Polvo seco é um daqueles petiscos mesmo a Portuguesa, se vão a uma romaria ou festa por estes lados do Algarve vão sempre encontrar alguém a assar nas brasas uns tentáculos de polvo seco, claro que existem outros países que fazem polvo seco, mas aqui por Portugal pouca gente resiste ao cheiro de um tentáculo de polvo seco na brasa… é como leite da mãmã hahahaha
Também não é assim tão complicado, basicamente só tens de limpar o polvo, pôr numa salmoura (para como eles dizem “a mosca não pegar”) e deixar secar, se for no Verão, uns 2 a 4 dias chega e quando chegar a altura de comer é só tirar um naco ou um tentáculo e levar a umas brasas para assar um pouco e caramelizar, tão simples quanto isso.
Claro que podes sempre ir ao Mercado, vais encontrar com facilidade Polvo seco a venda, mas nada como fazer em casa para apreciar, vamos a receita.
Receita de Polvo Seco a Portuguesa
Polvo Seco a Portuguesa

Receita Tradicional de Portugal de Polvo Seco.
Ingredientes
- Polvo – +/- 2 Kg
- Sal Grosso
Instruções
- Se ainda não limpaste o polvo começa por limpar o polvo, se o polvo está limpo salta o 2 passos seguintes.
- Para limpar um polvo começas por lavar este, depois com uma faca começa por revirar a cabeça e retirar as entranhas estas devem sair facilmente, estas estão presas por umas saliências dentro da cabeça, podes retirar facilmente com a mãos, como neste caso vamos abrir a cabeça para secar abre esta ao comprido, sem separar do corpo e tentáculos e retirar todas as entranhas, lava tudo bem.
- Agora corta os olhos estes são um alto algo retangular a frente da bolsa antes de chegar aos tentáculos e depois vira o polvo ao contrário com os tentáculos a volta e com uma faca vai a volta e tira o bico/boca do polvo e já está, volta a lavar e o polvo está limpo.
- Agora prepara uma salmoura, normalmente a regra é 50gr de sal grosso para 1 litro de água, mas para polvo normalmente não é preciso tanto sal, por isso umas 4 colheres de sopa super cheias de sal (umas 80gr), para uns 2 litro de água, junta o polvo e deixa este de molho umas 6 a 12 horas.
- Por fim retira o polvo da salmoura e deixa este a secar, no primeiro dia é boa ideia por este preso numa grelha, para poderes esticar os tentáculos ou atado as umas canas (o que fizemos aqui) só para os tentáculos ficara direitos e esticados.
- Deixa o polvo a secar ao sol durante o dia e retira para dentro de casa a noite, normalmente dentro de uns 2 dias já está bom para cozinhar, mas o ideal são uns 4 a 6 dias, passado 1 dia, podem tirar as canas e só pendurar num gancho ou numa grelha ao sol.
- Quando for altura de cozinhar é só aquecer umas brasas tirar e um pedaço de polvo e assar até quentinho, tenro e dourado, bom apetite!


Notas: Algumas pessoas escaldam ou batem no polvo antes de secar ou levar a salmoura, isso pode ajudar a tornar o polvo mais macio, mas não necessariamente. Também o polvo seco pode depois ser usado como polvo comum em guisados e cozidos e claro a secura da salga ajuda a preservar e a tornar o polvo mais tenro.
Esta receita de Polvo Seco a Portuguesa foi criada inicialmente no Iguaria.com.