Este é mais um daqueles pratos de aproveitamento de frango, neste caso com um refogado bem apimentado de caril que eu acho que ficou bem catita! Eu escrevo sempre a receita (a minha rotina é, eu escrevo a receita e quando tiro fotos da receita eu tiro fotos do papel onde está escrita a receita, assim está tudo junto), mas neste caso eu não escrevi de onde veio o puré e esta receita tem uns 2 anos hahahaha (hei eu tenho +/- umas 2000 receitas ainda por publicar, ahhh pois!), por isso eu não sei se fiz um puré de batata caseiro, ou se fiz um de pacote, mas vou pôr na receita um de pacote e se quiseres saber como fazer um caseiro é só seguir uma das 20 receitas diferentes de puré de batata que tenho ;D
Fora disso eu adicionei como nota na receita que os restos de frango que usei eram de frango assado de limão e que combinou na perfeição com os temperos, só para saberem, esta é afinal uma receita de aproveitamento, logo usem o frango que já tiverem cozinhado e se não estão para puré, façam um arroz ou uma massa vai ficar perfeito também. Vamos à receita!
Receita de Frango Refogado de Caril com Puré de Batata Cremoso
Frango Refogado de Caril com Puré de Batata Cremoso

Nada como um belo refogado de frango com aquele travo forte a especiarias, fantástico para qualquer ocasião.
Ingredientes
- Frango – 400gr (Já Cozinhado e Desfiado)
- Cebola – 1
- Cenoura – 1 Pequena
- Alho – 2 Dentes
- Azeite – Uns Fios
- Caril em Pó – 1 Colher de Sopa
- Garam Masala – 1 Colher de Sopa
- Pimentão Doce – Uma Pitada
- Pimenta Caiena – Uma Pitada
- Puré Instantâneo de Batata – 1 Saqueta
- Água – 350ml (Ou o que disser na Embalagem)
- Leite – 50ml (Ou o que disser na Embalagem)
- Manteiga – 25gr (1 Colher de Sopa)
- Noz Moscada – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal Uma Pitada (Ou o que disser na Embalagem)
Instruções
- Começa por preparar o refogado, visto que o puré faz-se num instante, numa frigideira adiciona a cebola, cenoura e alhos, tudo picado finamente, tempera com um fio de azeite, sal e pimenta, deixa refogar em lume médio até a cebola ficar bem dourada.
- Adiciona então o frango bem desfiado seguido do caril em pó, garam masala, pimentão doce, pimenta caiena (se queres mais picante adiciona um pouco mais), pimenta e sal, adiciona mais um fio de azeite e mistura, deixa uns minutos a cozinhar até o frango ganhar alguma cor.
- Prepara então o puré, segue as instruções do pacote, marcas diferentes têm processos e quantidades diferentes, mas na generalidade, aqueces a água e leite até ferver.
- Adiciona o puré e mexe um pouco, tempera com sal, pimenta e um pouco de noz-moscada, agora retira do lume e tapa e deixa o puré engrossar uns 2 a 3 minutos.
- Por fim, mexe outra vez o puré para ver se está ao teu gosto (muito grosso, adiciona mais um pouco de leite quente, muito líquido, leva ao lume ou adiciona mais puré instantâneo), prova, retifica de sal e pimenta e adiciona manteiga, mexe mais um pouco e está pronto!
- Esta quantidade dá para dois pratos, serve o refogado de caril de frango por cima do puré, bom apetite!

Se não tens frango já cozinhado mas tens frango crú, corta este em pedaços e cozinha temperado com um pouco de sal e pimenta, quando estiver 80% pronto, retira do lume e começa a receita! ;D
Podes sempre! Fritar ou cozinhar um pouco as especiarias antes de adicionar ao prato, sim isso ajuda a tornar as especiarias mais aromáticas, eu é que normalmente me esqueço a não ser que a receita peça para fazer isso.
Se o teu puré fica pastoso em especial o de pacote, é porque provavelmente porque estás a usar leite sem estar quente, esquece se a embalagem diz ao contrário, usa leite quente, usa água quente! Algumas marcas dizem para usar água quente e depois junta-se o leite à temperatura ambiente ou frio, para baixar a temperatura do puré, não sei nunca vi onde é que isso faz sentido…
Esta receita de Frango Refogado de Caril com Puré de Batata Cremoso foi criada inicialmente no Iguaria.com.
