in

Broa de Milho da Padeira

Aqui vai uma receita rápida para fazer uma deliciosa broa de milho, eu chamo-lhe a receita dos kilos!

Receita de Broa de Milho da Padeira

Ingredientes

Instruções

  1. Começa-se por pôr metade da água ao lume até ferver, de seguida escalda-se a farinha de milho com essa água, cuidado que a massa fica muito quente e mexe-se com uma colher de pau.
  2. Quando a massa esfriar, usa as mão e amassa bem, forma uma boa e deixa a repousar á parte pelo menos 1 hora.
  3. Agora aquece a restante e deixa esta ficar morna, desfaz o fermento de padeiro com esta água, depois de desfeito junta o sal, seguido pela bola de massa de farinha de milho, depois vai juntando aos poucos a farinha de trigo até formar uma nova bola.
  4. Deixa-se outra vez debaixo de um pano a levedar mais 1 hora.
  5. Depois de descansada, separa-se a massa em bolas do mesmo tamanho polvilham-se com farinha e põe-se numa travessa para levar ao forno.
  6. Pré-aquece o forno a 200C e dependendo do tamanho devem cozer em  mais ou menos 1 hora.

Informação Nutricional

Doses: 20・Tempo: 120 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 7279 kcal・Gorduras: 50 g・Hidratos de Carbono: 2000 g・Proteínas: 181 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Bom dia. Nos ingredientes da broa de milho quando de refere (,1kg de farinha) quais são as farinhas que se devem juntar a 1kg farinha de milho? Agradeço a explicação.

    • Não sei se compreendo bem a pergunta…

      Mas presumo que estás a perguntar a diferença entre fermento biológico/natural (também conhecido por levedura de padeiro, fermento de padeiro, massa mãe) e fermento químico (também conhecido por fermento, fermento instantâneo), basicamente o fermento biológico é composto por uma levedura (uma mistura de vários microorganismos) que com temperatura e açúcar vão multiplicar e criar dióxido de carbono o que vai fazer o pão/bolo crescer, enquanto que fermento comum ou químico é basicamente composto de bicarbonato de sódio (com mais umas coisinhas) que em contacto com humidade e calor cria dióxido de carbono que vai fazer o pão/bolo crescer.

      A forma básica de separar é que com um fermento biológicos a massa cresce ANTES de ir ao forno e em fermentos químicos a massa cresce DENTRO do forno ;D

      A razão de usar um ou outro é simples, depende do que queres fazer, para algumas coisas podes usar um ou outro, mas por exemplo para pão é normal usar fermento biológico porque este cria mais dióxido de carbono e fermenta um pouco a massa o que torna esta muito mais saborosa e mais fofinha, se usares fermento químico com pão este vai crescer menos e vai ser mais denso, mas por exemplo para um bolo como estás a adicionar mais ingredientes que vão dar aroma e vão suavizar a massa, como ovos, leite, natas, legumes, frutas ou gorduras, então fermento químico é preferível porque não precisas de tanto dióxido de carbono e não precisas de aromas porque já estás a adicionar estes e fermento quimico é muito mais simples e eficiente nesse caso.

      Para saberes mais vê estes artigos que eu escrevi hehehe https://www.iguaria.com/dicas/podes-usar-fermento-com-fermento-de-padeiro/ e https://www.iguaria.com/tabela-de-conversao-de-fermentos/ Até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

10 Maneiras para Saber Escolher um Vinho

Folar de Carne á Transmontana