in ,

Folar de Carne á Transmontana

iguaria-folar-de-carne-transmontano

Muito parecido com o Folar de Chaves, é um Folar salgado com carnes, absolutamente delicioso!

Receita de Folar de Carne á Transmontana

Ingredientes

Instruções

  1. Desfaz o fermento de padeiro num pouco de água morna, depois de desfeito cria um monte de farinha e faz um buraco no meio, deita lá dentro a água com o fermento, seguido dos ovos (á temperatura ambiente), e amassa tudo muito bem.
  2. Depois volta a fazer um buraco a acrescenta a manteiga derretida e o azeite e um pouco de sal (não é preciso muito porque as carnes já são um pouco salgadas), e volta a amassar tudo muito bem, se for preciso acrescenta um pouco de água, bate ela bem até que ela não pega no alguidar ou bancada.
  3. Depois polvilha com farinha e deixa ela descansar e levedar pelo menos 1 hora num local quente.
  4. Quando tiver passado o tempo, divide a massa em 3 partes, põe a primeira parte num tabuleiro untado com margarina (ou papel anti-aderente) para ir ao forno, espalma um pouco e dispõe as carnes por cima dessa bola, podes escolher as carnes que quiseres, chouriços, carnes assadas ou até frango já cozido servem bem, depois põe outra parte da massa e repete o processo e por fim põe a ultima parte e molda para fazer uma bola.
  5. Agora volta a pôr de parte mais 1 hora num sitio quente para levedar mais um pouco.
  6. Pincela com um ovo batido o topo e lava a cozer em forno quente uns 200C, o folar deve estar pronto em uns 45 minutos.

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 85 Minutos・Dificuldade: Média

12 Comentários

Deixa uma Resposta
    • É mesmo catita, por isso mesmo também estou a fazer outra variação de um folar transmontano para a Páscoa, a ver se ponho no Iguaria nos próximos dias ;D Obrigado pelo comentário e até a próxima! :)

  1. Obrigada por partilhar a receita.
    É necessário usar farinha para pão ou pode ser farinha de trigo normal para bolos (sem fermento)?
    Gostaria também de perguntar qual a diferença entre este folar e o folar de Chaves?

    • Olá Carina, é farinha normal mas não tem de ser a super fina, podes escolher a mais barata, um folar salgado é praticamente o mesmo que uma bola de carne, o que quer dizer que é uma massa enriquecida, isto é a massa pode levar ovos, pode levar açúcar, ervas, temperos, gorduras, (ao contrário de pão que só leva água e fermento e talvez uns temperos de vez em quando) pode parecer que é um tipo de pão mas não é pão e como tal normalmente leva farinhas um pouco mais finas que a normal farinha de pão, claro que podes usar farinha de pão para fazer um folar salgado ou bola de carne visto serem produtos mais rústicos, agora se fosse um bolo ou algo mais delicado sim já notas a diferença entre farinha comum e farinha de pão…

      Uhhh a diferença entre este folar e um de chaves tive de ir ver aos livros de culinária (A Maria de Lourdes Modesto nunca falha) hehehe bem não tem muita diferença este é de azeite e manteiga e o de chaves é de banha e manteiga e depois é só o tipo de enchidos, este tem mais variedades o de Chaves tende a ter só presunto e chouriço/linguiça o que não quer dizer que seja pior por vezes pôr demasiada variedade pode dar um sabor confuso e manter 1 ou 2 sabores distintos dá um sabor muito mais coerente e logo delicioso!

Deixa o teu comentário :)

Broa de Milho da Padeira

Biscoitos de Laranja da Páscoa