in

Broa de Milho à Moda Antiga

Estava a pensar de mais coisas para a Páscoa, hummm que tal uma boa broa de milho, eu adoro broa de milho, aliás gosto de todas as variedades, não é dos melhores pães para fazer sandes, mas como pão para petiscar e pôr manteiga é fantástico, com aquela crosta bem grossa e dura e o interior denso e cremoso huhummm

Não sei bem se broa é pão muito Pascoal, se calhar não, algo como regeifa soa mais a Páscoa hehehe, mas era o que me estava apetecer um belo naco de broa, vamos a isto, parece um pão complicado mas não é, aliás ao contrário de muitos pães é um tipo de pão que raramente sai mal, muito bom para quem não tem experiência ou está a começar a experimentar fazer pão, a receita é a tradicional receita de broa de milho, eu apenas fiz uns ajustes (porque já fiz esta receita umas 3 vezes), mas são só umas gramas aqui e ali para o pão ficar perfeito, vamos a receita e Feliz Páscoa

Receita de Broa de Milho

Broa de Milho

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita portuguesa de broa de milho, este pão tradicional português é delicioso a qualquer altura do ano.

Ingredientes

  • Água – 500ml (A Ferver)
  • Farinha de Milho – 600gr
  • Água Morna – 200ml
  • Fermento de Padeiro – 10gr (Em Pó)
  • Farinha de Trigo – 400gr (T65 ou Farinha de Pão)
  • Sal Grosso – 10gr (+/- 2 Colheres de Chá)

Instruções

  1. Começa por escaldar a farinha de milho, numa taça junta 500ml de água a ferver em 600gr de farinha de milho, mistura e deixa arrefecer completamente.
  2. Quando a farinha de milho estiver fria, numa taça a parte vais ativar o fermento de padeiro, junta este a 100ml de água morna (não uses água demasiado quente, se o teu dedo não consegue ficar dentro da água então está demasiado quente), deixa uns 5 minutos, até começares a ver bolhinhas.
  3. Numa taça a parte dissolver o sal nos restantes 100ml de água morna.
  4. Por fim junta-se tudo, adiciona a a mistura de farinha de milho a farinha de trigo, seguido da mistura de fermento, amassa bem e por fim a mistura de sal, amassa tudo muito bem até obteres uma bola de massa uniforme que não pega nos dedos, se pegar muito polvilha com um pouco de farinha até não pegar.
  5. Deita a bola de massa numa taça grande, cobre com um pano e deixa a levedar num lugar morno por pelo menos 1h30m ou até a massa aumentar de tamanho.
  6. Pré-aquece o forno a 220ºC e prepara um tabuleiro forrado de papel anti-aderente.
  7. Retira a massa da taça, divide ao meio ou três partes se queres 3 broas pequenas e forma bolas, eu gosto mais bolas a dar para ovais para o formato de broa, mas estás a vontade.
  8. Agora polvilha o papel anti-aderente com um pouco de farinha de milho e dispõe as bolas de massa, polvilha estas com mais farinha de milho e deixa descascar mais uns 30 minutos num lugar morno.
  9. Leva então as broas ao forno, duas bolas devem demorar uns 50 minutos, se começarem a torrar demasiado rápido no topo cobre com um pouco de folha de alumínio, se fores fazer 3 ou 4 mais pequenas elas claro vão assar mais rapidamente, quando estiverem bem douradas.
  10. Retira do forno e já está, bom proveito e Feliz Páscoa!
Notas: Para uma broa de milho também podes usar Farinha T80, também conhecida por farinha Semi-Integral, Artesanal ou Farinha Antiga (Porque antes das máquinas modernas, toda a farinha era T80). E também podes usar farinha comum T55, no entanto com farinha comum a massa e textura vai ficar mais fofa e não vai ter a textura correcta de broa de milho, mas eu já fiz uma vez e não ficou assim tão mau, apenas não é a farinha correcta, o melhor é T65, seguido por T80 ;D

Esta receita de Broa de Milho foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3651 kcal・Gorduras: 26 g・Hidratos de Carbono: 769 g・Proteínas: 87 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Pois já me disseram, mas eu não tenho um Aldi por perto, por isso não me lembro se experimentei, a do Lidl também é boa, mesmo que a ultima que comprei achei que a massa estava um pouco demasiado mole, precisava de mais uns 2 minutos no forno, mas isso pode ter sido só azar naquela fornada, isso lembra-me de uma vez ter ido a padaria comprar uma sacada de pão e cheguei a casa e o pão estava todo insonso hahaha esqueceram-se do sal hehehe acontece a qualquer um! Feliz Páscoa!

Deixa o teu comentário :)

Folar Doce da Páscoa

Mini Croissants Salgados de Alheira