Sake, Saquê ou Saqué é uma bebida alcoólica tradicional do Japão, esta é feita a partir de 4 ingredientes, arroz, água, kōji (o fungo aspergillus oryzae) e leveduras, este é fermentado de uma forma similar como se produz cerveja, primeiro o arroz é polido para retirar o exterior e ficar só o centro do bago do arroz rico em amido, depois o arroz é cozido e junta-se o kogi a uma parte do arroz para criar uma massa que se dá o nome de arroz-koji, dessa massa tira-se mais uma parte onde se adiciona as leveduras para iniciar a fermentação, por fim junta-se tudo ao restante arroz e deixa-se fermentar por pelo menos 30 dias, passado os 30 dias, este é filtrado e pasteurizado.
Sake acabado de fazer tende a ter um elevado nível de álcool a rondar os 20%, logo este muitas vezes tem de ser diluído de forma a ficar nos mais habituais 15% mais comuns com o Sake.
O Sake é graduado em 4 parâmetros, doçura e acidez, logo o Sake pode ser muito ou pouco doce, muito ou pouco ácido.
Em termos de sabor Sake tende a ter um sabor neutro com aromas muito ténues, aliás é esse o objectivo quanto mais neutro e suave, isto é ter um equilíbrio da doçura e acidez perfeito melhor a qualidade do Sake, se o sake não for suave, se tiver algum travo ou um aroma a sobrepor-se então é um Sake de mais baixa qualidade.
A qualidade normalmente é identificada na legenda do Sake e no preço, Sake de qualidade deve dizer Hiya (冷や Sake Frio) Sake para aquecer deve dizer Kan (燗 Sake Quente), isso é importante para se servir e beber Sake, tal como vinho, se tens vinho de qualidade esse é para beber, se tens vinho um pouco mais barato e novo esse é bom para cozinhar, com o Sake segue-se o mesmo principio, quanto melhor a qualidade menor a temperatura que deve ser servido, algo entre os 5ºC e os 15ºC, nessas temperaturas o Sake ganha uma textura mais licorosa e um aroma mais fresco e delicado.
Para um Sake de mais baixa qualidade pode-se usar para cozinhar, mas também pode ser servido morno ou quente, algo entre os 30ºC e os 60ºC, este deve ser aquecido em banho-maria, nota que essa diferença não é tradicional, tradicionalmente todo o sake era bebido quente, por isso esta diferença atual é mais uma questão qualitativa, muitas vezes bebe-se Sake nos dias mais frios do ano, não existe uma ideia que uma ou outra versão é melhor ou pior, apenas diferente para servir com pratos diferentes em altura diferentes do ano.
Também nota que podes sempre servir Sake a temperatura ambiente, por vezes alguns Sake de máxima qualidade recomenda-se beber ligeiramente fresco, mas podes beber todas as variedades sem problemas, se tens duvidas, bebe o Sake a temperatura ambiente.
Para servir, normalmente é servido em copo pequenos de porcelana chamados de choko, pequenas taças de porcelana e vidrou ou pequenas caixas de madeira chamadas de masu.
E já está, espero que tenham gostado das dicas e se puderem experimentem sake é uma bebida bem interessante e um ótimo complemento de muita da comida japonesa, já outra bebida japonesa o Shōchū essa é muito mais potente e pelo menos comigo vai-me logo á cabeça hahahah, comessem pelo Sake! ;D