Ah Páscoa e aquele cheirinho doce de canela e erva-doce, hummmm está na altura de fazer um Folar, mesmo não sendo uma receita complicada, eu já queimei a minha conta de folares e fiz os meus erros, não me faltam fotos como a de cima de folares antes de ir ao forno hahaha, por isso nada como partilhar algumas boas dicas que fui aprendendo nestes últimos anos a fazer folares ;D
Dicas e Truques para fazer Folares da Páscoa
Assa Coberto de Papel de Alumínio – Mesmo este ano, eu acho que queimei demasiado o topo infelizmente a massa e o ovo do Folar simplesmente queimam demasiado rápido, é preferível cobrir e quando estiver quase pronto tirar e dourar que pôr só quando começar a ficar mais escuro.
Amassa Bem, Mesmo Bem – Esta não é uma massa só para ficar ligada, amassa bem, o interior fica completamente diferente se for muito ou pouco amassada, tu queres uma massa final densa e bem areada, para isso tens de amassar.
Se Possível usa Fermento Fresco – Nota-se no resultado final, o melhor é ir a uma padaria e compra um pouco do fermento da padaria, em alternativa compra fermento fresco nos supermercados e por ultimo se não for possível usa fermento de padeiro seco.
A Massa tem de Triplicar – Dá tempo, sim demasiado tempo a levedar pode dar um travo estranho, mas isso é mais entre levedar 3 horas e levedar 5 horas ou mais, mas entre levedar 1 hora ou 3 horas, se não triplicou de tamanho, deixa 3 horas, põe num lugar mais morno.
Põe a Levedar num Lugar Morno – Eu normalmente no intervalo de levedar vou fazer coisas no forno e logo aquela área ao lado do forno tá sempre morninha, é perfeito para levedar sem problemas.
Põe os Ovos só se Gostares – Eu ponho porque muitas vezes estou a cozinhar para o Iguaria, mas não é preciso e se queres o folar para depois fazeres torradas e teres fatias bonitas, então o ovo não é preciso.
Os Ovos vão Já Cozidos – Não ponhas ovos frescos com a massa, os ovos tem de ir já cozidos e frios antes de serem envoltos na massa.
Um Folar deve ter entre 300 e 600gr – Se a receita é de 1kg de farinha isso quer dizer 2 folares, podes fazer folares pequenos ou mini folares sem problemas mas eu nunca vi um folar de 1kg sair bem, é demasiado grande e o calor não vai cozer tudo bem e por igual.
Um Folar Doce não é um Folar de Carne – Ambos podem ser chamados de folares, mas isso é mais no sentido de ser um tipo de presente para ser dado entre afilhados e madrinhas e não a receita em si, a receita de um folar doce é muito diferente de um folar salgado, não é só adicionar carne a um folar doce.
E já está, espero que estas dicas tenham sido úteis caso estejam a procura de uma boa receita de folar para aplicar as dicas, só tem de esperar até amanhã, claro que vamos ter Folar hehehe até amanhã e Feliz Páscoa.