A cebola é um daqueles vegetais super comuns, deliciosos e versáteis, podes cozinhar de mil e uma maneiras, desde grelhar até fritar, e como todos sabemos faz parte da base de qualquer refogado português mas também a base de todo o género de refogados, desde a cozinha francesa a italiana.
A cebola faz parte do género Allium e da família Amaryllidaceae, o que quer dizer que está relacionada com outros vegetais como o alho, cebolinho, alho francês ou as chalotas que eu vou incluir nesta lista simplesmente porque tem demasiado em comum com as cebolas.
Mas nem todas as cebolas são iguais, na verdade existem umas quantas variedades, que diferente na textura, sabor e muitas vezes indicados para receitas especificas, vamos a isto!
Tipos de Cebolas e Chalotas
Cebola Comum (ou Cebola Amarela)
É como o nome diz a cebola mais comum, tem uma casca com cor acastanhada, formato redondo, o interior tem uma cor branca com uma textura super estaladiça e um cheiro forte a cebola, sim esta faz chorar e pode ser praticamente usada para todo o tipo de cozinhados.
Cebola Doce
Estas tendem a ser bem grandes mas menos arredondadas com uma casca com uma cor acastanhada mais clara, o interior tem uma textura similar a cebola comum, mas como tem mais açúcar esta tende a fazer chorar menos e a caramelizar melhor, logo uma cebola perfeita para fritar ou assar.
Cebola Vermelha
Como o nome diz estas são cebolas vermelhas, a casca tem uma cor acastanhada vermelhada, o interior tem uma cor similar a magenta, especialmente nas bordas, a textura é similar a cebola comum, mas o sabor é muito mais doce e muito mais suave, esta é uma cebola perfeita para comer crua, perfeita para saladas e sandes.
Cebola Brancas
Outra vez como o nome diz estas cebolas tem uma casca esbranquiçada ou a dar para tom de pele, estas tendem a ser mais pequenas, mas o interior é muito similar ao da cebola vermelha mas sem a cor, com um sabor mais doce e suave e como tal boas também para comer cruas.
Cebolinha (ou Cebola Verde)
É um tipo de cebola que não cresceu completamente, logo tens um bolbo pequeno e branco, com uma haste verde, é quase como teres cebolinho com uma chalota no fim, estes podem ser separados ou cozinhados inteiros, muito usado como base de sopas ou como guarnição para sandes ou omeletes (um pouco como o cebolinho).
Chalotas
Chalotas não são uma cebola, mas são muito similares, são pequenas cebolas acastanhadas, o interior a carne tem um tom a dar para o roxo claro e normalmente como o alho cada cabeça tem 2 ou mais bolbos, o sabor é intenso entre uma cebola e um alho, mas a cozinhar caramelizam muito bem e ficam com um sabor doce, por isso as chalotas tendem a ser cortadas muito fininhas para dar um toque picante em saladas ou então são assadas ou fritas para caramelizarem.
E já está, espero que tenham gostado da lista, nota que fora destas existem mais algumas variedades de cebolas, mas muitas destas são variedades locais ou tipos específicos e logo não são cebolas que consigas encontrar ou comprar com facilidade, coisas como cebolas Pérolas (muito usadas para pickles) ou cebolas Maui (algo entre uma cebola amarela e uma cebola doce).