in

Diferenças da Comida Chinesa Dentro e Fora da China

Como é natural de um pais tão grande como a China, esta tem uma vasta e variada culinária muito enraizada nas suas diferentes regiões, divido primeiro por Oeste, Norte, Sul e Este com as respetivas culinárias Chuan, Lu, Yue e Huaiyang, como também as chamadas 8 regiões de culinária moderna da China, Anhui, Cantonês, Fujian, Hunan, Jiangsu, Shandong, Sichuan e Zhejiang, no entanto a comida chamada chinesa fora da China é bastante diferente da comida Chinesa que os chineses comem, porque é que isso acontece e quais são as grandes diferenças?

Primeiro antes que alguém comecem a dizer que a comida Chinesa servida no chamado mundo ocidental não é comida chinesa, isso não é necessariamente verdade, ela é acima de tudo baseada num tipo muito especifico de comida chinesa, neste caso a maioria dos pratos são Cantoneses, diretamente ou versões/adaptações, e está aqui o segundo ponto importante, o fato de não ser idêntica é simplesmente uma adaptação aos ingredientes ocidentais, hoje em dia claramente existe mais facilidade em criar pratos mais autênticos, mas mesmo assim se queres fazer um prato simples e barato de comida cantonesa, vais muitas vezes ter de usar ingredientes locais senão o prato pode tornar-se caro tendo de importar não só temperos mas uma variedade de outros ingredientes que são comuns na China mas raros no mundo Ocidental.

De qualquer forma se fores á região de Guangzhou em que se inclui Macau ou Hong Kong, vais ver que muita da comida chinesa é muito similar ao que já conheces fora da China, tens de ver a culinária chinesa não tanto como vasta mas como intensa, isto é existe uma grande variedade de receitas e técnicas dentro de um universo razoavelmente restrito de ingredientes e sabores.

Também tens que ver que especialmente na Ásia com a imigração chinesa, existem muitos países com culinárias também adaptadas da chinesa, como Taiwan, Japão, Indónesia, Singapura, Korea, India, Malásia, como também fora da Ásia, países como os Estados Unidos, Canadá, as Caraibas ou o Peru, vamos então ver quais são as maiores diferenças na cozinha chinesa, dentro e fora da china.

Diferenças da Comida Chinesa dentro e Fora da China

Chá Gelado – Adoçado ou não, por razões higiénicas e culturais praticamente tudo é cozinhado ou fervido, isso inclui a água, por isso é raro encontrar produtos crús ou frios.

Pratos com Brócolos – Brócolos não são nativos na China e os chineses não são culturalmente muito atraídos (ao contrários de por exemplo os Japoneses) por produtos novos e diferentes e como tal nunca se popularizou.

Biscoitos da Fortuna – Algo mais popular nos Estados Unidos, criado nos restaurantes chineses que primeiro apareceram em São Francisco e nunca se popularizou na China.

Pratos com Leite ou Queijo – Leite e queijos são algo só comido em certas regiões e uma grande proporção da população (talvez por pouco consumo) não tolera bem lactose.

Saladas – Pois os chineses comem muitos legumes, mas como disse em cima saladas é algo crú e não faz parte da cultura e como tal é muito raro ver na China.

Bolachas de Camarão – Estas existem e são populares mas mais como um snack para crianças ou para beber uma bebida, mas muito raro para uma refeição.

Fritos de Imersão – Existe uma variedade de fritos especialmente fritos com woks, mas fritos em que se mergulha em óleo, como para fazer batatas fritas e coisas assim é muito incomum, é mais comum uma fritura mais rápida e leve com pouco óleo.

Porco e Frango são Mais Comuns – Pratos com carne de vaca, camarões, pato são muito mais incomuns na China, outra vez porque são ingredientes mais caros e menos comuns na China.

Acompanhamento não é Chau-Chau – O acompanhamento mais comum para tudo é arroz simples, arroz chau-chau (arroz frito com pedaços de cenoura,ervilhas e ovo) é algo mais ocidental para tornar o arroz mais apelativo e doce nos restaurantes, não quer dizer que não existem milhares de pratos de arroz frito na China, apenas o mais comum é arroz simples, um pouco como pão em Portugal.

Comidas Medicinais – Algumas comidas na china são tomadas com a noção de serem um tónico, para ajudar em doenças ou prevenir doenças em certas alturas do ano e claro muitas vezes não tem sabores muito agradáveis, um pouco como comer Natto no Japão em que este é visto como um alimento muito saudável que melhora a saúde.

Bebe-se Chá ou Baijiu – Mesmo existindo uma grande variedade as bebidas as mais importante de longe são Chá e Baijiu uma bebida bem alcoólica feita a partir do Sogro, no mundo ocidental é mais comum outras bebidas como a cerveja, mesmo que a grande maioria dos restaurantes chineses servem algum tipo de chá.

Sopa depois do Prato Principal – Mesmo existindo algumas exceções, sopa é normalmente servida depois do prato principal ou se for uma refeição com vários pratos, antes da sobremesa.

Doces Podem ser Servidos no Meio da Refeição – Em especial se for uma refeição para uma festa ou com vários pratos, muitas vezes a meio da refeição são servidos doces ou pratos doces.

E já está, acho que estão aqui as maiores diferenças, se souberem de mais uma digam nos comentários eu tenho bastante curiosidade em saber e como sempre se gostaram não se esqueçam de partilhar! Até a próxima ;D

Deixa o teu comentário :)

Quiche de Frango e Batatas

Caramelos de Brulee Cucu