in

Regras Básicas de Segurança Alimentar

Com o atual estado de emergência em Portugal devido ao coronavírus Covid-19, acho que é uma boa ideia relembrar alguns bons procedimentos de segurança alimentar, estes são bons para esta altura de forma a acondicionar bem os alimentos como também garantir que estes estão nas melhores condições para cozinhar, na situação atual desperdiçar alimentos ou deixar eles estragaram pode ser prejudicial para a tua saúde, vamos então a lista.

Pontos Essenciais da Segurança Alimentar em Casa

Lava bem as Mãos : Essa é uma regra de cozinha, mas também uma regra de segurança contra transmissão de vírus e bactérias, isso garante que vais arrumar ou preparar os alimentos nas melhore condições de higiene, lava a começar ou entre preparar diferente tipos de alimentos.

Depois das Compras Guarda, Lava e Prepara os Alimentos : Depois das compras lava a prepara os alimentos que vais guardar, cozinhar, ou pré-preparar para por no frigorífico ou congelador. Põe também todos os produtos que tem que ser refrigerados no frigorífico ou os congelados no congelador. Nota que se fores por exemplo cortar bifes de porco para congelar e depois picar carne de vaca, tens de lavar as mãos entre os dois tipos de alimentos.

Armazena bem os Alimentos : Guarda sempre este em caixas herméticas e nos seus sítios corretos, o que é para o frigorífico no frigorífico, os restantes deve estar resguardados numa despensa ou armário com pouco contacto com a luz ou grandes variações de calor e se possível hermeticamente selados.

Mantém a Cozinha Limpa : Isso não inclui só as bancadas e lavatórios, o chão, mesas, cadeiras, uma cozinha limpa é uma cozinha que evita contaminações, sem contar que uma cozinha limpa tende a ser também uma cozinha organizada.

Mantém os Eletrodomésticos da Cozinha Limpos : Frigorífico, forno, microondas, chaleira, torradeira, limpa todos estes com frequência de modo a estes terem uma vida útil longa e mantenham ou cozinhem os alimentos em segurança, pensar que o frigorífico e congelador lá porque conservam não podem criar fungos ou bactérias é um erro porque podem se não forem limpos, o mesmo com microondas ou forno pensar que porque cozinha-se os alimentos que não vai criar bactérias, claro que vai restos, migalhas vão ajudar a propagar as bactérias.

Mantém os Utensílios de Cozinha Limpos : No seguimento da limpeza geral da cozinha, também os utensílios, desde as frigideiras e panelas, ás formas, espátulas, etc deve tudo estar bem limpo e ser lavado em condições entre cada uso.

Não uses o mesmo Prato ou Tábua para Diferentes Alimentos : Chama-se a isso contaminação cruzada, por exemplo cortar bifes de porco numa tábua e depois de seguida cortar a alface da salada na mesma tábua com a mesma faca, isso vai criar um ambiente propicio a bactérias passarem de um alimento para outro e é uma das maiores razões porque pessoas acabam por ter intoxicações alimentares em especial em restaurantes, usa um prato ou tábua nova e lava as mãos.

Descongela no Frigorífico ou Cozinha Congelado : Descongelar produtos congelados a temperatura ambiente é dar tempo a propagação de bactérias, é sempre preferível descongelar no frigorífico de um dia para outro ou cozinhar diretamente o produto congelado.

Cozinhe bem os Alimentos : Eu sei que alguns pratos existem alimentos crus, mas como principio e como regra se cozinhares bem um alimento garantes que este está não só em condições de ser digerido com facilidade como que praticamente todos os agentes infecciosos foram destruídos.

Guarda os Restos Imediatamente : Logo que baixar a temperatura, guarda em embalagens herméticas e leva ao frigorífico ou congelador dependendo se vais comer nos próximos dias ou semanas, não deixes comida a temperatura ambiente mais de 2 horas isso inclui tempo de espera para comer.

Separar Alimentos Crus de Cozinhados : Nunca guardar juntos ou em proximidade alimentos que já foram cozinhados com alimentos crus isso é outra forma comum de contaminação cruzada, aliás não deves guardar sequer juntos alimentos que foram cozinhados na mesma altura, é preferível guardar os hambúrgueres separados de por exemplo a massa com que foram servidos.

Mudar o Saco do Lixo com Frequência : É importante não deixar o saco do lixo demasiado tempo na cozinha, isso só vai propagar e motivar o crescimento de bactérias, se o saco não foi mudado á uns dias mas ainda não está cheio é boa ideia mudar de qualquer forma.

E já está, espero que a lista tenha sido útil e caso eu me tenha esquecido de algum ponto importante, podem sempre corrigir-me nos comentários, e para todos espero que fiquem seguros nestes dias e daqui a uma semana vou começar com os pratos da Páscoa! Tem de ser eu sei que estes são dias de quarentena, mas a quarentena sabe melhor com um belo folar da Páscoa caseiro! ;D

Deixa o teu comentário :)

O que Comprar numa Emergência

Caril de Frango com Arroz