in

Como Preparar Polvo Tenro

Polvo é um dos pratos mais comuns e mais deliciosos agora pelo Natal, cozinhar polvo não é complicado mas envolve um pouco de jeito e experiência, é sempre bom seguir a regra de ouro com o polvo, cozinhar forte e rapidamente ou cozinhar franco e lentamente, qualquer coisa no meio e o polvo vai ficar que nem borracha.

A receita base é de preparar de forma longa para o polvo ficar super tenro, podes sempre fritar ou grelhar o polvo por menos de 5 minutos para teres polvo cozinhado, a carne ainda vai ter alguma resistência não vai ser totalmente tenra mas fica já boa, mais de 5 minutos e vai ficar dura que nem borracha.

Outra dica é que polvo fresco é muito mais sensível a temperatura e mais duro, isto é polvo congelado é melhor para cozinhar rapidamente porque vai ficar mais tenro que polvo fresco que é mais difícil de cozinhar rapidamente.

Como Preparar Polvo para ficar Super Tenro

  • Se o polvo é fresco pede ao Peixeiro para limpar o polvo, isto é retirar as entranhas, bolsa de tinta, boca e cartilagens, podes fazer isso também em casa, mas dá um pouco mais de trabalho.
  • Se o polvo é congelado este já vem limpo, é só descongelar e cozinhar.
  • Para cozer vais primeiro preparar uma panela com bastante água quente, podes temperar a água com 2 folhas de louro, uma cebola cortada em quartos, uma pitada de sal e um fio de azeite.
  • Quando a água estiver quente vais agarrar no polvo e mergulhar este inteiro dentro da água, depois retiras, e voltas a mergulhar, vais fazer isto 3 vezes no total, este escaldar do polvo serve para a pele desde ficar agarrada a carne ao cozinhar.
  • Agora se fores cozer o polvo deita o polvo na água e deixa esta cozinhar em lume médio/baixo queres a água a borbulhar mas não a ferver forte, deixa este cozer entre 45 minutos a 2 horas (depende do tamanho do polvo), até este ficar tenro, depois podes servir ou se quiser um pouco tostado por fora podes fritar, grelhar ou levar uns minutos ao forno.
  • Se fores levar ao forno, deita o polvo numa travessa, podes temperar a gosto ou não (depois do polvo estar tenro podes sempre temperar), cobre a travessa de papel de alumínio e leva a um forno a uns 190ºC por 1 a 2 horas, até o polvo ficar bem tenro e já está.
  • Para ver se o polvo está tenro vais espetar uma faca no polvo, se esta entrar sem dificuldade ou quando com um faca consegues separar com facilidade um tentáculo da cabeça então o polvo está no ponto.

Deixa o teu comentário :)

Truques para um Natal Perfeito

Biscoitos Fofos de Laranja