Mais outra bela receita, para hoje tenho o tradicional pão Lavash da Turquia ou Lavaş este é parte fundamental da cozinha turca, usado simples para acompanhar ou como uma base para servir espetadas e até usado em diversas sobremesas, este pão também é muito importante em diversos países como na Arménia, Azerbeijão ou Irão.
Nota que existe um pouco de controvérsia em relação a origem do Lavash, em especial que vem da Arménia ou que é simplesmente o pão tradicional de todas estas regiões, eu não vou entrar nisso, por isso esta receita é também de Pão Lavash Arménio, Pão Lavash do Azerbeijão e Pão Lavash do Irão! Só estou a chamar de turco porque eu tirei de um site que dizia que era turco. ;D
Este pão é levedado e tradicionalmente é feito numa tava (ou saj) o que parece uma frigideira wok mas de pernas para o ar, pões esta por cima de chamas e cozinhas o pão na parte redonda ou em fornos tandoor (ou tannour) que é um forno esférico de porcelana ou metal em que o lume está dentro e tu colas as massas nas paredes para cozinhar.
Neste caso e como a maioria de nós não tem esses utensílios vamos fazer numa frigideira, este pão é um pouco como uma pita é muito versátil e podes usar para um monte de pratos, nota que eu para as fotos pincelei com azeite e deitei um pouco de paprika e salsa por cima, mas claro o pão Lavash é servido simples, mas se quiseres podes sempre adicionar todos os extras hehehe, vamos a receita.
Receita de Pão Lavash
Pão Lavash

Receita de Pão Lavash mole, fino e delicioso, bem tipico da Turquia, Arménia, Azerbeijão e do Irão.
Ingredientes
- Farinha – 500gr
- Sal – 1 Colher de Chá
- Fermento Padeiro – 1 Saqueta (+/- 10gr)
- Água – 150ml (Morna)
- Leite – 150ml (Morno)
- Azeite – 3 Colheres de Sopa
- Azeite – Para Untar/Pincelar
- Paprika – Para Polvilhar (Opcional)
- Salsa – Para Polvilhar (ou Coentros Opcional)
Instruções
- Começa por juntar o fermento e sal a farinha, mistura.
- Adiciona então toda a água morna, seguido de quase todo o leite morno (é sempre boa ideia deixar um pouco por adicionar e depois podes adicionar mais tarde do que adicionar e depois não podes tirar o liquido em excesso), mistura um pouco (ele não vai formar uma bola de massa).
- Junta o azeite e amassa até criar uma bola de massa (se tiver demasiada seca adiciona o resto do leite).
- Unta a bola de massa com um pouco de azeite, deita numa tigela untada e cobre de película aderente e uma toalha, deixa a levedar por pelo menos 1 hora.
- Retira a massa da tigela se esta tiver patinhas de gato ainda melhor só intensifica o aroma, cria um disco grosso e corta este em 6 ou 8 pedaços (eu escolhi 8), agora molda cada triângulo numa bola de massa.
- Numa superfície enfarinhada deita a bola de massa polvilha com um pouco de farinha e com um rolo de massa estica o disco, nota que a massa é como de pizza não estica facilmente, vai usando o rolo de massa movendo a massa até obteres um disco de massa com +/- 5 ou 6mm de grossura.
- Aquece a frigideira seca e põe a massa na frigideira, enquanto a massa tosta podes ir esticando mais massa, ela vai precisar de uns 6 a 8 minutos, vai virando a massa até ficar bem dourada e inchar (por vezes ela não vai inchar por igual, não tem problema).
- Quando estiver bem dourada de ambos os lados, retira e junta mais outro disco de massa, repete até não teres mais massa e já está, se fores como eu podes sempre pincelar com um pouco de azeite, paprika e salsa picada, bom apetite.














Notas: Depois de estarem prontos podes embrulhar os pãezinhos num saco de congelador e levar eles a congelar, depois quando quiseres um só tens deixar de fora a descongelar lentamente ou põe logo numa tostadeira, ficam tão bons como acabados de fazer, dai que é boa ideia depois de estarem feitos não andar a pincelar com azeite e paprika, porque assim podes guardar os que sobrares sem problemas.
Esta receita de Pão Lavash foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Que bom aspecto.. ai ja se comia um.. a fazer de certeza e em breve.. beijinhos obrigada pela partilha
Hehehe e facilmente podes fazer uma pilha, vale a pena ;D