Óleo e gordura não é só usada para fritar… coisas :D mas tem uma série de utilidades, não só de acordo com o tipo de culinária (culinária de diferentes países não só tinham acesso a só uns tipos específicos de gordura e criaram usos diferentes para essas gorduras, visto que todas tem propriedades diferentes), mas o sabor, textura e as qualidades do óleo.
Por exemplo só com azeite tens diferentes tipos de azeites, desde extra virgem, virgem, normal, refinado, etc
Já agora…
Quais são os Diferentes Tipos de Azeites?
(Do mais caro para o mais barato)
Azeite Extra-Virgem – Em caso de duvida este é o que deves sempre comprar, basicamente é a primeira prensagem de azeitonas de qualidade, o que cria um azeite super aromático com um teor baixo de acidez (+/- 0.8%), perfeito para tudo desde temperar a fritar, mas claro para frituras perde qualidades e aroma.
Azeite Virgem – O mesmo que extra virgem mas mais barato sem grande seleção de azeitonas e como tal a acidez pode variar mais (entre 0.8% e 1.5%), mas na generalidade é o mesmo que extra virgem ou pode não ser tão bom, eu diria se é de uma marca conhecida de azeite é tão bom como extra virgem se é de marca branca vai ser menos bom, e pronto pode ser menos aromático.
Azeite Refinado – Este obtido prensando mais vezes as azeitonas por isso cria um azeite menos saboroso e mais ácido (por volta de 3%), também pode ter mistura de outros óleos, este como é mais ácido e tem menos sabor acaba por ser o melhor para frituras ou outros tipos de cozinhados onde o sabor do óleo é menos importante.
Outros azeites, como azeite orgânico, azeite aromatizado, azeite especial, azeite de mistura, são como o nome diz uma variação dos 3 azeites em cima, no caso do orgânico vem de uma produção orgânica mas pode ser refinado em vez de extra-virgem, o mesmo se passa com azeite com oregãos ou azeite com malaguetas, se não disser na embalagem que tipo de azeite é que tem, vê pela acidez, quanto menos ácido melhor a qualidade.
PS: Alguns azeites de produção tradicional ou uma produção feita em casa tendem a ser um pouco mais ácidos e aromáticos, mas isso é porque incluem tudo na prensagem tradicional do azeite, ao contrário da produção industrial.
Ok de volta aos óleos e gorduras, vamos então ver quais são os tipos de óleos e gorduras é que são recomendados para as várias formas de cozinhar…
Típicos Usos de Gorduras e Óleos
Para Temperar : Azeite Extra-Virgem, mas em várias culinárias também é usado óleos de vários tipos de nozes ou sementes como óleo de sésamo que tem um sabor muito característico.
Para Molhos : O mais clássico (cozinha francesa) é manteiga, mas também natas ou certos tipos de queijos frescos são perfeitos para fortificar molhos.
Para Refogados e Frituras Leves : Azeite, também manteiga (especialmente se for clarificada).
Para Bolos, Pastelaria, Assados : Manteiga, Margarina, Banha de Porco, Azeite e Óleos Simples como de Amendoim ou Girassol.
Para Frituras : Azeite, Óleo de Girassol, Óleo de Amendoim, Óleo Refinado (Mistura de Óleos).
E já está, claro que existe mais coisas formas de usar óleos e gorduras, e claro que não tens de seguir a risca estas noções, elas são mas para guiar, não existe nada melhor em culinária que experimentar coisas novas, espero que tenham gostado e se querem adiantar mais ideias é só dizer nos comentários! Até a próxima!