in

Broa de Milho

iguaria-broas-de-milho-norte

Quem é que não adora uma boa broa de milho, aqui vai uma receita bem boa, da clássica broa de milho.

Dica: Toma cuidado para não cozer demasiado tu queres o exterior bem crocante mas o interior cozido mas ainda húmido.

Receita de Broa de Milho

Ingredientes

Instruções

  1. Dissolve o fermento de padeiro em um pouco de água morna.
  2. Depois de este estar bem dissolvido, mistura as duas farinhas com um pouco de sal (eu diria +/- 1 a 2 colheres de sopa), e amassa bem, adicionado aos poucos a água morna, normalmente os movimentos são de puxar as bordas e amassar para dentro, quando a massa começar a soltar das paredes (não necessariamente dos dedos) não adiciones mais água, até criares uma bola de massa suave, usa farinha de trigo se precisares de uma ajuda.
  3. Agora cobre a massa com um pano num lugar morno e deixa a levedar pelo menos 1 a 2 horas, quando a massa começar a quebrar a superfície a mostrar rachas é um sinal que está boa para cozinhar.
  4. Com esta quantidade de massa dá para fazer duas broas, divide ao meio cria duas bolas, faz isto numa bancada bem enfarinhada.
  5. Depois dispõe estas num tabuleiro de levar a forno polvilhada também com bastante farinha, para um forno pré-aquecido quente a uns 250ºC por uns 30 a 40 minutos (se fizeres broazinhas pequenas claro cozem muito mais rápido).
  6. Tira quando tiverem bem douradas e polvilha com mais farinha por cima.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 90 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 4730 kcal・Gorduras: 40 g

8 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Viva,

    Tenho 2 duvidas nesta receita.
    Primeiro diz 170gr de fermento de padeiro. E necessario assim tanto fermento? A quantidade esta correcta?

    Em segundo lugar junta-se a farinha de milho inicialmente com a agua toda? ou reserva-se alguma da agua para desfazer o fermento e para envolver a farinha de trigo?

    tb nos ingredientes diz 300gr de f.trigo mas nas instrucoes de confecao diz 200gr. Qual sera a quantidade correcta?

    Obrigado,
    Irish

    • Olá irish! Obrigado pelo comentário :)

      1) Sim o fermento de padeiro está incorreto, para fazeres broa tens de usar fermento de padeiro ou levedura seca ou massa velha, neste caso e para esta quantidade de farinha, não está certo, eu diria que é 17gr, a regra normal para um pão é usar 9 ou 10 gr de fermento de padeiro por cada 500gr de farinha, por demasiado fermento em vez de tornar um pão fofinho e delicioso, torna o pão numa bola de ar e dá um sabor esquezito.

      2) Claro também tens razão os passos estão errados para levedar o fermento de padeiro (um fermento vivo) este tem de ser misturado com amido (combustível) e precisa de temperatura (para ativar), o mais certo é juntar todas as farinhas, o sal e o fermento de padeiro com a água morna e amassar tudo, a broa de milho é um pão simples, não percebo esses passos extras.

      Sim vou rescrever esta receita agora mesmo porque não está mesmo correta, obrigado por notares e mandares um comentário! Desculpa pela confusão :)

    • :) Não á problema, já rescrevi agora a receita, aliás estou agora a fazer rolinhos de canela e caramelo (os chamados cinnamon buns), e a receita tem 400gr de farinha e 7 de fermento de padeiro e são super fofinhos (a massa está a levedar agora), por isso esta receita estava claramente errada, acontece de tempos em tempos, obrigado outra vez pela atenção :P

  2. Olá Hugo,
    Obrigado por publicares esta receita. Tentei fazê-la ontem e utilizei as quantidades indicadas, mas quando misturei a água com as farinhas e o fermento, formou-se uma massa líquida e não uma bola que eu pudesse trabalhar e depois levar ao forno. Acabei por corrigi-la com mais farinha de trigo (já nao tinha mais de milho) até formar uma massa sólida. No fim, a broa até nao ficou muito má mas ficou seca e desfazia-se muito. O que achas que pode ter corrido mal? É normal a massa ficar líquida? Obrigado!

    • Não, não é, eu normalmente faço a olho, por isso pode ser que tenha desajustado a quantidade de água, a receita tradicional (a que esta é baseada) diz que é +/- o mesmo peso das farinhas em água, mas sim eu vou por uma nota na receita, porque eu adiciono água até a massa começar a descolar, não necessariamente a quantia na receita, desculpa, é uma daquelas notas que devia estar na receita (vou adicionar agora)! De qualquer forma numa broa o exterior eh suposto ser estaladiço e o interior mole e denso!

  3. QUERIDO SOU AQUI DO BRASIL A FARINHA DE MILHO QUE VOCE FALA E A EM FLOCOS OU FUBA DE M MILHO AQUELE FINO IGUAL A FARINHA SO QUE E DE MILHO , BEIJINHO

    • É a farinha de milho comum, fubá é o que nós por aqui chamamos de farinha de milho para bolo ou polvilhar, ambos são farinha de milho, apenas a fubá é mais processada para ser mais fina e suave, neste caso tu queres a farinha de milho normal, porque esta é que vai dar a textura da broa, se usares fubá o resultado final é capaz de ficar mais parecido a um bolo de milho que a um pão de milho :)

Deixa o teu comentário :)

Salada de Tomate e Mozarella

Pasteis de Bacalhau da Vóvó