccino, expresso, meia de leite, americano, galão, etc. Normalmente é bom escolher um café mais forte, porque as misturas (de leite, chocolate, álcool, natas, água, chá, espuma, etc) vão diluir o sabor do café, por isso um café mais forte vai tornar a bebida mais saborosa.
Resumindo e Dicas com Café
- Com tanta variedade e tantas formas de criar misturas de café o mais importante é ver o tipo de café e a torragem para ter uma ideia do sabor final, olha na parte detrás das embalagens e nota que tipo de mistura de cafés que tem, por ordem de importância no sabor: tipos de cafés > tipo de torragem > tipo de mistura de cafés > origem do café.
- Escolhe um café de acordo com a forma como o vais usar e preparar, não vale a pena comprar um café delicado para fazer expressos ou para usar em cozinhados.
- O café é muito sensível a luz, humidade e oxigénio, dai que ao abrir é para consumir rapidamente e manter este sempre guardado longe de luz, humidade e bem selado.
- A maioria do café descafeinado tem normalmente uma percentagem pequena de cafeína (visto que o processo de retirar cafeína também retira sabor)!