in

Bolinhos de Jerimu

iguaria-bolinhos-de-jerimu

Bolinhos deliciosos feitos de abóbora, também conhecidos por bolos de Abóbora Menina.

Estes bolos são feitos com uma massa de abóbora que depois é frita, em algumas variações essa massa ainda é mergulhada em calda. Esta é a receita clássica, claro que não precisas de fazer toda esta quantidade, compra uma abóbora mais pequena e corta na receita :)

Receita de Bolinhos de Jerimu

Ingredientes

Instruções

  1. Começas por descascar, retirar as sementes e cortar a abóbora menina em cubos, leva esta a cozer em água com um pouco de sal e deixa cozinhar até ficar tenra.
  2. Depois de cozida passa a abóbora por um passador e espreme o puré num pano para retirar toda a água.
  3. Separa as claras das gemas e bate as claras em castelo.
  4. Agora junta ao puré de abóbora, a farinha, o fermento, as gemas, o açúcar, a raspa de 2 limões e o vinho do porto, mexe bem até criares uma mistura homogénea.
    iguaria-bolinhos-de-jerimu-massa-abobora
  5. Por fim adiciona as claras em castelo a mistura.
  6. Agora aquece óleo para fritar, até estar bem quente, frita colheradas da massa até ficarem bem douradas, retira do óleo e põe estes em papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
  7. Serve os bolinhos simples ou polvilhados com açúcar e canela.

Notas: Algumas receitas os bolinhos são servidos depois de passados por uma calda média (para fazer é simples, 1 parte água, para 2 partes de açúcar, com casca de limão e pau de canela, leva ao lume numa panela até começar a ferver).

Informação Nutricional

Doses: 40・Tempo: 90 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1537 kcal・Gorduras: 25 g・Hidratos de Carbono: 268 g・Proteínas: 46 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Boa pergunta, eu diria que não, porque é uma massa mole e quando é frita fica com aquela textura especial que só fritando se consegue, mas pensando bem, é capaz de ficar bem no forno se fosse fazer no forno eu talvez acrescentava um pouco mais farinha e depois usava aqueles copinhos de papel para fazer cupcakes assim mesmo que colem, ficam fáceis de comer! Boa Sorte!

Deixa o teu comentário :)

Bacalhau da Consoada

Bolo de Família