in

Manteiga com ou sem Sal?

Quem é que não viu receitas em que se pede para usar manteiga sem sal para depois adicionar sal mais tarde, então onde é que está o sentido, faz alguma diferença usar manteiga com sal e sem sal?

Sim! Faz! Mas não necessariamente o que pensam, como regra geral podes sempre usar para tudo manteiga com sal, desde que retires o sal extra da receita, não existe nenhum problema, então porque usar manteiga sem sal?

Bem primeiro porque marcas diferentes de manteiga tem quantidades diferentes de sal, logo usando uma manteiga sem sal vais ter uma quantia precisa de sal o que em doçaria e pastelaria é fundamental tanto para o sabor final como também na química ao misturar e cozinhar ingredientes para produzir os resultados que pretendes.

Depois normalmente manteiga com sal tem um prazo de validade maior porque o sal ajuda a preservar a manteiga, o que quer dizer que a manteiga com sal pode ser mais velha que uma manteiga com sal que se estraga mais facilmente, logo manteiga sem sal tende a ser uma manteiga mais fresca e logo com um sabor mais natural.

Também manteiga com sal tende a ter um maior conteúdo de água, eu digo tende porque depende da marca e variedade, mas visto que os limites de gordura para ser considerada manteiga sem sal é de um mínimo de gordura de 82%, para manteiga com sal o mínimo de gordura é de 80%, logo existe uma margem de manobra para incluir mais água na manteiga com sal, quanta menos água melhor a manteiga para cozinhar, claro que para barrar é melhor ter um pouco mais de água.

Então afinal deves usar manteiga com sal ou sem sal? Deves tentar sempre usar a manteiga que a receita pede, existe quase sempre uma boa razão para a escolha, mas em caso de não teres a manteiga que queres podes sempre ajustar retirando o sal extra da receita ou adicionando sal extra para compensar dependo da manteiga que tens, eu pessoalmente tenho sempre manteiga com sal e só quando vou fazer uma receita especifica que pede é que compro manteiga sem sal.

Dica: Para mim com biscoitos eu acho que ficam sempre melhores com manteiga sem sal e depois adicionar sal mais tarde, os sabores ficam mais distintos, se uso manteiga com sal o sabor fica mais simples e mais similar a biscoitos comerciais.

Deixa o teu comentário :)

Pataniscas de Pescada

Arroz Rústico de Tomate