in

Sardinhas Assadas com Batatas

No Verão temos que ter umas sardinhas e mais nada hehehe, sardinhas assadas não tem nada que saber, eu nem sei se chamaria a elas um prato, são quase um petisco, só tens de temperar com sal e assar, dispõe estas por cima de uma fatia de pão com rústico com umas batatas cozinhas e salada de feijão verde.

Para assares sardinhas precisas que estas não tenham escamas, por isso passa os dedos por cada uma para ver se as escamas foram retiradas, se não foram começa por retirar as escamas usa um escamador ou se não tens a parte detrás de uma faca.

Escolhe sardinhas limpas sem grande cheiro e sem cortes ou imperfeições, podes assar estas com as entranhas ou se preferires, podes fazer um corte na barriga e retirar com os dedos as entranhas, vamos a receita.

Receita de Sardinhas Assadas com Batatas

Ingredientes

  • Sardinhas – 12
  • Batatas – 6
  • Azeite – Uns Fios
  • Sal Grosso – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por lavar as batatas, escolhe umas novas, boas para cozer, deita estas numa panela com bastante água fria e um pouco de sal, deixa levantar fervura depois deixa cozer até ficarem tenras, podes picar com uma faca ou garfo se entrar com facilidade então estão cozidas.
  2. Para as sardinhas começa por temperar as sardinhas limpas generosamente com sal, aquece então as brasas ou grelhador.
  3. Quando este estiver quente dispõe as sardinhas elas devem precisar só de 2 a 3 minutos até ficarem douradas, vira e grelha o outro lado, retira para servir em cima de fatias de pão com as batatas cortadas a meio com um fio de azeite, bom apetite.

Dica: É praticamente o mesmo procedimento para assar carapaus, apenas estes tendem a ser maiores por isso podem precisar de mais 1 minuto nas brasas, podes também servir com uma bela salada de pimentos.

Ficha da Receita

Sardinhas Assadas com Batatas

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Fácil
  • Imprimir

Como fazer umas sardinhas assadas como em Portugal.


Esta receita de Sardinhas Assadas com Batatas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Sardinhas – 12
  • Batatas – 6
  • Azeite – Uns Fios
  • Sal Grosso – Uma Pitada

Instruções

  1. Lava e coze as batatas numa panela com bastante água e uma pitada de sal.
  2. Tempera as sardinhas com sal e assa estas durante uns 3 minutos cada lado até ficarem douradas, serve por cima de pão com as batatas temperadas de azeite, bom proveito.

Nutrition

Calorias: 1566 kcal・Gorduras: 43 g・Hidratos de Carbono: 206 g・Proteínas: 89 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Sardinhas assadas são cá um pitéu, mas eu preparo as minhas sardinhas assadas de forma diferente, de qualquer forma não deixam de ser uma das melhores iguarias que por cá se fazem.

    • Verdade e existem várias formas de preparar sardinhas eu também gosto delas no forno, mas sim esta é a receita mais simples de assar sardinhas, por vezes o mais simples é o que sabe melhor! Já agora podes sempre partilhar a tua receita :) Obrigado pelo comentário e até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Top 10 Receitas de Bacalhau

Trufas Geladas Pino Aroma Chocolat