in

Bolinhos de Bolina

iguaria-bolinhos-de-bolina

Ah que saudades, Os bolinhos de bolina (também conhecidos por bolinhos bilharacos) é um daqueles doces que sempre era feito pela minha avó, na altura achava que eram demasiado doces (era mais um rapaz de pudins e rabanadas), mas agora só me apetece trincar nuns quantos :)

Como o nome diz são feitos com abóbora bolina (abóbora menina) que é doce e tem uma cor profunda laranja florescente, são feitos numa massa e depois fritos e polvilhados com canela e açúcar, deliciosos.

Receita de Bolinhos de Bolina

Ingredientes

Instruções

  1. Descasca a abóbora, corta esta em cubos pequenos e leva a cozer em água com um pouco de sal.
  2. Depois de bem cozida, deita toda num pano e aperta bem para retirar todo o excesso de liquido, de preferência, deixa de um dia para outro a escorrer (põe dentro de uma tigela em que o liquido em excesso possa escorrer).
  3. Separa as gemas das claras e põe as claras em castelo.
  4. Depois coloca a abóbora num tigela larga e esmaga qualquer pedaço que ainda esteja inteiro, junta o açúcar, as gemas e bate tudo bem, acrescenta o sumo e a raspa de uma laranja, o vinho do porto e envolve bem.
  5. Agora acrescenta a farinha, a amêndoa ralada, os frutos secos, por fim acrescenta as claras em castelo envolvendo com cuidado para não perder o ar.
  6. Agora aquece o óleo e frita colheradas da massa até esta ficar dourada.
  7. Depois retira e põe em papel absorvente para retirar o excesso e enquanto quentes depois passa por açúcar e canela e põe numa travessa prontos a servir.
    iguaria-bolinhos-de-abobora-bolina
  8. E já está, bom proveito!

Informação Nutricional

Doses: 20・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 5191 kcal・Gorduras: 245 g・Hidratos de Carbono: 707 g・Proteínas: 109 g

10 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. minhas avós as faziam todo o Natal,são deliciosas!
    atualmente,eu na idade delas,queria presentear, com estas iguarias,meus descendentes, mas não sabia como .
    Obrigado .

    • Pois são, é um daqueles doces que quando era jovem torcia o nariz e agora mais velho sinto tanta falta heheheh

    • abobora menina é uma variedade tradicional de abobora, alaranjada, redonda, com casca dura muita carne dentro, existe uma variedade com esse nome no brasil mas não tem nada haver, desde que vás com uma parecida com as do “halloween” o sabor dos bolinhos de bolina não deve mudar muito…. Depois diz se saíram bem :)

    • É fantástica é um daqueles doces mesmo tradicionais, o único problema é mesmo não poder comer todos!!!! :D

    • Sim muitas destas receitas de fritos com legumes as receitas não mudam muito, muda mais as caldas ou coberturas que a massa em si!

    • A quantidade é uns 3kg, esta varia um pouco porque é uma daquelas receitas que tem uma larga margem de manobra se tiveres uma abóbora um pouco maior podes guardar o excesso para outro prato ou podes usar toda nestes bolinhos e ficas com uns bolinhos um pouco menos doces, a minha avó simplesmente prova a massa e retifica antes de fritar com um pouco mais de açúcar ou farinha :)

Deixa o teu comentário :)

Bacalhau com Natas Caseiro

Feliz Ano Novo 2014!