in

Dicas para Churrasco Coreano

Um dos tipos de restaurantes típicos da Coreia é o chamado BBQ Coreano, ou Churrasco Coreano, este normalmente é uma refeição de restaurante, claro que podes fazer em casa mas acho que não é uma refeição típica de fazer em casa em especial porque tem demasiados ingredientes, só mesmo para uma festa.

Basicamente no restaurante tens uma grelha de carvão no meio onde adicionas carne cortada finamente e tendencialmente já pré temperada (só raramente é servida carne sem nenhum tempero), com várias especiarias e molhos para mergulhar a carne, servida com alface ou folhas de Perilla que embrulhas na carne antes de comer.

Como já fui a vários BBQ Coreanos tanto na Coreia do Sul como no Japão nada como partilhar umas dicas, não que tenha algum segredo, é como qualquer restaurante, depois de visitares umas vezes já sabes como maximizar a tua refeição hahaha e desta forma ficam a saber algumas dicas boas para terem uma refeição fantástica.

Truques num BBQ Coreano

Os Acompanhamentos (Banchan) são Ilimitados – Em 99% dos casos os acompanhamentos que vêm para a mesa com as carnes são ilimitados, coisas como Kimchi, Pickles, etc, logo se quiserem mais podem sempre pedir mais.

Podes Grelhar outras Coisas – Pedaços de Vegetais, de Kimchi, de Pickles, podes sempre grelhar se queres um toque fumado, mesmo que estes já estão prontos a comer, apenas não leves a grelha a couve ou folhas de perilla.

Escolhe as Carnes – Claro porco ou vaca, mas existem muitos cortes e temperos por onde escolher, a minha recomendação é se nunca foste escolhe um menu de carnes ou um set, assim tens um pouco de tudo e se quiseres escolher o truque é começar pelas carnes mais magras para carnes mais gordas, logo se fores escolher vaca e porco, começa pela vaca, se fores escolher só porco começa por lombo e acaba com costeletas e cortes mais gordos.

Com ou Sem Queijo – Esta é difícil eu diria que se o grelhador tem um espaço para queijo (uma espécie de calha a volta do grelhador para o queijo derreter) então sim claro queres o queijo, se eles trazem o queijo numa bolsa de folha de alumínio para pôr na grelha, então eu saltava o queijo, queijo derretido é delicioso mas na minha opinião, os que têm um sistema já para o queijo tendem a usar queijos de qualidade e montes de manteiga e os que juntam o queijo como mais outro ingrediente normalmente o queijo é básico e grelhar em alumínio muitas vezes dá um sabor metálico as coisas, não vale a pena.

Usa as Pinças e Tesoura – Os Coreanos adoram tesouras na cozinha, eles acham e bem que é super prático, por isso podes adicionar a tua carne e virar com pauzinhos, mas a mesa vai também ter pinças e tesouras, por exemplo se o bife não vier já fatiado, é normal grelhar um pouco e depois com a tesoura cortar em cubos em cima da grelha para acabar de assar.

Não tens de fazer os Rolinhos – Mesmo que a forma mais comum num BBQ Coreano é juntar um pedaço de carne e talvez algum acompanhamento e enrolar estes numa folha de alface ou perilla, não é nenhuma regra, se preferires comer as coisas em separado não tem problema nenhum.

Existem mais Pratos para Escolher – Para além dos variados tipos de carnes e legumes para grelhar e claro dos acompanhamentos, existem mais pratos coreanos que podes pedir, coisas como Yookhwe (uma espécie de bife tártaro e não… não é para grelhar), Mul-Naengmyeon (em especial no fim da refeição, se tens a boca a ferver de picantes), queijo com milho ou arroz, eu recomendo pedir sempre arroz para servir de almofada aos pedacinhos de carne hehehe.


Para abrir a refeição que tal Yookhwe, este trazia um ovo a parte para deitares por cima.


Uma pequena tigela de Mul-Naengmyeon ;D

A Mesa normalmente tem uma Campainha ou Botão – Para chamar o empregado de mesa, é normal porque é o género de restaurante em que o empregado de mesa visita muitas vezes a mesa e em que é normal pedir mais coisas, como mais Banchan, mais uma rodada de uma carne que soube bem, mais bebidas, outra grelha, etc

Não vale a pena pedir Sobremesa – Raramente os restaurantes de BBQ Coreano tem sobremesas, aliás a ideia é saíres completamente a arrebentar e sempre tens uma desculpa para ir a procura de uma sobremesa ;D

Etiqueta e Dicas num BBQ Coreano

Põe o teu casaco num saco – Muitos BBQ Coreanos tem sacos ao lado da mesa, este é para guardar malas e casacos para ficarem limpos, visto que comer BBQ Coreano vai-te deixar-te todo e toda a tua roupa com cheiro a fumo.

Ajusta o Ventilador – Muitas vezes o ventilador por cima da grelha pode ser ajustado por ti, se achares que a grelha está a criar demasiado fumo.

Pede uma Nova Grelha – Da mesma forma se a grelha no centro estiver toda suja e a fazer demasiado fumo, pede outra grelha, isso faz parte do serviço, aliás muitos simplesmente mudam cada vez que trazem outra remessa de carne, também por vezes eles também trocam o carvão, coisa que podes também pedir se a grelha não estiver quente o suficiente.

Não Comas Todos os Acompanhamentos (Banchan) – Hahaha acontece comigo, tens um acompanhamento delicioso e praticamente só comes deste, não tem problema nenhum, apenas quando achares que está quase no fim pede ao empregado para trazer mais, o importante é não acabares completamente até haver mais na mesa, senão isso é sinal outra vez de sofreguidão.

Escolhe a Bebida que Quiseres – Já vi algumas pessoas dizerem que tem de ser sempre com cerveja ou só se pode beber com soju (vinho Coreano bem alcoólico de grão), mas se o BBQ Coreano vende Coca-Cola e é isso que gostas então não tem problema nenhum o resto do pessoal só torce o nariz porque querem beber forte ;D

Alguns Restaurantes Grelham por Ti – Em especial se for um corte muito caro de carne ou se acham que não estás a fazer um bom trabalho hehehe, ou se vem mais carne para a mesa e é importante abrir um espaço na mesa, é normal eles virem grelhar alguma coisa, não tem problema nenhum, da mesma forma que é a tua grelha e podes grelhar como bem quiseres.

Não faças muita Sujidade – Eu sei é um churrasco, mas tenta não pingar por todo o lado, isso não só não é simpático, mas é visto como sofreguidão ao comer.

Podes usar as Mãos – Tal como o sushi não tem problema nenhum em agarrar em pedaços de carne e pickles ou o que quiseres pões por cima de uma folha de perilla, enrolas e comes com a mãos, apenas toma cuidado de comer de uma só vez, também como o sushi é má educação trincar metade, é tudo na boca de uma só vez, se é demasiado grande então faz um rolo mais pequeno ou come as coisas separadas.

E já está, nem pensava que um BBQ Coreano podia ter tantas nuances, mas não tenham problemas, são mais truques para terem uma refeição supimpa que alguma regra proibitiva, eu recomendo experimentarem, aliás já existem um par de restaurantes em Portugal, acho que em Lisboa ;D nada como dar um pulo lá!

Deixa o teu comentário :)

Kimchi Couve Coreana Fermentada

Gelado de Gelo Soh com Chocolate e Morangos