in ,

Pão Lavash Turco

Mais outra bela receita, para hoje tenho o tradicional pão Lavash da Turquia ou Lavaş este é parte fundamental da cozinha turca, usado simples para acompanhar ou como uma base para servir espetadas e até usado em diversas sobremesas, este pão também é muito importante em diversos países como na Arménia, Azerbeijão ou Irão.

Nota que existe um pouco de controvérsia em relação a origem do Lavash, em especial que vem da Arménia ou que é simplesmente o pão tradicional de todas estas regiões, eu não vou entrar nisso, por isso esta receita é também de Pão Lavash Arménio, Pão Lavash do Azerbeijão e Pão Lavash do Irão! Só estou a chamar de turco porque eu tirei de um site que dizia que era turco. ;D

Este pão é levedado e tradicionalmente é feito numa tava (ou saj) o que parece uma frigideira wok mas de pernas para o ar, pões esta por cima de chamas e cozinhas o pão na parte redonda ou em fornos tandoor (ou tannour) que é um forno esférico de porcelana ou metal em que o lume está dentro e tu colas as massas nas paredes para cozinhar.

Neste caso e como a maioria de nós não tem esses utensílios vamos fazer numa frigideira, este pão é um pouco como uma pita é muito versátil e podes usar para um monte de pratos, nota que eu para as fotos pincelei com azeite e deitei um pouco de paprika e salsa por cima, mas claro o pão Lavash é servido simples, mas se quiseres podes sempre adicionar todos os extras hehehe, vamos a receita.

Receita de Pão Lavash

Pão Lavash

  • Doses: 8
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita de Pão Lavash mole, fino e delicioso, bem tipico da Turquia, Arménia, Azerbeijão e do Irão.

Ingredientes

  • Farinha – 500gr
  • Sal – 1 Colher de Chá
  • Fermento Padeiro – 1 Saqueta (+/- 10gr)
  • Água – 150ml (Morna)
  • Leite – 150ml (Morno)
  • Azeite – 3 Colheres de Sopa
  • Azeite – Para Untar/Pincelar
  • Paprika – Para Polvilhar (Opcional)
  • Salsa – Para Polvilhar (ou Coentros Opcional)

Instruções

  1. Começa por juntar o fermento e sal a farinha, mistura.
  2. Adiciona então toda a água morna, seguido de quase todo o leite morno (é sempre boa ideia deixar um pouco por adicionar e depois podes adicionar mais tarde do que adicionar e depois não podes tirar o liquido em excesso), mistura um pouco (ele não vai formar uma bola de massa).
  3. Junta o azeite e amassa até criar uma bola de massa (se tiver demasiada seca adiciona o resto do leite).
  4. Unta a bola de massa com um pouco de azeite, deita numa tigela untada e cobre de película aderente e uma toalha, deixa a levedar por pelo menos 1 hora.
  5. Retira a massa da tigela se esta tiver patinhas de gato ainda melhor só intensifica o aroma, cria um disco grosso e corta este em 6 ou 8 pedaços (eu escolhi 8), agora molda cada triângulo numa bola de massa.
  6. Numa superfície enfarinhada deita a bola de massa polvilha com um pouco de farinha e com um rolo de massa estica o disco, nota que a massa é como de pizza não estica facilmente, vai usando o rolo de massa movendo a massa até obteres um disco de massa com +/- 5 ou 6mm de grossura.
  7. Aquece a frigideira seca e põe a massa na frigideira, enquanto a massa tosta podes ir esticando mais massa, ela vai precisar de uns 6 a 8 minutos, vai virando a massa até ficar bem dourada e inchar (por vezes ela não vai inchar por igual, não tem problema).
  8. Quando estiver bem dourada de ambos os lados, retira e junta mais outro disco de massa, repete até não teres mais massa e já está, se fores como eu podes sempre pincelar com um pouco de azeite, paprika e salsa picada, bom apetite.

Notas: Depois de estarem prontos podes embrulhar os pãezinhos num saco de congelador e levar eles a congelar, depois quando quiseres um só tens deixar de fora a descongelar lentamente ou põe logo numa tostadeira, ficam tão bons como acabados de fazer, dai que é boa ideia depois de estarem feitos não andar a pincelar com azeite e paprika, porque assim podes guardar os que sobrares sem problemas.

Esta receita de Pão Lavash foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2280 kcal・Gorduras: 51 g・Hidratos de Carbono: 389 g・Proteínas: 62 g

Deixa o teu comentário :)

Pretz Laos Larb

Receitas Deliciosas com Verduras